Solarpunk tem os direitos da publicação em inglês adquiridos pela World Weaver Press
abril 24, 2017
Crônicas de Atlântida – o tabuleiro dos deuses no Kindle for Samsung
maio 4, 2017

Delirium Tremens de Edgar Allan Poe – Coletânea de Quadrinhos – Guia para recebimento de trabalhos

images (1)

Coletânea fará adaptações de Edgar Allan Poe em quadrinhos

“Eu me tornei insano, com longos intervalos de uma sanidade horrível.”

–Edgar Allan Poe

Atendendo aos pedidos para que nós fizéssemos uma “coletânea do Edgar Allan Poe em preto, branco e azul”, nós topamos o desafio! Porém, do nosso jeito! Que tal uma publicação com quadrinhos totalmente coloridos baseados na obra do velho Poe, mas priorizando sempre uma nova roupagem e com uma pegada mais PESADA no horror?

Buscamos histórias baseadas na obra de verso e prosa do mestre da literatura norte-americana Edgar Allan Poe, mas misturando com a nova pegada de horror. Ou seja, não queremos adaptações fiéis, apenas novas roupagens mais assustadoras e macabras, já com influências das novas expressões do gênero de nomes como David Cronenberg, Clive Barker, Stephen King, Takashi Miike, etc. Tudo sem perder aquela influência da subcultura gótica!

Outra diferença é que você pode misturar com outros gêneros e subgêneros como ficção científica, fantasia, cyberpunk, steampunk, new weird, etc. Sem falar que pode ambientar a história no Brasil, trazendo mais elementos pros leitores se identificarem.

 Dessa mistura, nós vamos criar a coletânea DELIRIUM TREMENS DE EDGAR ALLAN POE, que será totalmente colorida. Já que para o mestre uma cor só não basta!

Referências:

Como seriam os contos de Edgar Allan Poe em uma roupagem mais contemporânea e podendo ser ambientadas no Brasil? Tudo isso sem perder sua essência e sempre buscando causar horror em seu leitor! Não esperamos menos do que isso em arrepiantes histórias em quadrinhos com pegada gótica.

Você pode construir uma HQ de zumbis, um terror no espaço, uma disputa entre traficantes, uma história de fantasmas… o inferno é o limite! Só não pode esquecer de escrever usando como base algum dos trabalhos do mestre Poe. O ideal é que escolha um conto ou poesia para desenvolver em cima dele, para que os leitores possam identificar o ponto de partida. Evite histórias protagonizadas pelo próprio autor, é um clichê que já cansou e nós vamos priorizar quem atender a esse pedido.

Algumas referências do que esperamos:

 Cinema e televisão

Dois Olhos Satânicos (George A. Romero e Dario Argento) , Festim Diabólico (Alfred Hitchcock), Lunacy (Jan Svankmajer), La Herancia de Valdemar (José Luis Alemán), O Corvo (Alex Proyas, com Brandon Lee), O Gato Preto (Stuart Gordon, em Mestres do Terror), Contos do Edgar (série nacional), além de todos os filmes clássicos que adaptam o trabalho do mestre (em especial com Vincent Price, Boris Karloff e Bela Lugosi).

Quadrinhos

Edgar Allan Poe’s Spirits of the Dead (de Richard Corben), Tales from the Crypt, The Raven and Other Stories by Edgar Allan Poe (de Sam Kieth), Dupin (de Leandro Melite), A Queda da Casa de Usher (de P. Craig Russel e Jay Geldhof).

Literatura

Toda a obra de Edgar Allan Poe.

O importante é entender que, independente das suas referências como autor, a presença de alguma obra de Edgar Allan Poe deve servir à construção da narrativa de horror. Não se prendam a essas referências, pois nenhuma atende por completo ao tema que criamos (HQs com pegada contemporânea inspiradas na obra de Edgar Allan Poe, buscando o horror com influência gótica).

Poderão participar:

  • Quadrinistas (roteiro + arte);
  • Duplas de criação (roteiristas + ilustradores);
  • Artistas solo (ilustradores ou roteiristas) – encaixaremos os ilustradores com os roteiristas de acordo com as suas características.

Idade mínima:

Não existe idade mínima, porém menores de idade deverão ter o contrato assinado pelos responsáveis legais.

Sobre os materiais para avaliação

Os roteiros e artes devem trabalhar elementos da obra de Edgar Allan Poe, como apresentados em sua obra original. Recomendamos que a pesquisa passe tanto por obras famosas quanto obscuras do autor. Como não pretendemos publicar apenas adaptações de O Corvo, Gato Preto e outras obras conhecidas, a escolha de algo diferente e uma abordagem realmente inovadora e atraente para o público brasileiro será nossa preferência na seleção. Queremos histórias em quadrinhos assustadoras e que respeitem o legado do mestre Poe.

Preferimos que as histórias se passem no Brasil, mas não vemos problemas em outros ambientes desde que a trama justifique essa localização.

Nosso foco é nas histórias inéditas e que não sejam séries que já estejam publicadas na web. Nosso objetivo é construir as histórias em conjunto com os autores, buscando profissionalismo e qualidade.

Não há preconceitos com estilos. Assim como esperamos roteiros bem narrados e diversificados, também aceitamos traços de todos os tipos. Dos mangás (Junji Ito) aos europeus (Dylan Dog) aos heroicos comics estadunidenses (Vertigo e nova Image). Ou nada disso, uma proposta única e típica dos brasileiros desbravando o universo das artes sequenciais. O formato do álbum é 17 x 24 cm e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21 cm, ou seja, as margens são de 1,5 cm em todos os lados. As histórias serão COLORIDAS, isso quer dizer que todas as cores estão todas liberadas, mas o bom uso delas é importante fator narrativo e artístico.

Atenção! Todas as histórias começam em uma página ímpar e terminam em uma página par. Por isso programe páginas duplas ou cenas de impacto com isso em mente.

As histórias do álbum são para um público adulto, portanto nudez e violência são permitidos, desde que façam parte do contexto e não sirvam simplesmente para chamar atenção.

Isso não é um concurso, mas uma seleção do que melhor atender aos interesses editoriais da Editora Draco.

A coletânea terá 168 páginas, com 8 histórias de 20 páginas coloridas. Isso mesmo, o álbum todo será em COLORIDO. A publicação terá o formato de álbuns para livrarias, ou seja, a ideia não é a distribuição em bancas, mas nas grandes redes de livrarias ou casas especializadas. E o prazo de entrega vai até 6 de setembro de 2017.

E-mail para envio das submissões: dracomicsbr@gmail.com

83342

Resumo

Antologia: Delirium Tremens de Edgar Allan Poe

Organizador: Raphael Fernandes

Conteúdo: Histórias e ilustrações do gênero terror e de gêneros correlatos (pode misturar terror com fantasia, sci-fi, new weird, steampunk, história alternativa, cyberpunk, policial etc.), mas desde que relacionados com a obra de Edgar Allan Poe.

Formato da submissão: Envie a sua submissão por e-mail dracomicsbr@gmail.com em PDF ou imagens em JPG coloridas (no mínimo 150 dpi para avaliação e 300 dpi caso seja aprovado) com o assunto [Poe]. Trabalhos aprovados terão orientação da EDITORA para fechamento de arquivos para a impressão em 4 cores.

PRAZO DE ENTREGA: 06 de setembro de 2017.

Modo de envio:

QUADRINHOS: As páginas de quadrinhos da Draco têm a medida de 17 x 24 cm e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21 cm, ou seja, as margens são de 1,5 cm em todos os lados. 4 cores.

ROTEIRO: As páginas de roteiro deverão ter indicação de Quadro e Balão de acordo com a sua ordem de leitura. Ex.:

Página 1

Quadro 1: Personagem lendo na internet como enviar um mangá para a editora Draco

(Personagem) Balão 1 – Ah, é assim que mando o material!

No seu email deve conter:

Se for roteirista:

Sinopse de um parágrafo e resumo da história (contando tudo o que acontece, não um texto que instigue a leitura). E roteiro completo que resulte em 20 páginas no resultado final. Ou seja, o roteiro é para produção de 20 páginas de HQs desenhadas. O roteiro deve ter formatação com indicações de balões e personagens aos quais se referem.

Se for desenhista:

Link para seu portfólio (podem ser algumas páginas de amostra). Posteriormente, caso esteja pré-selecionado, vamos pedir um teste com algum roteiro aprovado.

Se for uma dupla ou um artista que escreva e desenhe:

O roteiro completo, mais três páginas coloridas finalizadas, acompanhadas de um link de portfólio atualizado de seu trabalho como desenhista.

Delirium Tremens de Edgar Allan Poe  – Roteiros, portfólio e artes até 6 de setembro 2017. Só pra deixar claro: se você só desenha, envie portfólio até a data acima; se apenas escreve, o roteiro deve ser entregue até a data; e se faz ou fazem ambos, mandem roteiro, artes e portfólio até a data final.

Contrato e pagamento de direitos autorais: Autores e organizadores receberão 15 exemplares por história (ou 8 para cada participante da dupla) ou porcentagem de 15% do faturamento líquido das vendas dividida entre as 08 histórias (total de 1,9% do faturamento líquido) a serem acertados anualmente. Além disso, os autores têm sempre desconto de 40% para adquirir exemplares e revendê-los, caso queiram. Como todas as coletâneas da Editora Draco, não há cobrança nem obrigação de aquisição de exemplares aos autores.

Participe e faça parte da editora que é obcecada pelos talentos brasileiros e suas obras originais.

#DracoSpirit

11 Comments

  1. Kayro Rocha disse:

    Olá! Vocês têm alguma previsão da data que vai sair o resultado da seleção? Acho que nos próximos concursos, essa data poderia estar já definida. Abraços.

  2. Bom dia Raphael, quando vocês creem que sairá o resultado das histórias selecionadas? Abç.

  3. Emerson disse:

    Alguma chance da data final ser prorrogada?

  4. Lucas Machado disse:

    Junto com o e-mail, deve ser enviado o nome do conto que serviu como ponto de partida para a história?

  5. Sabrina Lopes disse:

    Só um lembrete para atentar às traduções, a maioria delas não é de domínio público. Dependendo do uso, é importante evitar plágio.

  6. joseph bruno disse:

    No caso de mais de duas pessoas envolvidas, caso de coloristas, como fica?

  7. Julian disse:

    Olá! Tenho uma dúvida….Podemos enviar até quantas histórias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *