Draco na 20ª Festa do Livro da USP
novembro 20, 2018
Viva, Poe!
dezembro 2, 2018

Prêmio Argos 2018 – mesas com a participação dos Dragões

Ficção e Fantasia como Instrumentos de Divulgação Científica

Carlos Orsi, escritor e jornalista especializado em divulgação da ciência. Duas vezes vencedor do Prêmio Argos na categoria “melhor conto”, pelos contos “Clitoridectomia” (Argos 2015) e “No vácuo você pode ouvir o espaço gritar (Argos 2013)”.

Lidia Zuin, jornalista, mestre em semiótica, doutoranda em Artes Visuais pela UNICAMP, futuróloga, Head do núcleo de inovação e futurismo da UP Lab, pesquisadora, editora do blog e curadora de notícias da newsletter UP Future Sight. .

Mediação: Cristina Lasaitis tem duas graduações: Biomedicina (UNIFESP) e Editoração (USP). Mestrado em psicobiologia pela UNIFESP. Autora da coletânea de contos de ficção científica e fantasia Fábulas do Tempo e da Eternidade (2008), e foi co-organizadora da série de antologias A Fantástica Literatura Queer (2011-2012), publicadas pela Tarja Editorial.

Dia 01/12, às 11h.

Transumanismo: desafios éticos

Edgar Smaniotto, filósofo, mestre e doutor em Ciências Sociais. Como pesquisador, trabalha com educação, transumanismo, literatura especulativa, filosofia da astrobiologia e da astronáutica, e antropologia da ficção científica. Colunista da coleção de livros Perry Rhodan e autor do livro “A Fantástica Viagem Imaginária de Augusto Emílio Zaluar: ensaio sobre a representação do outro na antropologia e na ficção científica brasileira” (Corifeu, 2007).

Alexey Dodsworth, mestre em Filosofia, doutorando em regime de duplo título em Filosofia nas universidades de São Paulo e Veneza, onde pesquisa sobre transumanismo e ética. Escritor e roteirista de ficção científica e fantasia, é autor de Dezoito de Escorpião, O Esplendor e “Extemporâneo”, além de roteirista de quadrinhos de horror. Recebeu o Prêmio Argos duas vezes, em 2015 e 2017, na categoria “melhor romance”.

Antonio Fernando Stanziani, psicólogo e engenheiro. Mestre em Ciências da Religião – PUC-SP, Psicologia Analítica (Jung) pelo INST SEDES SAPIENTIAE SP. Consultor em desenvolvimento humano, qualidade e ética organizacional. Professor universitário de Psicologia e Ética. Ministrou aulas de Ética em cursos de pós-graduação – FIA, FECAP, FIPECAFI, EINSTEIN e UNIP – SP. Membro por três anos do Comitê de Ética da FNQ. Palestrante, professor/coordenador e conselheiro da Associação Palas Athena.

Dia 01/12, às 14h.

Publicações de fantasia: caminhos possíveis

Você curte escrever ficção? Roteiros de quadrinhos? Ama fantasia e ficção científica? Então venha bater papo com estas feras:

Raphael Fernandes é roteirista e editor da Editora Draco. Foi editor da Revista MAD por nove anos, mas isso não o impediu de ganhar o Prêmio HQMIX muitas vezes. Seus principais quadrinhos são “Ditadura No Ar“, “O Despertar de Cthulhu“, “Demônios da Goetia em quadrinhos“, “Delirium Tremens de Edgar Allan Poe“, “A Teia Escarlate” e a série de ação “Apagão“, que mostra São Paulo dominada por gangues após um blecaute. Além disso, ele é um historiador formado pela USP e um tarólogo formado pelo universo.

Priscilla Lhacer é a comandante e editora da Presságio Editora, idealizadora da coleção de fantasia “Infinitos Mundos”, que foi patrocinada pelo Programa de Apoio à Cultura do Estado de São Paulo (Proac). Priscilla é também a idealizadora e realizadora da Casa Fantástica, a primeira casa totalmente dedicada à fantasia na FLIP. Priscilla é economista formada pela USP, e tem mestrado em Economia pela mesma instituição. E, vejam que coisa: ela também joga tarô!

A mediação é da poderosa Camila Fernandes. Camila é escritora, tradutora, preparadora e revisora de textos. De 2005 a 2013, publicou contos em coletâneas de fantasia, ficção científica e terror. Autora de “Reino das Névoas — contos de fadas para adultos” (Tarja, 2011), “Contos Sombrios” (Dandelion, 2017 – que, aliás, concorre ao Prêmio Argos este ano!) e “A Noite Não Me Deixa Dormir” (Dandelion, 2018), ganhou o Prêmio Hydra de Literatura Fantástica Brasileira em 2014 e 2015. Escreve no blog camilafernandes.wordpress.com

Dia 01/12, às 15h.

Prêmio Argos 2018

Quando: 01 de dezembro

Onde: Palas Athena – Alameda Lorena, 355 – Jardim Paulista, São Paulo

Página do evento: facebook.com/events/362460531183984

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *