O Brasil Fantástico está chegando
maio 15, 2012
Excalibur – prazo final para submissão de textos para a coletânea
maio 29, 2012

"Dragões" – Coletânea – Guia para submissão de contos

Daenerys Targaryen, da série Game of Thrones, da HBO.

Quando anunciamos as primeiras ações para 2012, o Ano do Dragão, trouxemos a coletânea Dragões. Para comemorar esse ano especial, a coletânea sairá em 30 de Novembro de 2012, que é justamente 2 dias depois do terceiro aniversário da Editora Draco.

A ideia da coletânea surgiu em um papo com o Marco Rigobelli, que será o meu co-organizador nesse projeto. Não importa se são dragões ancestrais, dragões que viram gente ou gente que vira dragão, dragões fantasmagóricos, dragões virtuais criados em ciberespaço, dragões que raptam donzelas (mas vai ser difícil fazer algo nesse sentido que não seja batido, então se for por esse caminho é melhor tomar muito cuidado). Estava claro que era uma junção de histórias em que

Os Dragões são os protagonistas.

Após muito pensarmos no assunto, entendemos que a primeira regra é abraçar todos os gêneros possíveis em sua concepção. Se os dragões são famosos por povoar o imaginário de diversas culturas, então deve-se ficar claro que

São válidos dragões inspirados em quaisquer culturas da Terra e de outros universos imaginários de autoria do próprio contista/novelista (Fanfics não são válidos).

Mas como entusiastas de boas narrativas que somos, sabíamos que enfiar bichos mitológicos legais não seria nada se não houver um ótimo desenvolvimento dos personagens e uma clara demonstração da ambientação onde se passa a história. Portanto é necessário um tamanho adequado nos contos, beirando as noveletas com

No mínimo 5000 palavras, máximo 8000 palavras. Ou se preferir, mínimo 30 mil toques, máximo 50 mil toques (favor não confundir, é mais comum do que parece)

Serão 8 histórias que comporão o livro, sendo que eu, Erick Santos Cardoso, participarei com uma história ao lado de 7 autores. Não temos autores convidados, então abrimos oficialmente o recebimento dos contos agora mesmo com o

Fechamento para recebimento de obras será em 31 de Julho de 2012.

Para ter certeza que o seu material será avaliado, envie impreterivelmente até o prazo acima para o e-mail

editoradraco arroba gmail.com com o assunto [DRAGOES – NOME DO AUTOR]

O formato para recebimento é obrigatoriamente

Contos salvos em textos com formatações de itálicos e negritos já aplicados,  .RTF ou .DOC

Então que comece a temporada de caça ao último dragão, que despertem bebês petrificados após muitos anos, que surjam na Terra após uma catástrofe e sejam os causadores do apocalipse, que um dragão devorador de dados seja a maior IA já criada por um garoto de 8 anos, que um deus das tempestades venha amar uma devota por quem se apaixonou. São muitas ideias, são muitas possibilidades. Estamos ansiosos para conhecer os Dragões da Literatura Fantástica Brasileira.

Resumo

Coletânea: Dragões

Organizadores: Erick Santos Cardoso e Marco Rigobelli

Conteúdo: Os Dragões são os protagonistas. São válidos dragões inspirados em quaisquer culturas da Terra e de outros universos imaginários de autoria do próprio contista/novelista (Fanfics não são válidos).

Formato: Contos salvos em textos com formatações de itálicos e negritos já aplicados,  .RTF ou .DOC

Tamanho: No mínimo 5000 palavras, máximo 8000 palavras. Ou se preferir, mínimo 30 mil toques com espaços, máximo 50 mil toques

Recebimento: 31 de Julho de 2012

Aonde enviar: editoradraco arroba gmail.com com o assunto [DRAGOES – NOME DO AUTOR]

Resultados: 20 de Setembro de 2012

Lançamento: 30 de Novembro de 2012

 

Esse é o #AnodoDragao na @EditoraDraco.

0 Comments

  1. Yasmin disse:

    Olha eu enchendo o saco de novo. XD
    Como eu sei que meu conto foi recebido?

  2. Dúvida disse:

    Boa noite. Acabei de enviar o conto, mas não recebi nenhum email confirmando o recebimento dele. Devo enviar outra vez, ou ele foi recebido mesmo assim?
    Obrigado pela atenção.

  3. Diego disse:

    Erick, 8900 palavras está muito além do que aceitam?

  4. Yasmin disse:

    URGENTE: até quantos caracteres excedentes vocês aceitarão?

  5. Yargo disse:

    Olá! minha duvida pode parecer meio boba, mas gostaria de saber se tem que patentear ou registra na biblioteca nacional antes de enviar o conto?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Não precisa. Os contos aprovados terão contratos assinados pedindo a autorização do autor para publicação na coletânea. Os direitos permanecem do autor, que receberá 1% dos resultados das vendas como forma de pagamento. Registros e patentes são para evitar plágios, o que no nosso caso não é necessário, pois o próprio autor estará dentro da coletânea.

  6. Frini disse:

    Olá. Encaminhei agora o meu conto e gostaria de saber se vocês acusam o recebimento. Obrigada

  7. Daniel disse:

    Erick, existe alguma chance de um texto de mais de 8 mil palavras ser aproveitado? Confesso que passei do ponto e minha noveleta já tem mais de 12 mil. Obviamente eu pretendo reduzir isso, cortar bastante, mas não tenho muitas esperanças de cortar mais de 1/3 do meu texto sem que ele perca sua essência.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Prezado Daniel. Infelizmente não podemos aceitar algo tão acima do limite (quase 50% maior). Sugiro que procure diminuir o seu conto e se atentar aos detalhes importantes e cenas que realmente sejam necessárias. É muito comum acharmos que tudo é essencial, mas com um pouco de paciência fica fácil organizar as cenas e deixar só o conteúdo essencial. 😉

      Abração, estamos aguardando seu conto!

  8. Bruna disse:

    O meus texto passa de 8000 palavras mas não chega ao 50000 toques. Ainda assim tenho que diminuir?

  9. Nilton Braga disse:

    Toques são caracteres?

    A frase Bom dia, João! têm 14 toques ou caracteres.

    Estou correto?

    Obrigado.

  10. Ana Luiza disse:

    Existe problema se o autor já tiver um livro publicado por outra editora (sem contrato de exclusividade)?

  11. Lucas Luciano disse:

    Precisa de título?

  12. Diego disse:

    Alguma prévia de quantos contos já foram inscritos? 😉

  13. Lucas disse:

    Oi, a coletânea será impressa ou será divulgada em e-book??

  14. Lucas disse:

    Oi, a coletânea será impressa ou será divulgada em e-book?

  15. Yasmin disse:

    Sem querer ser chata… mas minha dúvida não foi respondida! Copiarei e colarei aqui XD

    Os personagens, cenários e folclore do meu projeto pertencem a um universo que pretendo desenvolver posteriormente. Digamos que o conto se passa alguns séculos antes da história principal, como a história das Silmarils em relação ao Senhor dos Anéis. Tem problema?
    E vocês vão fazer alguma revisão no conto, caso julguem necessário, ou o texto final é aquele enviado pelo autor?

    Obrigada, desde já!

    • Pode trabalhar um universo seu, sem problemas quanto a isso. Mas é importante que a história submetida tenha começo, meio e fim.

      Os contos passam por edição, preparação e revisão, é um processo completo que conta com a participação do autor para o melhor resultado final.

      🙂

  16. Oi, estou escrevendo meu conto agora e pintou uma dúvida: é válido que os dragões apenas apareçam em corpo (a figura dragão como conhecemos) no final do conto e no desenvolver dele apenas como ovos? Sim, eles são o arco central da história e totalmente ligados aos outros protagonistas, mas no meu contexto, não faz sentido que eles apareçam antes. Obrigada!

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Acredito que é um caso que lembra o da Daenerys de GoT, correto? Sem problemas, os Dragões são tudo, ali. 🙂

      • Isso, é bem parecido, mas eu fiquei preocupada com a questão de o conto ficar parecido com um prólogo de outra história. Por exemplo, os ovos permanecem ovos durante toda a história e apenas quando “estimulados da maneira correta” eles eclodem e aí termina o conto. Quase como o final do primeiro livro das Crônicas. Fica no vácuo o que acontece depois dos ovos eclodirem. É válido? Fiquei com medo de não ser e rolar eliminação antes do prazo. Obrigada de novo e desculpa tantas dúvidas rsrs

  17. neenadanae disse:

    Como um colega acima, já tenho um fragmento de um texto, que seria uma encarnação posterior de um personagem de uma série de livros, que pretendo lançar até 2013.Acontece que na vida anterior de meu “main character”, ele é ninguém menos que São Jorge, logo, sim, tem uma donzela na trama, a princesa Sabra.

    Primeiro, por mais conhecida que seja, e apesar da advertência acima quanto ao tema cavaleiro em armadura brilhante x fera+dama em perigo, mas que contém elementos futuramente a ser aprofundados, poderia ser enviado?

    E segundo, se na publicação de meu livro, já que este é um episódio importante da vida de meu personagem principal, eu poderei não na íntegra, mas fazer referências ao evento, já que ele possuí vívidas memórias além de uma descedência consanguínia do mítico Jorge, ao invés do mártir?Algum problema quanto a exclusividade nesse aspecto?

    att.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      1) Pode sim, o importante é como o autor trabalha os clichês.

      2) Sem problemas que faça referência a uma outra obra do mesmo autor. Só vale ressaltar que o conto submetido deve funcionar sozinho, com começo, meio e fim. Não vale ser um prólogo a uma obra maior se não tiver um fechamento próprio.

      Abraços!

  18. Luciana Franzin disse:

    Olá. Eu terminei o conto e estou revisando, mas ele ficou maior do que o limite de máximo. Não foi muito, e depois da 5º revisão, estou passando cerca de 60 a 70 palavras a mais. Está complicado fazer novas alterações. Tenho mesmo que manter o limite exato?

  19. araujoip disse:

    Posso inscrever mais de um conto (obviamente, sem esperar que mais de um seja escolhido)?

  20. Patricia disse:

    Oi!
    Usei alguns termos esotéricos e achei necessário inserir notas de rodapé, só que isso acabou estrapolando o limite de toques. O texto ainda não passou por revisão final e retalhação, então não sei se conseguirei diminuir os caracteres até o limite, sem retirar as notas… envio o arquivo com ou sem as notas?
    Desculpe a pergunta boba e obrigada pela atenção ^^’

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Mande com as notas, sem problemas. Mas é legal sempre revisar direitinho antes de enviar, esse preparo dos autores conta muito para nós. abraços!

  21. Yasmin disse:

    Os personagens, cenários e folclore do meu projeto pertencem a um universo que pretendo desenvolver posteriormente. Digamos que o conto se passa alguns séculos antes da história principal, como a história das Silmarils em relação ao Senhor dos Anéis. Tem problema?

    E vocês vão fazer alguma revisão no conto, caso julguem necessário, ou o texto final é aquele enviado pelo autor?

  22. Ana Luiza disse:

    Olá,
    Gostaria de saber se o Dragão precisa ser apresentado sob a forma exata de um dragão. Fiz o conto, mas apesar de ser o personagem principal da história, no curto período que ela se desenvolve, ele está sob forma diferente.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Ele deve ser um dragão. Ele pode estar na forma humana, na forma espiritual etc. O importante é como essa “outra forma” é relevante para a história. Um dragão “vestido” de humano agiria como um humano ou como um dragão? Como agiria um dragão? São essas as respostas que queremos ver nos contos. 🙂

  23. Tenho uma duvida quanto a coletânea de Contos de Dragões que vocês estão criando, eu gostaria de enviar um conto que eu já tenho pronto, mas queria saber mais sobre os direitos dessa historia, pois personagens, situações e o próprio mundo serão usados posteriormente em outro livro que pretendo lançar e não necessariamente pela Editora Draco, embora eu também pense em enviar o texto para vocês avaliarem mais tarde é claro.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Olá, Jefferson. Os direitos do conto serão para a edição e publicação na “Dragões – a coletânea”. Contos do Dragão é uma coleção de contos lançados individualmente como e-books single e, apesar dos contos das coletâneas saírem também nela, não há qualquer tipo de exclusividade quanto ao uso de personagens.

      Se aceito, o conto deverá ser exclusivo à Draco para o caso de coletâneas de vários autores — ou seja, você não pode submeter a outra editora que faça uma coletânea de fantasia.

      Abraços e obrigado pelo comentário.

  24. Manuel Alves disse:

    Olá.

    Sou português e gostaria de saber se participação é exclusiva de quem tenha nacionalidade brasileira.

  25. Deivesson Silva de Jesus disse:

    No caso o dragão precisa existir realmente ?Como algo material ?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Pode ser um dragão virtual ou espiritual. O que fará disso uma boa decisão ou não é a sua narrativa, que deve aproveitar bem as características dele.

  26. sergio disse:

    menores de idade podem participar?

  27. Liliana Novais disse:

    Olá,
    Sou Portuguesa, posso também participar?

  28. Malu disse:

    Vocês avaliam grramática/pontuação antes de escolher/publicar?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Com certeza. Um domínio da língua é essencial para se contar uma boa história. Obrigado pelo contato!

  29. 1ª versão do conto está pronta. Agora, reescrevendo e revisando…

  30. Annah Z disse:

    Sou menor de idade. Meus pais terão de assinar por mim caso eu seja uma das selecionadas?

  31. Sílvia disse:

    OLá, gostaria de saber se conto para o público infanto-juvenil pode ser submetido também. Tenho um conto com dragões mas é para crianças.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Pode sim, só tenha em mente que estará em meio a contos mais adultos, com temáticas de violência e erotismo. 🙂

  32. Annah Z disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se há problemas em existir no texto, os gêneros de homoerotismo.
    Não me refiro a relações sexuais dentre casais do mesmo sexo, mas sim de atração, beijos e a formação de um casal do mesmo sexo.
    Obrigada.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Sem problemas. Sempre publicamos textos com relações homoeróticas desde o primeiro livro da Editora Draco (Imaginários 1 e 2). Não julgaremos qualquer texto por sua orientação sexual, mas pela relevância narrativa e boa técnica de texto. Abraços e obrigado pelo seu contato. 😉

  33. Deivesson Silva de Jesus disse:

    O dragão pode ser o antagonista da historia ?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Sim, contanto que seja extremamente importante na história. Ele pode ser um dragão a ser caçado, por exemplo, mas não pode aparecer só no final como o “chefão de fase”. 😉 Tem que haver uma relação bacana entre o ser caçado e o herói. Claro que isso é só um exemplo, o importante é pensarmos nos personagens.

  34. Yasmin disse:

    Tem alguma exigência para a fonte? Ou só importa se os negritos e itálicos já estiverem aplicados?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      A fonte não tem problemas. Mas é importante que o autor tenha cuidado com negritos e itálicos aplicados. Obrigado pelo contato!

  35. Olá! Tenho uma dúvida pequenininha e boba (mas ainda sim uma dúvida); tem alguma restrição quanto a cenas de violência no conto? Porque né… são dragões, eles não são propícios a serem coloridos e esbanjar carinho e açúcar por aí. Não há problemas se existir um pouquinho de… crueldade e sangue?

    Obrigada desde já!

  36. Lucas Luciano disse:

    Posso usar personagens meus que mais para frente usarei em outros livros próprios??

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Sem problemas. Mas o conto necessita ter começo, meio e fim. Não pode ser um prelúdio para uma futura obra do autor. Abraços!

  37. César disse:

    Fiz uma pergunta mas não apareceu aqui…
    Queria saber como vai funcionar a tiragem, se os escolhidos terão que adquirir alguma quantidade de livros, qual um valor estimado, etc… Obrigado

  38. Ebert Vieira disse:

    Mas se o meu texto não tiver tais palavras para dar ênfase ou citações haverá algum problema? Grato.

    • Não, Ebert, não terá qualquer problema. Ênfases e citações, assim como usar itálicos e negritos são recursos que o escritor tem pra valorizar ou conduzir sua narrativa. Não há obrigação nenhuma de usar ou não, varia de autor para autor.

      Não se preocupe ou se prenda a isso.

  39. Aniely disse:

    Tenho uma duvida? Pode ter homoerotismo na historia? Mas, não estou dizendo algo com ocenas de sexo, estou falando de beijos entre pessoas do mesmo sexo… Pode?

  40. Leonardo disse:

    Desculpe-me perguntar isso aqui,mas a submissão de contos do Rei Artur já tem uma data limite?

  41. sustanon disse:

    É realmente uma peça legal e útil de informação. Estou satisfeito que você compartilhou essa informação útil com a gente. Por favor, fique-nos informados como este. Obrigado por partilhá-lo no blog.editoradraco.com

  42. Claúdia disse:

    Há alguma restrição importante?
    O texto pode ser dividido em capítulos né?
    Obrigada!

    • Cirilo S. Lemos disse:

      Sim, o texto pode ser dividido em capítulos, Cláudia. Mas é imprescindível que esteja dentro do tamanho pedido pelo guia de submissão, não esqueça.

  43. josé roberto disse:

    DRagões! Ho megas ho draco! ou algo assim..

  44. Derance disse:

    Um autor pode submeter mais de um conto?

    Agradeço desde já.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Pode sim, mas leremos apenas um conto por autor até que a seleção tenha lido todos os participantes. Só então leremos um segundo do mesmo autor. POrtanto, é melhor mandar um só bem caprichado. 🙂

  45. Ebert Vieira disse:

    Olá. Estou com uma dúvida sobre o formato que os contos devem ser entregues: “Contos salvos em textos com formatações de itálicos e negritos já aplicados, .RTF ou .DOC”. Não entendei direito… É para ser enviado em itálico ou negrito?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      itálico e negrito é o que você aplica em certas palavras para dar ênfase ou para mostrar uma citação. O seu texto deve ter isso tudo já resolvido e salvado em .DOC, formato compatível com Microsoft Word e similares. Abraços!

  46. Bruna Reis disse:

    Nossa, que ideia legal. Adoro dragões, vou tentar escrever algo e mandar XD
    Beijos
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br/

  47. Andrew Snake disse:

    Queria ter tempo pra participar… poderia utilizar o cenário que eu já tenho pronto pra outras histórias…
    Mas a faculdade ocupa muito do meu tempo >.>

    Anyway, adorei a ideia!

  48. Ficou claro que deve ter um dragão no conto sendo protagonista ou não,mas podemos ter personagens que não sejam dragões?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Pode sim, contanto que o dragão seja determinante na vida dessa pessoa. Como o caso da Daenerys do Game of Thrones, por exemplo. Obrigado pelo contato!

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Sim, pode haver personagens humanos ou de outras raças e espécies.

  49. César disse:

    Como vai funcionar com a tiragem dos livros? Os autores terão que adquirir/vender alguma quantidade de livros? Qual o preço estimado para esses livros? É preciso mandar uma biografia do autor?
    Abraço

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Não há aquisição obrigatória de autores. A editora escolhe os melhores contos, fecha em contrato o direito de publicação na antologia e no formato digital e o autor receberá porcentagem da capa sobre as vendas. Não precisa de biografia, só o conto! O formato .DOC ou .RTF são formatos compatíveis com o Office da Microsoft e outros do gênero.

  50. Joe de Lima disse:

    O protagonista do conto deve ser um dragão?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Se não for o protagonista propriamente dito, ele deve estar diretamente ligado ao protagonista. Pode ser o pai, um amigo, a montaria, o mestre…

  51. Daniel disse:

    Já estou bolando algo por aqui enquanto aguardo o resultado sobre a coletânea de mitologia brasileira

  52. Erick Santos disse:

    Bonito os lápis dele. 🙂

  53. V. Vitali disse:

    Legal, já tenho uma idéia. 🙂

  54. Ana Carolina disse:

    Dúvida meio boba mas válida: os dragões tem de ser protagonistas ou podemos contar a história sob a perspectiva de outra criatura, mas tendo o dragão como centro?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Acho que a sua definição é bem precisa: o importante é que os dragões sejam o centro da história a ser contada, não necessariamente o único protagonista direto da narrativa.