Antologia "Space Opera III" – Guia para Submissão de Textos
outubro 22, 2012
Draco 3 Anos – 50% desconto + frete em nosso site!
novembro 5, 2012

"Boy´s Love – histórias de amor sem preconceitos" – Coletânea – Guia para submissão de contos

Boy´s Love, arte por Tanko-chan

Yaoi, Boy`s Love, shounen-ai: termos que podem soar estranhos para muitos, mas que são bastante familiares aos fãs de animes e mangás – as animações e quadrinhos japoneses.

O Boy`s Love (BL), também muito conhecido no ocidente como yaoi, é um subgênero japonês que engloba mangás, animes, filmes, games e light novels com o tema da homossexualidade masculina.

Mas ao contrário do que se poderia esperar, o Boy`s Love surgiu em revistas femininas e até hoje mantém o mesmo público, sendo produzido em sua maioria por mulheres para mulheres, diferenciando-se de produções gays de homens para homens em sua abordagem e estética.

Desde as histórias dramáticas sobre internatos europeus das pioneiras dos anos 70, passando pelas paródias eróticas de fanzines dos anos 80 e 90, o Boy`s Love diversificou-se e originou dezenas de publicações próprias. Com a febre dos mangás, conquistou fãs em todo o mundo, e o Brasil não foi exceção.

Desde que passou a ser conhecido em terras brasileiras, o Boy`s Love propiciou o surgimento de muitos escritores dedicados ao gênero em todas as suas vertentes. A popularidade dos contos é tão grande que alguns chegam a ser mais conhecidos e admirados do que as próprias obras BL  japonesas.

Foi pensando neste público ávido por narrativas que o Erick Santos me convidou para organizar uma iniciativa única no Brasil: uma coletânea dedicada 100% ao gênero e que se chamará “BOY´S LOVE – histórias de amor sem preconceitos”.

Então a nossa prosposta é reunir contos de literatura fantástica (ficção científica, fantasia, terror), com foco, é claro, na relação homoafetiva entre rapazes.

O livro será composto de 9 histórias, sendo que eu, Tanko, entrarei com um dos contos.

Gostaríamos de lembrar que os critérios para esta seleção não serão apenas a qualidade da narrativa e a boa construção dos personagens, mas também a variedade de temáticas e ambientação. Em outras palavras, se recebermos 5 contos maravilhosos sobre vampiros colegiais que cantam em uma banda de rock japonês, não poderemos ficar com todos.

Aceitaremos trabalhos de autores de qualquer gênero ou nacionalidade, desde que em bom português (contos revisados e bem preparados sempre terão preferência) e que não tenham sido publicados em meio impresso.

Fanfictions não serão permitidos. Também não serão aceitos textos que contenham pedofilia ou que façam apologia ao preconceito/ódio. Também não é recomendável o uso gratuito de termos do fandom e palavras estrangeiras.

Então liberem os seus anjos caídos, demônios sedutores, amantes separados por uma guerra entre raças mágicas ou unidos por um apocalipse zumbi. Ou ainda um viajante do tempo que não pode interferir no curso da História, mas que se apaixona por alguém do passado, ou um fantasma que volta para recuperar o amor que perdeu… as possibilidades são tão vastas quanto a sua imaginação permitir, surpreenda-nos!

Resumo

Coletânea: “Boy`s Love – histórias de amor sem preconceitos”
Organizadora: Tanko Chan
Conteúdo: Histórias que protagonizem um romance entre dois homens (Fanfics não são válidos)
Formato: Contos salvos em textos com formatações de itálicos e negritos já aplicados
Tipo de arquivo: .RTF ou .DOC
Tamanho: No mínimo 3000 palavras, máximo 5000 palavras. Ou se preferir, mínimo 20 mil toques com espaços, máximo 30 mil toques
Data de Recebimento: Até 30 de Abril de 2013
Endereço de envio: editoradraco arroba gmail.com com o assunto [BOY`S LOVE – NOME DO AUTOR]
Resultados: 15 de Julho de 2013
Lançamento: ainda não definido

0 Comments

  1. Layla disse:

    Olá, estou interessada em mandar um material para a antologia. O elemento sobrenatural/fantasia só seria revelado no final do conto (seria algo sobre fantasma), não estaria explícito desde o começo. Confesso que só conheci a editora agora, mas aparentemente a Draco tem um apelo forte de temas fantástico e por vezes eróticos. Fico na dúvida se meu texto se adequaria à proposta da editora, então gostaria de saber o que vocês procuram exatamente. Eu devo fazer uma observação especificando o elemento fantástico no início do arquivo? Meu medo é que o conto não seja lido por pensarem que não segui as especificações de envio. Obrigada pela atenção!

  2. Fernando Negrao disse:

    Boa tarde, Tanko! Duas dúvidas que não consegui verificar no regulamento: A formatação do arquivo é livre? Por exemplo, qual fonte e qual espaçamento devemos usar? A outra dúvida, que informações os autores devem encaminhar ao enviar a história? Tem alguma ficha de inscrição? Podemos colocar nosso nome direto no arquivo do texto ou deve ser enviado em separado? Muito obrigado e parabéns pela iniciativa 🙂

  3. Gustavo Henrique disse:

    Eu tenho uma leve dúvida, eu amo romances, sejam héteros ou homossexuais, contanto que não contenham sexo explícito demais para os olhos de quem lê, desde que me conheço por gente sou melhor em me expressar por textos, cartas e histórias do que pela fala, por este motivo sempre quis ser escritor custe o que custar, então vou pular de cabeça nesse projeto da Draco, porém como acabei de encontrar esse site e não sou uma pessoa que costuma frequentar blogs, fiquei meio perdido em como eu poderia enviar a história, e de acordo com algumas respostas que vossa senhoria deu para alguns comentários, se um conto de algum menor de idade for escolhido seus pais terão de ser notificados do ocorrido para que provavelmente não haja confusões ou coisas do gênero, como já disse desejo participar, tenho 14 anos, caso meu conto seja escolhido(somente uma hipótese), eu seria informado de todos os processos de publicação para que não houvesse nenhum contratempo? E se sim, seria informado por email ou pelo site através dos comentários ou qualquer tipo de conversa anônima?
    Agradeço a compreensão sobre as dúvidas.

    Atenciosamente,

    Gustavo Henrique.

  4. Livia Teruel disse:

    Tanko-chan, Eu mandei um email, mas estou com um problema, mandei 2 contos, mas um não é fantástico e outro extrapola a quantidade de characteres. Peço que ignore o curto, mas que, por favor, dê uma chance ao longo. Pois ele se encaixa perfeitamente no quesito fantasia, Boy’s Love e Cenários Exóticos. A pesquisa deste conto foi uma bitch, por isso dê uma chance! Please! Pelo menos leia! Obrigada e desculpe se fui incoveniente.

    Atenciosamente,

    Lívia

  5. Diego Sousa disse:

    Alô, alô… Me tirem uma dúvida, o conto pode ser escrito por duas pessoas?

  6. Yasmin disse:

    Outra coisa: a maioria das escritoras desse gênero postam seus contos e histórias em sites específicos. Se isso for feito, a pessoa é desclassificada?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Não, só que se o conto for aprovado, não poderá ser disponibilizado gratuitamente em nenhum site, para não prejudicar a versão comercial. Abraços!

  7. Yasmin disse:

    Pode ser um romance entre jovens? Bem jovens. Tipo aquela primeira paixão que nasce quando a infância começa a terminar e começam os descobrimentos adultos.

  8. Lucie disse:

    Já começando a escrever alguns contos pra mandar até Abril? Posso mandar um e-mail por conto? Pode um candidato mandar mais de um? lol
    Beijos <3 Adorei a proposta 🙂

  9. Jack Claywather disse:

    Pela primeira vez em muito tempo resolvi procurar por alguma antologia e parece que o mundo inteirinho conspirou para achar um tema que me deixa tão feliz em escrever!
    Mal posso esperar para ter esse livro em mãos – esteja eu nele, ou não, ter um livro com essa temática (de qualidade) na minha estante seria incrível!
    Uma perguntinha: a capa vai ser esta mesmo, a do comecinho do post?
    E sobre os contos; eles não precisam ter mesmo relação com a cultural oriental, certo? Porque, confesso, adoro o tema, mas não sei muita coisa sobre ele e os termos do aspecto japonês.

  10. Luke disse:

    Oi Tanko!!! Estou muito ansioso para esse livro ^^
    Tenho duas perguntas:
    1- O autor pode usar pseudônimo?
    2- Meu conto não teve menos que 5000 palavras, mas teve menos que 30 mil toques. Vai valer da mesma forma?
    Obrigado!!!:)

  11. Patricia Loupee disse:

    Mas olha só! Finalmente uma iniciativa BL de uma grande editora, e justo quem está no comando!

    Tanko, querida, aguarde minha contribuição!

  12. Dogtrap disse:

    espero que façam uma coletânea GL algum dia,apesar de não possuir um fandom tão grande quanto o BL u,u

  13. Ana S. disse:

    Olá. ^^
    Já estou a elaborar um conto para participar mas tenho uma dúvida.
    Aceitam também pequenas ilustrações?
    Estou a trabalhar para ser desenhista de banda desenhada e normalmente acompanho os contos com uma pequena ilustração a preto e branco, ao começo da história.
    Calculo que seja só o conto, mas fica a dúvida.
    Boa sorte com a iniciativa. :3

  14. Mónica disse:

    Boas noites (novamente xD)
    Gostaria de saber se poderia partilhar a existência deste “concurso” na rede social AnimeSpirit. Eu incluiria um link para este mesmo blog e, obviamente, não colocaria o texto ipsis verbis. Além disso, daria os devidos créditos ao blog e à organizadora.
    É que esta iniciativa pareceu-me tão interessante e inovadora que eu ficaria triste se certos escritores de BL não participassem por falta de partilha da informação.
    Obrigada, desde já (:

  15. Diandra disse:

    Adorei a iniciativa! Com certeza irei participar! Também estou divulgando pra amigas e escritoras que eu acho bem talentosas. Só estou com algumas dúvidas~

    1. Fora o lemon, pedofilia e apologia a ódio e preconceito, existe mais alguma restrição em relação a conteúdo?

    2. A história necessita ter final feliz?

    3. Podemos criar universos alternativos?

    4. Alguma restrição quanto aos personagens, ou apenas tomar cuidado com a idade?

    E são só essas :3 Espero muito sucesso nesse projeto, até porque é uma grande oportunidade para os escritores de yaoi no Brasil! *—*

    Beijos! <3

    • Tanko Chan disse:

      Oi, Diandra! Obrigada pelo interesse e divulgação.

      1- Não, apenas bom senso. Por apologia ao ódio e ao preconceito não queremos dizer que estes temas não podem ser tratados.
      2- Não, não se limite por isso.
      3- Sim, sem problemas, basta respeitar o tamanho do conto.
      4- Exato.

  16. Kamine disse:

    Oie,gostei muito da iniciativa,e aprecio muito isso.Parabéns,vocês estão abrindo muitas portas,na minha opinião.
    Eu tenho uma pergunta:Bom eu tenho 15 anos,sou menor de idade,óbvio,então se meu conto fosse escolhido,enviaria-me um contrato para que meu responsável assinasse?E eu ganharia algo com as vendas?

  17. Juliana Pantoja disse:

    Perguntas:
    1- As histórias precisam necessariamente ter algo haver com a cultura oriental?
    2- Autores menores de idade precisam de autorização dos responsáveis para participar ou não podem participar de forma alguma?

    • Tanko Chan disse:

      Olá!
      1- Não. Inclusive gostaríamos muito de receber histórias com ambientação no Brasil ou em outros países do ocidente.
      2- Autores menores de idade precisarão ter o contrato com a editora assinados por seus pais ou responsáveis. Como organizadora da coletânea eu peço que, se for menor de idade, deixe seus pais avisados ao enviar o seu conto.

  18. Vi-chan disse:

    As histórias precisam necessariamente ter algo haver com a cultura oriental?

  19. Juliana Pantoja disse:

    Perguntas:
    1- Menores de idade precisam de autorização dos pais para enviar seus contos?
    2 – Vão das os devidos créditos aos autores?
    3 – Os autores vão receber ao menos um exemplar do livro como agradecimento pela participação?
    4 – Será obrigatório o uso do nome verdadeiro do autor ou pode-se usar um pseudônimo?
    Essas são minhas duvidas! XD
    Abraços.

    • Tanko Chan disse:

      1- Para enviar não, se forem selecionados, sim. Peço por favor que deixe seus pais ou responsáveis avisados caso seja menor de idade e decida enviar um conto.

      2- Sim. O contrato de direitos autorais é uma autorização de uso do conto na coletânea e na coleção Contos do Dragão (a linha solo de ebooks da Draco). O conto e seus personagens continuam sendo seus e serão publicados sempre com os devidos créditos.

      3-Não, os autores receberão uma remuneração sobre 1% do preço de capa dos livros vendidos, sem adiantamento.

      4- Sem problemas quanto aos pseudônimos.

  20. Lady Anubis disse:

    Mesmo que textos curtos não sejam o meu forte esse concurso me fez sorrir e pretendo participar. Conheço inúmeras autoras de fanfics que são maravilhosas escritoras, mas que o nosso mercado editorial limitado não deixa espaço.

    Parabéns pela iniciativa e que essa traga uma imensa sorte pra vcs.

    Bjs.

    Lady Anubis

  21. Fabio disse:

    Olá, esse número limite de palavras está correto? Serão contos curtos mesmo?

    Abraço.

  22. June Aino disse:

    Olá. =D Sempre adorei mangás BL, mas admito que nunca escrevi mtas estórias desse gênero. Kria saber o q por exemplo seria considerado o proibido fandom? Termos otakus; como -san, -kun, tsundere, etc; enquadram-se nessa categoria? =P

    • Tanko Chan disse:

      Extamente isso. O livro é primariamente dedicado ao público de BL, mas nem por isso deve ser inacessível aos não-fãs que desejarem conhecer o gênero ou mesmo que curtiram a capa.

      Claro que sempre vamos analisar caso a caso. Pode ser que em algum contexto uma palavra ou outra do fandom possa vir a ser necessária, mas não acho adequado que elas apareçam sem mais nem menos no conto, só porque o autor quis colocar uns “kawaii” e “senpai” ali no meio. ( Resultado: Organizadora arrancando os cabelos )

      Eu sei que a maioria não faria esse tipo de coisa ou me mandaria um texto com “internetês”, mas não custa lembrar.
      Espero que tenha esclarecido a sua dúvida. o/

  23. Tarahasu Yuukihana disse:

    Gostaria de saber se, nesta antologia, devemos enviar nossos contos com nosso nome verdadeiro ou podemos utilizar pseudônimos.

    Ah, e parabéns pela iniciativa! Adorei! ^^

  24. S.M.P. disse:

    O nome do autor precisa ser, obrigatoriamente, o nome dele, ou pode ser um pseudônimo? Por exemplo, se meu conto fosse escolhido e eu não quisesse que o conto fosse publicado com meu nome verdadeiro, poderia já enviar o conto com o pseudônimo no assunto ao invés do meu nome? Ou isso daria problema para fazer o contrato?

  25. Maria Beatriz G. L. disse:

    Sinceramente, a Editora Draco há tempos tornou-se a minha preferida. Desejo de todo o coração que vocês se tornem uma das maiores editoras brasileiras. Vocês encontrarão autores valiosos em todos os lugares imagináveis (e inimagináveis) e passarão rapidinho as outras editoras com mais destaque.
    E se isso não acontecer, a Draco será a editora alternativa mais conhecida em todo o país.

    Mal posso esperar para ver isso acontecer.

    Agora, uma pergunta: é permitido autores menores de idade?

    Obrigada e,
    como nós, otakus, falamos:
    Ja ne! XD

    • Tanko Chan disse:

      Oi, Maria Beatriz, obrigada pelas palavras de apoio. =)

      A participação de menores é permitida desde que o responsável pelo menor assine o contrato com a editora.

      • Maria Beatriz G. L. disse:

        Então quer dizer que seremos avisados se nosso conto for escolhido para ser publicado no livro?

        Se um menor de idade tiver seu conto escolhido, a editora mandará o contrato…?ahushaushua Me desculpe, e que não sei nada sobre essas coisas! XD

        Ja ne! =D

  26. Veruschka disse:

    Adorei essa ideia, com certeza eu quero mandar uma história, vai que a minha é que é a escolhida kkkkkkkk…
    Vou me esforçar pra tudo dar certo.
    Adoro Yaoi.
    Kusses!!!

  27. babs disse:

    Posso participar com mais de um conto usando pseudônimos? Digamos que eu envie três histórias (como se fossem de autoras diferentes) e duas sejam escolhidas, elas seriam publicadas?

    • Tanko Chan disse:

      Caso a editora tenha interesse em publicar um dos contos como ebook, seria possível que você tivesse duas histórias publicadas pela Draco, mas não ambas na coletânea. Desejamos selecionar 8 autores diferentes.

  28. Mónica disse:

    Boas (:
    Vocês estão a receber trabalhos de autores de qualquer gênero ou nacionalidade, mas eles têm de, obrigatoriamente, viver no Brasil?
    (Provavelmente sim, pois a editora é brasileira, mas perguntar não paga imposto, não é verdade (:)

    • Tanko Chan disse:

      Oi, Mónica,

      Podem participar autores de fora do país. Mas o recebimento dos direitos autorais deverá ser feito em uma conta brasileira ou via paypal (com as taxas de recebimento por conta do autor.). =)

  29. Julia disse:

    Tem um prazo para mandar as histórias?
    Por que eu me interessei no projeto e estava pensando em escrever uma história só para isso.
    E tem alguma regra para a história ou não?

  30. Ageha-chan disse:

    a história tem que ser escrita em italico e em negrito?

  31. Juliana_Natsume disse:

    Amei!!!! nunca escrevi um conto só de BL, mas tenho duas estórias que tem casais gays, sendo que uma delas, escrevi uma crônica só sobre o passado do casal, agora sobrenatural + BL é tudo de bom!!!!! Por falta de tempo, e inspiração empaquei alguns projetos, mas participarei desse com cerveja♥
    Bela iniciativa!!

  32. Astásia disse:

    Ninguém citou isso no post e ninguém perguntou nos comentários. Sobre a premiação dos escolhidos, existe uma definição? Falta um tempo para o resultado, mas o potencial participante merece saber.

    • Tanko Chan disse:

      Oi, Astasia! Na coletânea, a remuneração é 1% dos resultados de venda sobre o preço de capa. Caso o conto seja selecionado para os ebooks Contos do Dragão, 12,5%.

      Este formato de remuneração por direitos autorais sem adiantamento é comum a todas as coletâneas da Draco.

    • Tanko Chan disse:

      E o autor tem desconto de 40% na compra de exemplares no site da Draco, se desejar adquirir para revender, doar, presentear, enfim, fazer o que tiver vontade.

      Sobre estes exemplares comprados com desconto, o autor abre mão dos direitos autorais. Mas continua recebendo sobre as demais vendas.

  33. Kamila Denlescki disse:

    Que legal!!!!!
    Eu vou participar… eu escrevo yaoi há tempos… :DDDD

  34. Lorena MIyuki disse:

    Até que enfim outra coletânea que vale a pena dar atenção!
    BL precisa de mais espaço e divulgação!
    Parabéns, Draco e Tanko!

  35. Illyana HimuraWakai disse:

    FANTÁSTICO, Tanko!!!

    Uma chance de ouro para as escritoras de yaoi/Bl nacionais o/o/

    Já estou divulgando no Twitter e no Face!

    Meus parabéns pela EXCELENTE iniciativa e parceria!!!

    ^_______________________________^

  36. Samila Lages disse:

    Pergunta! Erotismo, ou como nós bem conhecemos, lemon, liberado?

  37. Nagi disse:

    Bem, tenho uma pergunta, no momento estou escrevendo um romance que se passa na segunda Guerra, teria algum problema se eu enviasse esse tipo de conteúdo? Claro, no romance também existem relações sexuais entre as personagens principais, teria problema?

    • Tanko Chan disse:

      Olá, Nagi! Olha, se o romance não se enquadrar em Literatura Fantástica, ele estará fugindo da proposta da antologia (e da Draco). Então, se for uma história na Segunda Guerra sem nenhum elemento de sobrenatural, de fantasia ou ficção científica, você não poderá participar com ele. O conteúdo sexual não é problema se não for descrito de forma muito explícita e não for o foco da história.

      De qualquer forma, temos bastante tempo, espero que possa participar ainda que não seja com este conto. =)

    • Fernando disse:

      Gostaria de saber quando e onde será publicada a lista de autores que participaram enviando contos para as respectivas antologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *