“Monstros Gigantes – Kaiju” – Coletânea – Guia para submissão de contos
maio 21, 2014
Se lhe dá satisfação, siga em frente!
junho 3, 2014

“O Rei Amarelo” – Quadrinhos – Guia para submissão de trabalhos

o-rei-amarelo

Aproveitando a redescoberta de Robert W. Chambers, autor da série de contos sobre a peça de teatro maldita O Rei Amarelo, decidimos lançar uma coletânea em quadrinhos inspirada na obra.

Claro que somos muito fãs da série True Detective, mas a ideia é nos apropriarmos da mitologia e do estilo criado por Chambers. E os autores brasileiros de quadrinhos estão convidados para enviar seus trabalhos.

Poderão participar:

  • Quadrinistas (roteiro + arte);
  • Duplas de criação (roteiristas + ilustradores);
  • Artistas solo (ilustradores/roteiristas) – encaixaremos os ilustradores com os roteiristas de acordo com as suas características.

Sobre os materiais para avaliação

A história deve ter como base o universo criado por Robert W. Chambers envolvendo a peça de teatro fictícia O Rei Amarelo, que enlouquece todos que leem seu segundo ato. Estaremos interessados especialmente em histórias de terror, fantasia e ficção científica (ou tudo isso junto), mas a qualidade da HQ e a ligação com o conceito são os principais fatores.

Não há preconceitos com estilos. Assim como esperamos roteiros bem narrados e diversificados, também aceitamos traços de todos os tipos. Dos mangás aos europeus aos heroicos comics estadunidenses. Ou nada disso, uma proposta única e típica dos brasileiros que conquistam o mundo das artes sequenciais. O formato dos álbuns é 17 x 24 cm e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21 cm, ou seja, as margens são de 1,5 cm em todos os lados.

Atenção! Todas as histórias começam em uma página ímpar e terminam em uma página par. Por isso programe páginas duplas ou cenas de impacto com isso em mente.

As histórias do álbum são para um público adulto, portanto nudez e violência são permitidos, desde que façam parte do contexto e não sirvam simplesmente para chamar atenção.

A coletânea terá 128 páginas, com 6 histórias de 20 páginas, em duotone. Isso mesmo, o álbum todo será em branco, preto e AMARELO. A publicação terá o formato de álbuns para livrarias, ou seja, a ideia não é a distribuição em bancas, mas nas grandes redes de livrarias ou casas especializadas.

Resumo

Antologia: O Rei Amarelo em Quadrinhos

Organizadores: Erick Santos Cardoso e Raphael Fernandes

Conteúdo: Histórias e ilustrações de qualquer subgênero da ficção científica, da fantasia, do terror e de gêneros correlatos, mas desde que relacionados ao universo do Rei Amarelo, de Robert W. Chambers.

Formato da submissão: Envie a sua submissão por e-mail editoradraco[arroba]gmail.com em PDF ou imagens em JPG feitas nas cores PRETO, BRANCO e AMARELO (no mínimo 150 dpi para avaliação e 300 dpi caso seja aprovado) com o assunto [REI AMARELO]. Trabalhos aprovados terão orientação da EDITORA para fechamento de arquivos correto para a impressão em duotone.

No seu email deve conter:

Se for roteirista:

Sinopse e resumo da história (contando tudo o que acontece, não um texto que instigue a leitura). E roteiro completo que resulte em 20 páginas no resultado final. Ou seja, 20 páginas de HQs desenhadas.

Se for desenhista:

Link com seu portifólio (podem ser algumas páginas de amostra).

Se for uma dupla ou um artista que escreva e desenhe:

O roteiro completo, mais três páginas em preto, branco e amarelo finalizadas, acompanhadas de um link de portifólio atualizado de seu trabalho como desenhista.

Prazo de entrega dos roteiros prontos: 30 de Setembro de 2014.

Prazo de entrega das histórias aceitas prontas: 21 de Fevereiro de 2015.

Contrato e pagamento de direitos autorais: Como todas as coletâneas da Editora Draco, não há cobrança nem obrigação de aquisição de exemplares aos autores. Os autores têm sempre desconto de 40% para adquirir exemplares e revendê-los, caso queiram. Além disso, a porcentagem de 15% do faturamento das vendas será dividida entre os autores e organizadores como forma de remuneração.

Raphael Fernandes
Raphael Fernandes
é o editor de quadrinhos da Draco.

41 Comments

  1. Elton Carlos Ribeiro de Almeida disse:

    Olá,

    O projeto continua? Quando serão divulgados os selecionados? Aguardo novidades…

  2. Jader Correa disse:

    Quando sairá o resultado com os selecionados?

  3. Vini disse:

    E aí, nada!??

  4. Magno Roncato disse:

    Olá;
    Alguma previsão de quando saberemos quais roteiros foram escolhidos?
    A participação foi grande?
    #ansioso.

    Abraço.

  5. Levi disse:

    Perdi o prazo. Prorroguem, por favor!

  6. Everton disse:

    Boa noite.
    Em quanto tempo vcs entrarão em contato informando quem foi selecionado? E quem não foi, receberá feed back?

    Abraço!

  7. Tiago R. disse:

    Oi pessoal! Apenas uma pergunta boba sobre o envio. O campo assunto deve estar preenchido como [REI DE AMARELO] com ou sem os colchetes?
    Obrigado!

  8. otávio disse:

    editora Draco, o artista que optar ser desenhista e roteirista da propria historia tem que entregar o roteiro + 3 paginas já desenhadas. É isso? no mesmo prazo de quem se propõe a ser somente desenhista ou somente roteirista? a meu ver esses artistas acabam ficando em desvantagem com os prazos

  9. Dan Borges disse:

    Olá, sou ilustrador e gostaria de participar. Para que email devo enviar o meu portfólio mesmo?
    De qualquer forma, aqui está: http://artinline.jimdo.com/

    • Ricardo André disse:

      Olá Dan, não sei se ainda dá tempo mas pensei o seguinte: Sou roteirista, inclusive já mandei meu roteiro para avaliação mas não tenho um ilustrador duplando comigo. Caso tenha interesse podemos tentar isso juntos e submeter a história com um trabalho de dupla.

  10. Celma Bueno disse:

    Fiquei em dúvida ali sobre os itens relacionados ao roteiro. Resumo e sinopse são a mesma coisa não? No caso quem estiver participando como roteirista deve enviar no caso o resumo ou sinopse mais o roteiro que são as falas e mais o que vai mais ou menos em cada quadro?

  11. Ricardo André disse:

    Olá,

    Gostaria de saber quando será divulgado o resultado dos contos selecionados.

    Obrigado,
    Ricardo

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Assim que tivermos todas as datas avisamos, ok? Acompanhe sempre o blog e as redes sociais, Ricardo! Abraços!

  12. Rogério Silvério de Farias disse:

    O roteiro pode/deve ser enviado em PDF, certo?

  13. Thales Ramos disse:

    Amigos, até quando devemos mandar o roteiro?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Oi Thales, as informações estão nas guidelines dos contos.

      Nesse caso: Prazo de entrega dos roteiros prontos: 30 de Setembro de 2014.

      Obrigado.

  14. Vinicius Visentini disse:

    Olá!
    Quero participar como roteirista e desenhista, porém, não tenho muito interesse em fazer a arte da minha própria HQ, pois penso nela com um traço diferente do meu, sendo que, se der para fazer outra HQ como desenhista, ok.
    Posso mandar o link do portfólio separado ou tem que ser junto com o do roteiro?
    Valeu!

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Pode mandar separado ou junto, deixando claro que vocÊ tem interesse em atuar nas duas funções, mas não na mesma história. 🙂 Abraços!

  15. Ton Bitencourt disse:

    Boa noite!
    Há a possibilidade de trabalhar com diferentes tons de amarelo para a história, encorporando nuances diferentes, ou será em único de amarelo, chapado de amarelo, preto e branco?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      As nuances estão permitidas, dentro do universo de 2 cores de impressão. Preto e Amarelo (o branco é o papel). Abraços!

  16. Daniel L. disse:

    As hístórias deverão ser ambientadas no final do século XIX ou podemos utilizar os conceitos da mitologia amarela e transportá-los para histórias que se passem no século XX ou XXI?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Oi Daniel.

      Pode ser em qualquer época, mas deve ficar clara a referência à obra de Robert W. Chambers – O Rei Amarelo.
      Até mais!

  17. Pedro Branco disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se é possível submeter um roteiro adaptando o primeiro ato da peça O Rei de Amarelo. Minha ideia era roteirizá-lo e então ilustrá-lo nos formatos pedidos no regulamento.

    Desde já obrigado pela atenção!

  18. Erik Avilez disse:

    Olá, bom dia!

    Gostaria de saber se é permitido enviar mais de um roteiro para avaliação de vocês.

    Obrigado!

  19. Jorge André disse:

    Olá, eu não entendi uma parte: os roteiros devem ser enviados até o dia 30 de setembro, mas os desenhos até fevereiro de 205, é isso? Se eu quiser fazer os dois (sozinho ou em dupla com um amigo), preciso enviar primeiro o roteiro?

  20. Péricles disse:

    Olá, tenho duas dúvidas com relação à submissão.

    A primeira é quanto ao formato do roteiro. Prefiro trabalhar direto nos thumbnails das páginas, sem escrever um roteiro em formato de texto. Posso enviar o roteiro em formato de thumbnails e apenas os diálogos especificados quadro a quadro?

    E quanto às historias em si. Vocês estão aceitando adaptações dos contos do livro “O Rei Amarelo” para quadrinhos ou apenas roteiros originais inspirados pelo livro?

    Obrigado

  21. Elton Carlos disse:

    Olá!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida: desenhistas podem enviar apenas o link para seus portfólios online para participar da seleção, ou é necessário também enviar amostra relacionada ao universo do Rei Amarelo?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Oi Elton, tudo bem?

      Você precisa enviar o seu projeto segundo as guidelines de submissão, ok?

      Abraços!

  22. Lucas Ferraz disse:

    Comprei o livro devido a esse post, estou completamente absorto nele, os dois primeiros contos são fantásticos, o primeiro sendo extremamente perturbador, realmente uma obra incrível.
    Já tenho uma ideia e esboço de roteiro, vou caprichar pra tentar entrar nessa com a Draco!

  23. Alex Ricardo disse:

    Eu não entendi um ponto: posso participar apenas como roteirista?

  24. foca cruz disse:

    olá!
    gostaria de participar como ilustrador, aqui tem link para meu trabalho:
    http://www.focacruz.wordpress.com/
    obrigado e aguardo.
    luiz alberto (foca) cruz

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Oi Foca!

      Obrigado pelo contato. Para participar do projeto nos envie o seu trabalho segundo as guidelines definidas, ok?

      Abraços!

    • Raphael Fernandes disse:

      Oi Foca,

      Tudo bem?

      Gostei da arte. Manda email pra gente conversar.

      Abraços,

      Raphael

  25. rafael santos disse:

    parece instigante , vou entra no desafio