Lançamento do livro Boy’s Love – A Ilha dos Perdidos, de Dana Guedes
agosto 4, 2017
Eduardo Kasse e Raphael Fernandes no MEGA CAF 2017
agosto 14, 2017

Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial – procuramos autores para coletânea de quadrinhos

segunda-guerra-coletaneaNão é à toa que a guerra é um dos quatro cavaleiros do apocalipse. No campo de batalha, grupos de seres humanos entram em conflitos de vida ou morte apenas para resolver questões políticas, disputas de poder e diferenças culturais e/ou religiosa. Enquanto generais decidem as vidas de milhões em verdadeiros jogos de guerra, grandes narrativas são construídas nas diversas frentes de combate.

Quem gosta de cinema, literatura, quadrinhos e qualquer outra forma de contar história, já deve ter notado que dentre todos os conflitos armados a Segunda Guerra Mundial é um dos mais fascinantes. Provavelmente, ela é um dos eventos históricos mais discutidos, retratados e transformados em obras de ficção de toda a história. Os fatores que causam esse encantamento são muitos: mudanças tecnológicas, líderes carismáticos, início da globalização, conflitos ideológicos, vasta documentação disponível, genocídios desumanos, experimentos secretos, espionagem etc.

Por nossa própria paixão por histórias da WWII, estamos abrindo uma seleção para a coletânea de quadrinhos Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial.

Referências:

Estamos procurando histórias que tenham como tema central a Segunda Guerra Mundial, seja em suas causas, efeitos ou resultados. As histórias em quadrinhos devem ser baseadas em fatos históricos, mas podem conter elementos dos gêneros como ficção científica, terror, fantasia e todos os subgêneros e misturas. Ou seja, estamos abertos tanto para histórias de guerra baseadas em relatos reais quanto para narrativas fantásticas usando a Segunda Guerra como cenário.

Apenas lembrando que vemos com bons olhos histórias que sejam contadas do ponto de vista de um personagem brasileiro. Não é algo obrigatório, mas que pode fazer a diferença na escolha de um roteiro. Porém, a nossa prioridade é em ter uma coletânea com diversas visões sobre o evento.

Algumas referências do que esperamos:

Cinema e televisão

Hellboy, A vida é bela, O Trem da Vida, Indiana Jones, Os Meninos do Brasil, O Grande Ditador, O Labirinto de Fauno (não se passa na Segunda Guerra, mas tem o clima certo de fantasia), Comando de Mortos-Vivos (Shock Waves), Nazistas no Centro da Terra, A Lista de Schindler, Band of Brothers, Bastardos Inglórios, O Leitor, O Pianista, A Queda, Casablanca, Túmulo dos Vagalumes, O Resgate do Soldado Ryan, Operação Valquíria, Patton, Capitão América – O Primeiro Vingador, Mestre dos Brinquedos 3, Projeto Filadélfia, The Rocketeer… a lista é infinita.

Quadrinhos

Combate Inglório, Gen Pés Descalços, Maus, Capitão América, Tocha Humana, Namor – O príncipe submarino, Kaputt, Jambocks, Sorge – O Espião, Hellboy, Zero Eterno, World War Wolves, Fubar, Adolf, Onward Towards our Noble Deaths, Giglio, Zion no Koeda, Two-Fisted Tales, O Xerife da Babilônia (outra guerra, mas uma abordagem incrível), Sgt. Fury and His Howling Commandos, Sgt. Rock, Call of Duty – Zombies, O Conflito do Vietnã (novamente uma indicação pela qualidade narrativa), qualquer HQ de guerra do Garth Ennis

Literatura

O Diário de Anne Frank, Dia D – A Batalha pela Normandia, Filhos do Éden – Anjos da Morte, O Brasil na Mira de Hitler, Inferno – O mundo em guerra, Enigmas e Mistérios da Segunda Guerra Mundial, Olga, Tudo o que tenho levo comigo, As mulheres do nazismo, A Guerra Não tem rosto de mulher, História revelada da SS, O pianista de Hitler, HHhH (Himmlers Hirn heiBt Heydrich), As espiãs do Dia D,  … existem milhares de livros sobre o assunto dos mais variados aspectos.

Videogames

Metal Gear (o começo da história data de lá, mas a referência aqui é o uso da história real como pano de fundo para ficção fantástica), Call of Duty, Wolfenstein, Papers Please,  Battlefield, Medal of Honor e muitos outros.

O importante é entender que, independente das suas referências como autor, a presença da Segunda Guerra Mundial deve servir à construção de narrativas fictícias, que podem ser bem pé no chão e/ou narrativas fantásticas. Não se prendam a essas referências, pois nenhuma atende por completo ao tema que criamos (HQs ambientadas na Segunda Guerra Mundial, que podem ter ou não um elemento fantástico).

Poderão participar:

  • Quadrinistas (roteiro + arte);
  • Duplas de criação (roteiristas + ilustradores);
  • Artistas solo (ilustradores ou roteiristas) – encaixaremos os ilustradores com os roteiristas de acordo com as suas características.

Idade mínima:

Não existe idade mínima, porém menores de idade deverão ter o contrato assinado pelos responsáveis legais.

Sobre os materiais para avaliação:

Nosso foco é nas histórias inéditas e que não sejam séries que já estejam publicadas na web. Temos como objetivo construir as histórias em conjunto com os autores, buscando profissionalismo e qualidade.

Não há preconceitos com estilos. Assim como esperamos roteiros bem narrados e diversificados, também aceitamos traços de todos os tipos. Dos mangás aos europeus, passando pelos heroicos comics estadunidenses. Ou nada disso, uma proposta única e típica dos brasileiros desbravando o universo das artes sequenciais. O formato do álbum é 17 x 24 cm e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21 cm, ou seja, as margens são de 1,5 cm em todos os lados. As histórias serão COLORIDAS, isso quer dizer que todas as cores estão liberadas, mas o bom uso delas é importante fator narrativo e artístico.

Atenção! Todas as histórias começam em uma página ímpar e terminam em uma página par. Por isso programe páginas duplas ou cenas de impacto com isso em mente.

As histórias do álbum são para um público adulto, portanto nudez e violência são permitidas, desde que façam parte do contexto e não sirvam simplesmente para chamar atenção.

Isso não é um concurso, mas uma seleção do que melhor atender aos interesses editoriais da Editora Draco.

A coletânea terá 168 páginas, com 8 histórias de 20 páginas coloridas. Isso mesmo, o álbum todo será em COLORIDO. A publicação terá o formato de álbuns para livrarias, ou seja, a ideia não é a distribuição em bancas, mas nas grandes redes de livrarias ou casas especializadas. E o prazo de entrega vai até 6 de novembro de 2017.
E-mail para envio das submissões: dracomicsbr@gmail.com

Senta a Púa!!!!!!

tiu draco

Resumo

Antologia: Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial

Organizador: Raphael Fernandes

Conteúdo: Histórias e ilustrações sobre a Segunda Guerra Mundial dos mais diversos gêneros (pode misturar terror com fantasia, sci-fi, new weird, steampunk, história alternativa, cyberpunk, policial ou mesmo fazer uma baita drama baseado em fatos reais).

Formato da submissão: Envie a sua submissão por e-mail dracomicsbr@gmail.com em PDF ou imagens em JPG coloridas (no mínimo 150 dpi para avaliação e 300 dpi caso seja aprovado) com o assunto [Segunda Guerra]. Trabalhos aprovados terão orientação da EDITORA para fechamento de arquivos para a impressão em 4 cores.

PRAZO DE ENTREGA: 06 de novembro de 2017.

Modo de envio:

QUADRINHOS: As páginas de quadrinhos da Draco têm a medida de 17 x 24 cm e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21 cm, ou seja, as margens são de 1,5 cm em todos os lados. 4 cores.

ROTEIRO: As páginas de roteiro deverão ter indicação de Quadro e Balão de acordo com a sua ordem de leitura. Ex.:

Página 1

Quadro 1: Personagem lendo na internet como enviar um mangá para a editora Draco

(Personagem) Balão 1 – Ah, é assim que mando o material!

No seu email deve conter:

Se for roteirista:

Sinopse de um parágrafo e resumo da história (contando tudo o que acontece, não um texto que instigue a leitura). E roteiro completo que resulte em 20 páginas no resultado final. Ou seja, o roteiro é para produção de 20 páginas de HQs desenhadas. O roteiro deve ter formatação com indicações de balões e personagens aos quais se referem.

Se for desenhista:

Link para seu portfólio (podem ser algumas páginas de amostra). Posteriormente, caso esteja pré-selecionado, vamos pedir um teste com algum roteiro aprovado.

Se for uma dupla ou um artista que escreva e desenhe:

O roteiro completo, mais três páginas coloridas finalizadas, acompanhadas de um link de portfólio atualizado de seu trabalho como desenhista.

Arquivos Secretos Segunda Guerra  Mundial  – Roteiros, portfólio e artes até 6 de novembro de 2017.

Só pra deixar claro: se você só desenha, envie portfólio até a data acima; se apenas escreve, o roteiro deve ser entregue até a data; e se faz ou fazem ambos, mandem roteiro, artes e portfólio até a data final.

Contrato e pagamento de direitos autorais: Autores e organizadores receberão 15 exemplares por história (ou 8 para cada participante da dupla) ou porcentagem de 15% do faturamento líquido das vendas dividida entre as 08 histórias (total de 1,9% do faturamento líquido) a serem acertados anualmente. Além disso, os autores têm sempre desconto de 40% para adquirir exemplares e revendê-los, caso queiram. Como todas as coletâneas da Editora Draco, não há cobrança nem obrigação de aquisição de exemplares aos autores.

Participe e faça parte da editora que é obcecada pelos talentos brasileiros e suas obras originais.

#DracoSpirit

 

Raphael Fernandes
Raphael Fernandes
é o editor de quadrinhos da Draco.

64 Comments

  1. Quando e como os participantes serão informados das obras escolhidas para o projeto?

  2. Belo Projeto que tomei conhecimento através do meu Amigo Quim Thrussel! Já estou Divulgando pelos Grupos! Acho que seria interessante incluir uma Matéria sobre os Quadrinhos de Guerra principalmente os Brasileiros!

  3. Eduardo Maia disse:

    Boa noite. Gostaria de saber se é permitido se inscrever uma dupla para fazer apenas roteiro. Obrigado.

  4. David Fernandes disse:

    Ola,

    Qual o posicionamento quanto a storyboards? Podem acompanhar o roteiro? A critério do roteirista?

  5. Pedro H de Souza disse:

    Primeiramente parabéns pela iniciativa, tenho certeza que isso abrirá portas para muitos escritores novos
    Porém tenho algumas dúvidas, em uma parte do texto diz que a história tem que ser SOBRE segunda guerra mundial, e na outra, que seria AMBIENTADO no conflito, então minha dúvida é: Eu posso fazer uma história nos dias de hoje, mas completamente guiada por fatos da Segunda Guerra? A outra dúvida: Posso enviar mais de um roteiro, tenho várias ideias e provavelmente enviarei mais de um, eu serei desclassificado por fazer isso? Eu entendo que caso eu for selecionado irão publicar somente um, porém eu posso mandar mais de um? E a última, desculpe se for uma pergunta um pouco idiota mas, para qual email devo mandar o roteiro?

  6. Roan de Sousa disse:

    Olá.
    Desejo saber se a sinopse e o roteiro pedidos no caso de candidatura para roteirista devem ser enviados no mesmo arquivo PDF ou em arquivos separados.
    Grato.

  7. William Queiroz disse:

    A formatação que o roteiro deve ter é a dada no exemplo abaixo?

    “Página 1

    Quadro 1: Personagem lendo na internet como enviar um mangá para a editora Draco

    (Personagem) Balão 1 – Ah, é assim que mando o material!”

  8. Chico Silverio disse:

    A obra enviada só dá direito a Draco editora para esta publicação especifica ou não? A obra continua sendo de minha propriedade intelectual me permitindo a divulgar e publicar ela posteriormente, ou há restrições?

  9. T. Leal disse:

    Uma coisa que não entendi: eu tenho que mandar a estória pronta?
    Por exemplo… a seleção vai até 6 de novembro, até essa data eu tenho que mandar tudo pronto e vocês avaliam se entra ou não, é isso?

  10. Matheus Polito Monteiro disse:

    Gostaria de saber, se o roteiro for finalizado antes do prazo, não há problemas em enviá-lo antes do dia 6 de Novembro certo?

  11. João Victor Alves dos Santos disse:

    Boa noite Editora Draco.
    Queria sanar uma dúvida, existe um limite de historias diferentes (obviamente dentro das especificações estipuladas) que um artista pode apresentar?
    Agradeço a atenção e aguardo resposta
    J.V. Santos

  12. William disse:

    É o obrigatório ser colorido?

  13. Jimmy disse:

    Vocês tem um tipo de fonte e tamanho (de fonte) de preferência ou fica à vontade do artista?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      temos sim, mandamos os templates para todos os selecionados com todas as guias para a execução. Para a apresentação do trabalho, pode seguir as indicações do post que serão suficientes para a avaliação.

  14. Laice Cardoso disse:

    Quanto a esse trecho:
    “Contrato e pagamento de direitos autorais: Autores e organizadores receberão 15 exemplares por história (ou 8 para cada participante da dupla) ou porcentagem de 15% do faturamento líquido das vendas dividida entre as 08 histórias (total de 1,9% do faturamento líquido) a serem acertados anualmente”

    Isso quer dizer que OU recebemos porcentagem OU os exemplares, ou então é um caso de compensação em conjunto?

  15. Alex disse:

    A margem padrão de 1,5cm em todos os lados pode ser estourada, caso a arte vá até o limite da folha, ou seja de página dupla, correto?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Pode estourar, sim. Sangrias são bem-vindas e incentivadas, pense nas margens como limites onde todos os elementos narrativos devem estar preservados. Ou seja, nada de textos ou desenhos importantes para o entendimento invadindo esses espaços.

  16. Atrancy disse:

    Qual a faixa etária do quadrinho? É permitido temas para maiores de 18 anos? 🙂

  17. Ivan disse:

    Me interessei, mas fiquei com dúvida.
    Resumidamente é para fazer somente 20 páginas, mas é para criar uma história inteira de 20 páginas ou pode deixá-la incompleta para ser “finalizada” depois?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Uma história de 20 páginas com começo, meio e fim. Não serão selecionadas histórias que sejam prólogos ou trechos de algo maior se o roteiro não funcionar por si só.

  18. Luís Oliveira disse:

    Gostaria de saber, o limite de roteiros enviados por pessoa/dupla é um ou é ilimitado?

  19. vitor disse:

    Olá, gostaria de saber, se pode ser enviado mais de um roteiro por pessoa? Pois tenho “algumas” ideias, e gostaria de enviar todas. Desde já agradeço ^^.

  20. William Queiroz disse:

    No texto diz que “Autores e organizadores receberão 15 exemplares por história (ou 8 para cada participante da dupla) ou porcentagem de 15% do faturamento líquido das vendas dividida entre as 08 histórias (total de 1,9% do faturamento líquido) a serem acertados anualmente.”

    Então o participante tem que escolher se recebe os exemplares “OU” parte do faturamento da vendas? ou ele vai receber os exemplares mais parte do faturamento das vendas?

  21. Carlos disse:

    Teria algum arquivo em PDF do formato dá página?

  22. Rafael Sam disse:

    Sou ilustrador e quadrinista e tenho um amogo que escreve roteiros quando terminamos a história eu teria que mandar arte e a história dele por um mesmo email?

  23. mauricio disse:

    sou desenhista e gostaria de saber como faço para enviar alguns desenhos para avaliação.
    obrigado pela atenção.

  24. soter bentes disse:

    Estou interessado.
    Desenhista.
    Podem enviar o roteiro teste que eu possa ilustrar para que vocês avaliem se estou apto.
    Quanto será pago por pagina para os desenhista? Haverá algum contrato?
    Obrigado pela oportunidade.

  25. José m . Cruz ( josh) disse:

    Olá pessoal , tudo bem… gostaria de saber se para avaliação tem que enviar uma história ilustrada sobre a segunda guerra ou serve ilustrações que estou produzindo em parceria com um amigo que é roteirista. Obrigado!

    • Raphael Fernandes disse:

      Está tudo no texto acima. Se você quer participar com alguém, deve fazer um roteiro completo de 20 páginas e entregar 3 dessas páginas desenhadas.

  26. João disse:

    Ola Editora Draco eu achei muito legal a oportunidade mais não entendi o tipo de material que é para usar para fazer as histórias como proceder?

    • Raphael Fernandes disse:

      Você pode usar o material que quiser, mas só vamos aceitar inscrições de material já em arquivo digital. Ou seja, se fizer no papel, a digitalização dele é por sua conta.

  27. Ericles Santos disse:

    ola editora Draco. Não sou roteirista e nem possuo alguma experiência como tal, desta forma nao possuo uma historia completa apenas um argumento de terror, que nao sei se encaixaria no que voces querem, mas se for do agrado trabalhar a historia por tras do argumento ficaria feliz em poder dividir com voces essa historia. agradeço a atenção

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Para avaliação, infelizmente precisaremos pedir que você transforme isso em um roteiro de quadrinhos de 20 páginas, conforme as regras. Abraços!

  28. Moacir Muniz disse:

    Ola, gostaria de saber se havera remuneração por preço de pagina para desenhistas nesse projeto.

  29. Angelo Accetta Vieira disse:

    Olá!! Gostaria de informar que adorei a proposta! Acho muito bom que essa possibilidade seja dada a artistas novos, e agradeço muito pela oportunidade!!

  30. Guthem disse:

    Sobre pagamento. As 15 edições são PARTE do pagamento, OU os artistas têm de vender e repassar uma porcentagem à editora?

    Se preferirem responder inbox, tenho o Raphael no face
    > fb.com/guthemberg.pereirasantos

  31. Elton Lins disse:

    Eu vou ser roteirista, e desenhista, vou tenta fazer o máximo de folhas que puder, só não gostei da parte colorida, pq meu estilo é em mangá

  32. Marcio Alessandro da Silva Silveira disse:

    Bleza,agora é hora d iniciar uma história da guerra.

  33. Wallace disse:

    Wow, muito bom hein!

    Pessoal, a quantas anda aquela coletânea de Hip Hop? Já escolheram os artistas ou ainda tá podendo produzir e enviar?

    Abçs.

  34. Michel gomes disse:

    Olá ,vi seu poste no face uma amiga me indicou ,sou desenhista ,já trabalhei em alguns lançamentos da ediouro ,gostei muito da ideias e referências de vcs espero q tenha uma chance pra mim , obgd

  35. Marcelo Nobre disse:

    Quero participar desse projeto, ja tenho um roteirista, ele escreve e eu rabisco!

  36. Eduardo Barbosa disse:

    Olá! Gostaria de um esclarecimento. Fiquei confuso na seguinte parte:
    “Só pra deixar claro: se você só desenha, envie portfólio até a data acima; se apenas escreve, o roteiro deve ser entregue até a data; e se faz ou fazem ambos, mandem roteiro, artes e portfólio até a data final.”
    Qual seria essa “data acima”? Só vi uma data no texto: 6 de novembro, que no meu entender é a data final. Sendo assim, qual é a data de entrega APENAS de quem desenha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *