Empreendia uma jornada entre a capa e a obra…
…e no meio do caminho tinha um prefácio!
Por Bruno Accioly
Não sei em quanto você os odeiam, mas estes preâmbulos malditos são, essencialmente, críticas que, no mais das vezes, adulam o autor enquanto vendem ao leitor um livro que ele fatalmente já comprou. Então que tal fazermos diferente?
Em minha jornada literária pelo gênero, desde a fundação do Conselho SteamPunk, tive a grata surpresa de encontrar pelo mundo farta modalidade de tipos, estilos e naturezas dentro da literatura SteamPunk. Desde o glamour do SteamPunk Nostálgico até a severidade do SteamPunk Distópico identificamos sobretudo que o SteamPunk é ficção científica do Século XIX produzida nos dias de hoje e que, no entanto, esta definição – como quase toda definição – é frágil diante da nefasta criatividade de autores insensíveis a nossa necessidade de rotular e lavrar em pedra os conceitos acerca do mundo e das coisas.
Há autores cujo produto da criatividade não pode ser facilmente categorizado, classificado e catalogado por se tratar de algo tão fundamentalmente fabuloso, extravagante e fantástico que passa a ganhar uma natureza fugidia e, se me permitem o excesso intencional de sinônimos: quimérica.
SteamPunk Quimérico é como denomino obras tão profusas em signos multi-culturais e sem compromisso direto com a cronologia formal, guardando mais cumplicidade isto sim com o ludismo e com a necessidade do leitor em se divertir com o que está lendo.
Despido das amarras da história e imerso em um ambiente tão firmemente alicerçado no anacronismo e na liberdade criativa, “O Baronato de Shoah”, já desde “A Canção do Silêncio“, nos fazia peregrinar por um universo original, minucioso e extraordinário.
Em “A Máquina do Mundo“, o autor eleva ainda mais as expectativas do leitor já nos primeiros capítulos, capturando o ethos do primeiro volume, mas dando ao universo de “O Baronato de Shoah” uma dimensão assaz extraordinária.
Através de uma sequência majestosa de cenas, o autor revisita personagens memoráveis em circunstâncias limite que servem de sustentáculo para uma narrativa envolvente e cheia de ação e drama.
Seja em espetáculos narrativos épicos como o da tentativa dos bnei shoah em extinguir um incêndio descomunal a bordo de um aeronavio e salvar centenas de ggoyim; ou na profundidade dramatúrgica da epifania de Kadriatus, ao sentir, levando a mão ao peito, a última engrenagem de seu grifo por baixo das vestes; é através do fascínio, pelo vasto universo que o autor descortina diante do leitor, que se constrói a cumplicidade lúdica tão própria da literatura fantástica de José Roberto Vieira.
José Roberto Vieira, neste novo volume, se consagra definitivamente como um exímio Construtor de Mundos, um arquiteto de universos ficcionais cuja habilidade em conceber, concatenar e encadear arcos de estória complexos e singulares justifica não só o regresso do leitor aos domínios fabulosos por ele engendrados, mas até mesmo a leitura de mais um preâmbulo maldito que acaba mais servindo de obstáculo entre o leitor e a obra do que algo que uma estória tão monumental realmente precise para que se justifique sua leitura.
Gostou do universo? Você pode adquirir os livros (e-book ou impresso) na sua livraria predileta:
Papel: Travessa | Cultura | Comix | FNAC | Saraiva | Site da Editora Draco (com frete incluso): Paypal | PagSeguro
E-book: Amazon | Apple | Cultura | Kobo | Gato Sabido | Saraiva | Google
Ou em e-book: Amazon
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__utma | 2 years | This cookie is set by Google Analytics and is used to distinguish users and sessions. The cookie is created when the JavaScript library executes and there are no existing __utma cookies. The cookie is updated every time data is sent to Google Analytics. |
__utmb | 30 minutes | The cookie is set by Google Analytics. The cookie is used to determine new sessions/visits. The cookie is created when the JavaScript library executes and there are no existing __utma cookies. The cookie is updated every time data is sent to Google Analytics. |
__utmc | session | The cookie is set by Google Analytics and is deleted when the user closes the browser. The cookie is not used by ga.js. The cookie is used to enable interoperability with urchin.js which is an older version of Google analytics and used in conjunction with the __utmb cookie to determine new sessions/visits. |
__utmt | 10 minutes | The cookie is set by Google Analytics and is used to throttle request rate. |
__utmz | 6 months | This cookie is set by Google analytics and is used to store the traffic source or campaign through which the visitor reached your site. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
CONSENT | 16 years 4 months 21 days 10 hours 7 minutes | These cookies are set via embedded youtube-videos. They register anonymous statistical data on for example how many times the video is displayed and what settings are used for playback.No sensitive data is collected unless you log in to your google account, in that case your choices are linked with your account, for example if you click “like” on a video. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
IDE | 1 year 24 days | Used by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile. |
test_cookie | 15 minutes | This cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | This cookie is set by Youtube. Used to track the information of the embedded YouTube videos on a website. |
YSC | session | This cookies is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos. |
yt-remote-connected-devices | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
yt-remote-device-id | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
st_samesite | session | No description |