Antologia "Excalibur – histórias de reis, magos e távolas redondas" guidelines
dezembro 14, 2011
Ebooks e a internacionalização da literatura brasileira
janeiro 20, 2012

Imaginários em quadrinhos – Quadrinistas, roteiristas e ilustradores brasileiros, uni-vos!

2012 é o ano do Dragão.

Para começar esse que tem tudo para ser um ano simbólico cheio de realizações e mudanças para o nosso mercado de literatura fantástica, a Editora Draco está ampliando a sua franquia de maior sucesso, a coleção Imaginários.

Sendo o principal intuito da coleção reunir os veteranos e revelar novos talentos da literatura, agora também teremos um novo espaço para quadrinistas, roteiristas e ilustradores brasileiros — a coleção Imaginários em quadrinhos.

As regras de submissão são muito simples e já valem a partir de agora.

Cada volume terá 128 páginas, com 6 histórias de 20 páginas. Em breve divulgaremos os selecionados para os primeiros números, que serão publicações em formato de álbuns para livrarias, ou seja, a ideia não é a distribuição em bancas, mas nas grandes redes de livrarias ou casas especializadas.

Envie a sua submissão por e-mail editoradraco[arroba]gmail.com em PDF ou imagens em JPG (no mínimo 150 dpi para avaliação e 300 dpi caso seja aprovado) com o assunto [IMAGINÁRIOS HQ].

No seu e-mail deve conter:

Sinopse e resumo da história (contando tudo o que acontece, não um texto que instigue a leitura).

O roteiro completo e com exatas 20 páginas (nem mais, nem menos), mas para as artes em preto e branco (ou uma cor, se preferir) poderão ser apresentadas apenas 3 páginas finalizadas acompanhadas de um link de portifólio atualizado do artista responsável.

A história deve ser de algum dos gêneros de fantasia, ficção científica e terror, ou juntar tudo! A imaginação é o principal quesito e estamos ansiosos a conhecer os mais diversos enredos.

Não há estilo correto. Queremos misturas que vão desde os traços étnicos que resgatam a nossa cultura popular até desenhos que bebem em fontes longínquas! Dos mangás aos europeus aos heroicos comics estadunidenses. Ou nada disso, uma proposta única e típica dos brasileiros que conquistam o mundo das artes sequenciais. O formato dos álbuns é 17 x 24cm e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21cm, ou seja, as margens são de 1,5cm em todos os lados.

As histórias da coleção Imaginários são para o público adulto, portanto nudez e violência são permitidos, desde que façam parte do contexto e não sirvam simplesmente para chamar atenção.

Poderão participar quadrinistas (roteiro + arte), ou duplas de criação (roteiristas + ilustradores). No caso de duplas, os autores dividirão os direitos autorais.

Participe já da coleção Imaginários em quadrinhos e faça parte dos artistas que constroem o imaginário de quadrinhos fantásticos brasileiros.

Para primeiros volumes, fechamento é dia 31 de março de 2012. Esperamos suas histórias.

 

 

0 Comentários

  1. Luís Carlos disse:

    Ainda é possível participar?

  2. V. Vitali disse:

    Achei essa idéia de publicar HQs uma boa. Espero que dê muito certo. 🙂

  3. Leonardo disse:

    Provavelmente houve um problema ou coisa assim, pois já estamos quase em meados de agosto sem notícias dos resultados. Mesmo assim, tendo deduzido isso, gostaria de informações a respeito de datas ou até resultados mesmo, se houver.

    Essa dúvida tem a ver com o destino do quadrinho – uma vez que é um esforço razoável elaborar uma história em quadrinhos de vinte páginas, gostaria de vê-la publicada em algum lugar, se tiver mérito para isso. Mas não quero submeter para nenhum outro editor enquanto não houver uma definição.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Olá, Leonardo! Bom dia!

      Na verdade tivemos um atraso por conta dos lançamentos do Fantasticon e Bienal, mas posso adiantar que até as capas já estão sendo feitas. Assim, o contato será feito já com muitas informações para todos os participantes. 🙂 Abraços!

  4. […] que desenhei. Tem também uma outra HQ minha, pela Editora Draco, que pode sair na coletânea “Imaginários em Quadrinhos”. São 20 páginas bem bacanas. Ambas feitas em parceria com um tal de Raphael Fernandes, que […]

  5. Daniele disse:

    Quando eu vi a postagem já havia passado da data. Eu gostaria de saber se haverá uma próxima e se houver quando seria. Obrigada pela atenção, tenha uma exelente noite e bons sonhos XD

  6. Leonardo disse:

    Opa. Gostaria de saber como e até quando será feito o contato com as pessoas selecionadas para a coleção Imaginários, ou se o resultado da seleção será publicado no blog (no caso, quando).
    Pergunto porque tinha entendido que o resultado (fechamento) dos volumes seria 31/03/12, e, como não saiu o resultado, fiquei meio perdido.
    Grato pela informação, e parabéns pela iniciativa.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Olá, Leonardo, os resultados saem até o final de Junho de 2012. Divulgaremos aqui no blog e nas nossas redes sociais. 🙂 Abraços!

  7. Alan_mangaká disse:

    Pretendo mandar o story-board a lápis de todas as 20 páginas + 3 páginas finalizadas + o roteiro manuscrito só para garantir.
    O story-board pode ser feito com os desenhos sem muito capricho, só uns rascunhos que dão ideia de como será a arte-final?
    Como eu irei mandar as 3 primeiras páginas finalizadas, já dá pra saber como é minha arte..

  8. Jéssica disse:

    Gostaria de saber se as 20 páginas precisam necessariamente contém os desenhos em quadrinhos?
    Faço esta pergunta porquê tenho uma história que pode contêr 20 páginas de história mas os desenhos estão em separado, fiz apenas umas cenas individuais da história, não as encaixei no texto. Posso mandar as 20 páginas com a história e 3 desenhos a lápis somente?

  9. Gabriel Victor disse:

    Há um detalhe que eu não entendi: Para a apresentação só é necessário enviar 3 páginas finalizadas até dia 31 de março.
    Mas quanto tempo mais ou menos os escolhidos terão para terminar e enviar o projeto? Não seria bom estipular, para quem ainda vai começar a desenhar poder se planejar?

  10. Os arquivos podem ser enviados em foramto PDF, já devidamente ajustados ás medidas solicitadas, ou os scans das A3 ajustados nas medidas em formato JPG?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Os arquivos e artes deverão ser enviados devidamente ajustados às dimensões, respeitando a mancha e margem. Elementos sangrados já devem ser planejados pensando em margem de segurança para evitar cortes de coisas importantes.

  11. Boa tarde Erick,

    Cê pode responder as perguntas que eu lhe fiz acima, por favor, é que dependo delas para saber se ainda tenho tempo e se o que já tenho serve para participar

    Grato.

  12. Pedro Okuyama disse:

    Eu queria saber se menor de idade pode participar desse concurso. Obrigado.

  13. Pedro Okuyama disse:

    Bom, eu queria saber se menor de idade pode participar. Obrigado.

  14. Prometo que esta é a última pergunta: Alguma restrição quanto ao estilo “super sentai” porém beeem mais adulto e violento? É que já tenho um roteiro desenvolvido como “piloto” e character designs prontos das personagens…

  15. E mais uma dúvida, é necessário balonização? ou apenas os quadros com a ação e o roteiro são necessários. Aguardo resposta, Grato.

  16. Bom dia, gostaria de saber se ainda há prazo para envio do material? Pois fiquei sabendo do blog hoje, que já li de ponta a ponta, e esta oportunidade é imperdível!!! se tiver já começarei a trabalhar! Obrigado

  17. King Kenzo disse:

    Quero usar essa oportunidade para lançar um one-shot de um mangá que pretendo lançar mensalmente uma série por uma editora.
    A Draco oferece esse tipo de serviço? (lançar mensalmente um mangá)
    Algo me impediria de publicar em outra editora o mesmo projeto, só que a série, caso meu one-shot seja publicado pela draco nesse concurso?

  18. Olá! Estou fazendo uma história e gostaria de saber se será necessário que haja uma página “capa” para o capítulo, dentro das 20 paginas limite.

    Nesse caso, haveriam 19 paginas de história e uma de abertura para o capítulo, com titulo, nome do episódio, etc.

    Outra questão é se há algum impecílio com uma publicação externa em um blog do capitulo que eu estou produzindo, caso ele seja publicado por vocês (Neste caso, este capítulo sofreria alterações do que estarei enviando para vocês, mas parte dele se manteria igual).

    Abraços!

  19. ana carolina disse:

    Olá, boa tarde!
    Estou escrevendo um roteiro em conjunto com um desenhista, gostaria de saber se é possível enviar outra história com desenhista diferente (outra dupla).

  20. Sara Sousa disse:

    Só podem participar duplas, ou podem ser mais de 2 pessoas por projeto?

  21. Isadora disse:

    Olá, gostaria de saber quantas pessoas podem participar do mesmo projeto. Há um número máximo?

  22. Joe de Lima disse:

    As 3 páginas finalizadas já devem estar letradas? Um roteiro meu que já esteja disponivel na internet, mas que nunca tenha sido desenhado pode participar (retirando da internet é claro)?

  23. helen disse:

    ameii a proposta,, *u*
    soo que so tenho o rotero,nao desenho mto bem to comecando agoar..
    a aguem q deseja um roteirista ai?

  24. Olá,

    Eu sou português e gostaria de saber se o concurso é só para quadrinistas, roteiristas e ilustradores brasileiros?

    Obrigado.

  25. Marina disse:

    olá olá =D

    vocês já estão avaliando o material enviado? A resposta será dada por email mesmo?

  26. Roberta disse:

    Olá. Quanto aos desenhos. Além das 3 páginas finalizadas, é obrigatório o envio das outras em rascunho?

  27. O roteiro, e os outros dados (sinopse e resumo da história) devem estar escritos no corpo do e-mail ou pode estar num arquivo .doc ou .pdf?
    Tem algum modelo preferencial de como o roteiro deve ser escrito, ser apresentado, para melhor entendimento da história que quer se passar para os quadrinhos?

  28. Thales disse:

    Erick, deixo fazer uma pergunta.
    O roteiro tem que ser exatas 20 paginas escritas? ou sao 20 paginas de roteiros com os quadros e falas e o rascunho basico?(logico que com as 3 finalizadas).
    E posso criar uma historia que vai ter uma explicacao em futuros capitulos? Ou tem que ser fechado?
    Obrigado,
    Thales

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Oi, Thales, tudo bem?

      O roteiro deve conter 20 páginas de quadrinhos, ou seja, ocupará 20 páginas das 128 do álbum. Portanto, pode ser uma descrição de quadros e falas que darão 20 páginas quando desenhadas, acompanhadas de 3 finalizadas para conhecermos o trabalho do artista.

      O roteiro pode fazer parte de algo maior (como uma série, uma coleção etc.), mas precisa ter começo, meio e fim, não pode ser como o exemplo tão famoso do primeiro filme do Senhor dos Anéis, em que o final é aberto e sem conclusão. Pode e deve ser como um dos filmes de Homem-aranha ou do Batman, que tem um arco definido mesmo tendo continuações e fazer parte de uma trilogia.

      Abraço!

  29. Erick,

    é dito que é possível se enviar apenas três páginas finalizadas junto com o roteiro completo. Nesse caso, como seria caso o projeto fosse escolhido? Haverá mais um tempo para que ele seja terminado? Ele não precisa estar completo no fim do prazo de submissão?

    Os artistas receberão sua remuneração em cima dos direitos autorais, sem precisar adquirir nenhum livro?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Olá, Zé Wellington!

      A remuneração de todas as coletâneas da Editora Draco é por direitos autorais sem adiantamento, ou seja, só recebe-se sobre as vendas efetivas dos exemplares. Cada história receberá 1,5% do preço de capa por exemplar vendido. Os autores não precisam adquirir livros, mas podem (para revender, doar, fazer o que quiser) comprar direto da editora com o benefício do desconto de 40%.

      Se o roteiro for aprovado, o autor terá prazo de 40 dias para entregar as artes finalizadas dentro das nossas especificações. Abraços!

  30. Jasmine disse:

    Olá! É permitido que a história contenha um pouco de sangue e ferimentos? Aliás, o quão longe podemos ir nesses aspectos na categoria terror?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Olá, Jasmine!

      As histórias da Imaginários são para o público adulto, então nudez e violência são permitidas. Os critérios de avaliação serão dentro de como esses elementos contribuem para a narrativa, para evitarmos histórias cheias de sexo e sangue que não têm nada a dizer. 🙂

      Abraço!

  31. Sara Sousa disse:

    A história precisa ter uma capa? E se precisa, essa capa conta como parte das 20 páginas?

  32. Iuri disse:

    gostaria de saber se não poderia somente enviar as 20 paginas finalizadas do trabalho.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Pode sim, se a história estiver pronta, sem problemas. O importante é notar que para nós é mais importante um roteiro bem estruturado do que somente um bom desenho. Abraço!

  33. […] esse intuito, a Editora, através de seu blog, o  Blog Draco (link) está iniciando um projeto que parece prometer modificar a cara do HQ nacional: coleção […]

  34. Qual o tamanho da página que deve ser enviada e resolução?
    Folha A4? 300dpi?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Oi, Marisol, obrigado pela pergunta, incorporei ao texto.

      O formato dos álbuns é 17 x 24cm e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21cm, ou seja, as margens são de 1,5cm em todos os lados. Para avaliação pode ser artes em 150 dpi, mas 300 dpi em caso de aprovação.

  35. Eduardo Mendes disse:

    Olá, parabéns pela iniciativa.
    Gostaria de saber se há alguma remuneração para os autores antes da publicação e qual a porcentagem do preço de capa relativa aos direitos autorais.

    Att.

  36. Matheus Moura disse:

    A história pode continuar? Pode ter menos de 20 páginas?

    Abraço,

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Nada impede a história fazer parte de algo maior, mas para a publicação nesse projeto deve ter começo, meio e fim bem definidos dentro do propósito do roteiro. Não pode ter menos ou mais páginas para submissão (pode haver casos de artistas convidados nesse sentido), senão não teremos como montar o álbum com as 6 histórias planejadas. Abraço!

      • Matheus Moura disse:

        Olá,

        Obrigado pela resposta. Estou com uma história sendo trabalhada pelo desenhista. No caso, meu roteiro foi feito sem a limitação de páginas, apesar de no fim chegar às 20 pág. Pergunto: posso envio o email com meu roteiro original ou é imprescindível ele ter a divisão de 20 páginas? Na verdade, como dou liberdade de diagramação para o desenhista, é ele quem determinará a disposição de quadros nas páginas.

        • Erick Santos Cardoso disse:

          Caro Matheus,

          para melhor avaliação de nossa parte e podermos ver como você fez as divisões dramáticas do seu roteiro, acho ideal conversar com seu desenhista e fechar as 20 páginas do roteiro com pelo menos 3 páginas de arte finalizadas, para conhecermos a história e o desenho da dupla. Abraço!

  37. Marina disse:

    Gente linda, bom dia
    quais as especificações? (medidas, etc)
    20 páginas SÓ de quadrinhos, correto? sem folha de rosto
    tudas as páginas em preto e branco? escala de cinza conta? ou vai ter algo colorido?
    Desculpem incomodar, são apenas algumas dúvidas que me ocorreram.
    Boa sorte a todos!

  38. di amorim disse:

    tenho um roteiro deum personagem chamado “guerreira yanomami”, mas o projeto tem mais de 30 paginas. eu gostaria muito de publica-lo, teria alguma chance de vc ler o meu roteiro, tenho certeza que vc vai gostar. sou quadrinhista, trabalho atualmente para avatar e p/ duas webcomic da europa(DOFANTASY and adventureboundcomixs), ENTÃO EU PODEREI DESENHAR ESSA HISTORIA COM FACILIDADE. POR FAVOR ME DE UMA RESPOSTA.

  39. Tanko disse:

    Preciso saber para a divulgação no nosso site.

  40. Tanko disse:

    Serão aceitas histórias com conteúdo adulto, homossexualidade/homoerotismo e afins?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Aceitamos conteúdo que contenha relações amorosas homossexuais, mas a ideia não são quadrinhos eróticos nesse projeto. Ou seja, pode haver um amor homossexual, mas não estamos procurando conteúdo erótico para a coleção Imaginários em quadrinhos, seja hétero, homo ou qualquer outra opção sexual. Temos um projeto de quadrinhos eróticos específicos para esse contexto.

  41. Quadrinize disse:

    Posso mandar até quantos roteiros?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Quantas submissões quiser, mas lembre-se que somente aceitamos duplas (roteiros+artistas) ou quadrinistas que cuidem de todo o processo. Não montamos as duplas internamente. 😉

  42. DAYLA disse:

    Olá, eu gostaria de saber se posso enviar apenas o roteiro, afinal estou um pouco atrapalhada com o trabalho para fazer as artes também. Se eu poder faço um roteiro e envio o mais rápido possível. tb tenho um livro que gostaria de publicar, como faço para presentá-lo a vocês? grata.

  43. Kari Esteves disse:

    Até quando será feita essa avaliação de material?
    Achei interessante, já que tenho uma história em quadrinhos no estilo mangá, com muita ficção científica e um pouco de fantasia.

    Estarei de olho!

    Kari

  44. […] Cada volume da série terá 128 páginas, com 6 histórias de 20 páginas. Em breve já serão anunciados os selecionados para o primeiro volume, que será publicado em formato de álbum para livrarias. As histórias já podem ser enviadas para editoradraco@gmail.com, em PDF ou imagens em JPG, com o assunto [Imaginários HQ]. Mais detalhes podem ser obtidos no blog da editora. […]

  45. Rodrigo Nemo disse:

    Existe um prazo para envio do material?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *