Terra Morta – relatos de sobrevivência ao apocalipse zumbi (Coletânea aberta)
novembro 4, 2011
Tradutor, traidor – Uma entrevista com Jorge Candeias, tradutor para português da Guerra dos Tronos
novembro 16, 2011

Antologia "Super-Heróis" – Guidelines

Ok, nem todo mundo curte os filmes e quadrinhos de super-heróis. Porém, se você gosta de escrever literatura fantástica e não se inclui nessa minoria, gostaríamos de convidá-lo a submeter um conto para apreciação na antologia que estamos organizando para a Editora Draco, cujo título provisório (imaginativo) é Super-Heróis.

Nossa proposta é organizar uma antologia de contos bem escritos que abordem as aventuras de super-heróis de forma criativa, original e preferencialmente com tempero lusófono. Tanto faz se seu herói é humano ou alienígena, se possui superpoderes ou não, se é um bom sujeito ou nem tanto — embora, em princípio, prefiramos que nossos autores deixem os vilões do tipo sociopata mascarado para uma eventual Super-Heróis II: Supervilões. Tampouco importa se você mostrará a gênese do seu herói ou se ele cairá de paraquedas no meio de uma grande aventura. O importante é que seu(s) protagonistas sejam psicologicamente bem delineados e que suas aventuras / desventuras constituam uma leitura instigante e divertida.

Fanfiction? No que se pese ser difícil reinventar a roda, no quesito originalidade, não desejamos receber fanfictions. Nada contra trabalhos escritos por fãs para homenagear seus heróis favoritos no âmbito amador dos blogues e e-zines. Contudo, no âmbito profissional, a história é outra. Daí, no intuito de evitar a possibilidade de nos tornarmos (autores, antologistas e editores, não necessariamente neste ordem) réus em processos judiciais movidos pelos detentores legítimos dos direitos autorais sobre super-heróis criados por terceiros, incentivamos com empenho os autores que pretendem participar deste projeto a criar seus próprios heróis em vez de “tomar emprestado” personagens da Marvel, DC ou outras empresas. Para evitar riscos desse gênero, rejeitaremos pronta e inapelavelmente sem apreciação do mérito literário qualquer trabalho que nos pareça fanfiction.

Tamanho: Desejamos apreciar trabalhos entre 3.000 e 12.000 palavras. Isto não significa que submissões fora deste intervalo serão sumariamente rejeitadas. Se o conto analisado possuir qualidade literária e se enquadrar na temática proposta, essa qualidade será considerada em nossa apreciação, mesmoque o texto seja menor ou maior do que o limite proposto. Noentanto, a bem da sinceridade, deixamos claro que apreciaremoscom maior simpatia trabalhos dentro do intervalo referido.

Filosofia de trabalho: Analogamente, gostaríamos dereceber trabalhos criativos e originais cujos enredos mostrassem heróis ou super-heróis inseridos direta ou indiretamente na cultura brasileira e/ou portuguesa, mostrando o impacto socialda existência e das proezas desses personagens e de seus superpoderes nessa cultura. Não se trata de uma exigênciaestrita. Trabalhos que nada tenham a ver com o Brasil ou comPortugal serão apreciados com a atenção devida e poderão sereventualmente aceitos. Porém, cumpre frisar nossa predileçãopor contos lusófonos de corpo (i.e, escritos por autoresportugueses e brasileiros) e espírito (enredo, personagens, ambientação lusófonos).

Deadline: 31 de março de 2012

Data de lançamento (provável): Fantasticon 2012

Eis aqui a oportunidade ímpar do autor lusófono de literatura fantástica criar seu próprio super-herói e imortalizá-lo nas páginas impressas da Super-Heróis.

As submissões devem ser enviadas apenas em versão eletrônica, formato
rich text file (.RTF), para os e-mails [email protected] e [email protected], com cópia de segurança para o e-mail [email protected]. Confirmaremos a recepção de todos os trabalhos recebidos.

Dúvidas? Não hesite em contatar os seus antologistas de plantão.

Gostaria de discutir sua trama ou linha de enredo conosco? Não se acanhe. A casa é sua! Estamos aqui para isto.

Aguardamos ansiosamente a submissão do seu trabalho.

Luiz Felipe Vasques & Gerson Lodi-Ribeiro (antologistas)
Erick Sama (editor da Editora Draco)
Novembro de 2011

 

0 Comments

  1. Paulo disse:

    Parabéns pela inciativa! Estou mandando um link de uma coleção de filmes que deverá servir com fonte de inspiração para muita gente. A coleção reúne os primeiros super heróis dos quadrinhos no cinema. Vocês sabiam?
    A série do CAPITÃO MARVEL (1941) marca a primeira vez que um herói de quadrinhos foi adaptado para cinema; O seriado do O FANTASMA (1943) registra o primeiro super-herói a usar um uniforme; O CAPITÃO AMÉRICA (1944) foi o maior de uma onda de super-heróis que surgiram sob a bandeira do patriotismo norte-americano e que foram apresentados ao mundo pelas companhias de Histórias em Quadrinhos, durante os anos da Segunda Guerra Mundial; O seriado do SUPERMAN (1948) marcou a primeira vez que Superman surgiu interpretado nas telas em forma de filme e não desenho, como se conhecia até então. E todas estas séries clássicas e muito mais estão disponíveis neste anúncio, vejam só: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-446464199-seriados-antigos-de-super-herois-dvds-originais-e-lacrados-_JM

  2. Sabrina disse:

    Boa tarde galera!
    Achei muito interessante os temas abordados pela Draco.

  3. Até quando posso enviar meu conto?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Já está fechada, amigo. Só na próxima, agora. 🙁 Obrigado por seu contato!

  4. Antologia “Super-Heróis” – Guidelines Blog da Editora Draco I was suggested this website by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty. You are wonderful! Thanks! your article about Antologia “Super-Heróis” – Guidelines Blog da Editora DracoBest Regards Cindy

  5. Renato disse:

    Quando serão divulgados os autores e contos escolhidos?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Apenas após os lançamentos de Maio e Junho. Fique atento que divulgaremos por aqui e em nossas redes sociais. 🙂

  6. Pedro disse:

    Peraí, quadrinhos? Eu estou escrevendo uma história, só texto. É NECESSÁRIO que mande desenhos?

  7. Gerson, gostaria de quando este livro sair, comprá-lo. Quando o livro sair, se puderem me avisem por email. Eu gosto desse tipo de leitura. Não pude revisar o rascunho e enviar por causa de problemas particulares e escassez de tempo para trabalhar no texto. Esse livro eu vou comprar com toda certeza!Esse eu não perco!!!Vou ser o primeiro a comprar!!…

  8. Gerson, gostaria de quando este livro sair, comprá-lo. Quando o livro sair, se puderem me avisem por email. Eu gosto desse tipo de leitura. Não pude revisar o rascunho e enviar por causa de problemas particulares e escassez de tempo para trabalhar no texto. Esse livro eu vou comprar com toda certeza!Esse eu não perco!!!Vou ser o primeiro a comprar!…

  9. Mary Gaspari disse:

    Olá, gostaria de saber se o material que devemos mandar é apenas de texto ou se é necessário enviar a imagem do personagem.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Precisamos de 3 páginas desenhadas para conhecermos o traço do desenhista em quadrinhos. 🙂

  10. Allan G. Silva disse:

    A minha dúvida é a seguinte: o texto será publicado em uma antologia, mas, quem for selecionado vai ganhar alguma coisa com relação a direito autoral ou cede todos os direitos à editora?
    Desculpe, mas, é a primeira vez que pretendo participar de algum concurso de vocês e não se como funciona.

    Obrigado pela atenação.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      O autor assina um contrato de edição sobre o seu conto, permitindo a editora a publicar o conto na antologia e em formato digital. O autor ganhará uma parte dos resultados de venda como remuneração de direitos autorais. Não há cobrança nenhuma dos autores para participar das antologias da Draco.

  11. Marcelo Tomé disse:

    Amigos, a idéia é boa, mas não encontrei edital nem outras informações como premiação e talz.

    Abrangencia da veiculação e outras regras que não o limite de palavras, o objetivo sugerido, a dead line…

    Podem falar mais sobre isso, me refiro aos parametros do concurso?

    Abraço.

  12. Rodrigo Henry Garrit disse:

    Oi,

    Acabei de me mandar meu conto… já estou ansioso!

    Abraços!

  13. Eu tenho uma dúvida quanto ao título do conto… Ele é obrigatório?

  14. Soraia disse:

    Gostei muito do tema desta antologia! O conto enviado pode ter 2 autores?

  15. Antonio Tadeu disse:

    Estou terminando o meu conto, to fazendo no word sem formatação antes de passar pro rich text, espero que não aumente o número de páginas porque devo usar o limite de 12 facil fácil.

  16. Dennis disse:

    Olá,

    Deve-se usar pseudônimo?

    Att.

  17. Guilherme disse:

    Queria saber se pode haver diversos super herois no conto? Como em watchman. Mas o personagem principal seria apenas um super-heroi.

  18. Di Benedetto disse:

    Pessoal mandei meu conto para todos os e-mails colocados aí. Como escrevi lá, peço pra confirmar se chegou (às vezes, vai parar na caixa de SPAM..) e também se o arquivo está abrindo (tive que converter, então vai saber…)

    Adotei um título em inglês porque a expressão que eu queria era difícil de traduzir em português, e também porque ela fazia alusão ao universo dos supers.

    Tem algum problema? De resto, toda história se passa no Brasil.

    Um abraço.

  19. Dennis disse:

    Bom dia.
    É necessário o uso de pseudônimo?
    Obrigado.

  20. Senhores, boa tarde. Uma dúvida em relação a direitos autorais. Após a publicação do material, o direito autoral dos personagens é mantido com o autor ou passar a ser propriedade da Draco?

  21. lucas roberto disse:

    não posso enviar historia em quadrinhos né?

  22. Ems disse:

    Táh, só pela oportunidade e pela atenção, a Draco já merece um grande Salve o/ =)

    Contem com meu “Rapina do Cerrado”, hsuahsuahs…

  23. Boa Tarde!
    Eu gostaria de algumas dicas sobre escrever um conto, apenas escrevi um há muito tempo atrás, contudo nunca o mostrei a ninguém e nem o tenho mais. :/
    E gostaria de questionar, se CASO meu conto seja escolhido eu terei que pagar pelo custo do mesmo sendo publicado e como isso se procederia.
    Grata.
    Bárbara Herdy.

  24. Leonardo Melo disse:

    Olá… como será a retribuição dos autores em caso do conto ser aprovado? Haverá remuneração, parte da tiragem irá para eles ou algo do tipo?

  25. DK disse:

    Qual a remuneração para os autores selecionados para a publicação?

  26. Lorde Lobo disse:

    Olá, amigos! Parabéns pela iniciativa! Pretendo participar. Mas tenho uma dúvida, que considero importante:
    Vocês aceitam um conto com mais de um autor, ou tem que ser um por autor?

  27. Francine Porfirio disse:

    Gostei da ideia! Vou tentar participar!
    Já estou animada com os possíveis heróis que irão surgir. =)

  28. Betir Lopes disse:

    Olá,

    Gostaria de saber como serão tratados os direitos sobre o personagem criado para o conto.
    Haverá algum custo para os participantes? E o material impresso, qual será o valor aproximado de venda? Os participante terão algum direito à um exemplar?
    A antologia será ilustrada? Se for, o autor que participará da antoloigia, se for desenhista, pode enviar uma arte de seu personagem?

    Abraços e parabéns pela iniciativa.

    Betir

  29. Eduardo Santoz disse:

    Bela iniciativa! Oportunidade única para sermos avaliados por profissionais do mercado e adequada também para escritores que buscam ingressar no mercado de HQs e não tem o menor talento para os desenhos (como eu!!!). Boa sorte a todos!!

  30. Helder Chaves disse:

    Olá,tudo bem pessoal.Antes de mais nada,agradeço muito a oportunidade que vocês estão nos propondo.
    A minha dúvida é a seguinte: os personagens e ambientação que nós criarmos para os contos continuarão sendo (automaticamente) NOSSOS,ou seja,direitos autorais continuarão sendo mantidos? Ou estaremos ”cedendo para sempre”? Ou teremos de assinar algum contrato? Enfim…desculpe se a dúvida for muito estúpida,mas gostaria que vocês esclareçam essa parte,por favor.
    E obrigado pela atenção. 😉

  31. alves filho disse:

    Olá! Em primeiro lugar gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesse projeto que é sem sombra de dúvidas um grande insentivo para o surgimento e aprimoramento de novos talentos!
    Depois de puxar o saco de vocês (rsrsrs), agora tenho uma dúvida: Eu e Joe Santos (www.joearteaula.blogspot.com/) estamos produzindo uma história em quadrinhos sobre um herói brasileiro que tem super poderes! A história se passa em Salvador e ele será uma espécie de caçador de seres místicos! Gostaríamos de saber se nos enquadramos em seu projeto, ou seja, vai ter ilustração ou será apenas texto, já que trabalhamos com quadrinhos! Obrigado pela paciência de ler até o final! Um abraço!

  32. F. Lima disse:

    Duas dúvidas básicas que parere ter sido esquecidas no guidelines: 1) como fica a questão dos direitos autorais? O texto será licenciado para apenas esta edição ou indefinidamente?
    2) Qual a remuneração para os autores? Como isso será feito? Um valor fixo mais uma porcentagem sobre as vendas?

  33. F. Lima disse:

    Duas dúvidas básicas que parere ter sido esquecido no guidelines: 1) como fica a questão dos direitos autorais? O texto será licenciado para apenas esta edição ou indefinidamente?
    2) Qual a remuneração para os autores? Como isso será feito? Um valor fixo mais uma porcentagem sobre as vendas?

  34. Misha disse:

    Oi tudo bem?Gostaria de saber se a tematica super poderes é obrigatoria e se e pérmitido temas estilo “vertigo”, se o contexto historico abordado deve ser a atualidade ou se a escolha é livre.
    Muito obrigado!

  35. Fernanda Oliveira disse:

    Olá, adorei a ideia e eu não escrevo estórias ficticias com personagens originais -Ainda- queria saber se pode haver mais de um personagem principal e se o meu vilão pode ser algo do tipo psicopata ou louco da cabeça como um cientista maluco… E quantos contos haverá na história.
    Obrigada.

  36. Putz! Estou com uma vontade danada de participar desta antologia que vocês nem imaginam…tenho um super-herói muito doidão rascunhado guardado na gaveta faz tempo pronto para virar um conto…será que consigo?

    • Gerson Lodi-Ribeiro disse:

      Oi, Rogério. Por que não tentar? 🙂

      • Gerson, gostaria de quando este livro sair, comprá-lo. Quando o livro sair, se puderem me avisem por email. Eu gosto desse tipo de leitura. Não pude revisar o rascunho e enviar por causa de problemas particulares e escassez de tempo para trabalhar no texto. Esse livro eu vou comprar com toda certeza!Esse eu não perco!!!Vou ser o primeiro a comprar!

  37. Gabriel Valeriolete disse:

    Posso criar um superherói às avessas? Não um anti-herói mas um super-herói atrapalhado que ao tentar salvar as pessoas acaba se atrapalhando e tornando as situações cômicas e engraçadas?

  38. Fellipe disse:

    O conto pode se passar no futuro, como por exemplo, em 2030?

  39. Guilherme Luiz disse:

    Pode ser em primeira pessoa?

  40. J. disse:

    Olá.

    Gostaria de tirar mais uma dúvida. Nos seus guidelines vocês dizem que não vão aceitar Fanfics ou o uso de super-heróis já existentes. Mas seria tolerável fazer referencias indiretas, do tipo “Você acha que eu sou o hipermam? É claro que meu disfarce é melhor do que um par de oculos.” ou “não, você não é como o inacreditável krunk. Se você receber uma dose alta de radiação, você não ganha nenhum super-poder. Você morre.”?
    Obrigado.

    • Gerson Lodi-Ribeiro disse:

      É tolerado, mas existe o risco de se tornar meio canhestro.
      A dúvida que sempre pintará na mente do leitor é a seguinte: no universo ficcional onde seu super-herói é real também exisitiria um Hulk e/ou um Super-Homem?
      😉

  41. Gustavo H. disse:

    Olá, boa proposta, curti e vou participar.
    Gostaria de saber se é proibido ou parcialmente proibido descrições sexuais explícitas (ou quase) no conto.

    Valeu,
    Abraço.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Gustavo, os organizadores podem responder-lhe melhor, mas posso adiantar-lhe que as coletâneas da Draco são normalmente para o público adulto, sendo vetadas as descrições de sexo ou violência apenas se forem especificadas nas regras de submissão. Como nessa nada consta, fique livre para trazê-las à história, contanto que bem integradas dentro do contexto, não há mal.

      abraços

    • Gerson disse:

      O Erick já disse tudo. Portanto, faço minhas as palavras dele. 😉

  42. Eduardo disse:

    Posso concorrer com dois contos?

  43. J. disse:

    Olá, gostaria de saber quando tempo levaria para vocês darem o feedback uma vez que o conto tenha sido enviado.
    E, aproposito, gostaria de saber se uma historia de super-herói que misturasse ficção cientifica social (a lá 1984) e horror lovecarftiano iria fugir muito ao tema.
    Obrigado pela atenção e parabéns pela iniciativa.

    • Gerson Lodi-Ribeiro disse:

      Daremos retorno aos autores – tanto aos das submissões aprovadas quanto aos das rejeitadas – ao término da deadline.

      Antes de ler o texto não dá para opinar muito se ele foge ou não ao tema. Porém, em princípio, creio que é possível escrever uma FC sociopolítica com horror lovecraftiano e com super-heróis.

  44. Cara, desse eu dou um jeito de participar! O tema é bom para isso xD

    • Gerson Lodi-Ribeiro disse:

      Beleza, William.
      Contamos com a submissão do seu conto, então.

      • Só uma dúvida: as histórias precisam ser nesse estilo “spandex”, como nos personagens marvel/dc, ou apenas os super-poderes já são suficientes (como nas séries Heroes e Alpha)?

        • Gerson disse:

          Apenas os superpoderes são mais do que o bastante.

          • Olá pessoal, fiquei com outra dúvida: como não podemos usar personagens da marvel/dc, há problemas em fazer referências a eles? Por exemplo, um personagem ser um colecionador assíduo das revistas do Superman, ou um rapaz dizer que viu o último filme do Hulk, etc.

          • Luiz Felipe Vasques disse:

            Quanto à segunda pergunta do Willian: sim, pode. Esta citação, sendo externa, referindo-se mais aos objetos do que interagindo com eles, não tornando-os personagens em si é possível.

  45. Gabriel disse:

    Menor de idade pode enviar conto?

    • Gerson Lodi-Ribeiro disse:

      Pode. Se o conto for aprovado, precisaremos da autorização do responsável para publicar.

  46. This disse:

    Estou apaixonada por todas as antologias da Draco! Amores Proibidos, Dragões, Brasil Fantástico, Super-Heróis… Ao infinito
    *.*
    Parabéns, gente!

    E vamos que vamos ;-D

  47. Para o alto e avante.