Draco na FIQ 2015
novembro 5, 2015
O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos – Guia para submissão de trabalhos
novembro 18, 2015

Space Opera em Quadrinhos – Guia para submissão de trabalhos

nave

Quem gosta de aventuras no espaço, impérios galáticos, rebeliões interplanetárias, intrigas grandiosas, alienígenas abissais e feitos épicos, já tem onde publicar suas histórias em quadrinhos. Com a forte retomada das histórias de ficção científica no cinema (sim, eu falo do novo Star Wars, Guardiões da Galáxia, o reboot do Star Trek e por aí vai…), a Draco vai ampliar sua consagrada série literária do subgênero, Space Opera. Só que agora em quadrinhos!

Buscamos quadrinhos no mesmo clima de clássicos do subgênero, como os filmes Star Wars, Prometheus e Tropas Estelares; as séries de TV Battlestar Galactica, Knights of Sidonia, Jornada nas Estrelas e Babylon 5; os livros Fundação, de Isaac Asimov; O Jogo do Exterminador, de Orson Scott Card; Duna, de Frank Herbert e os quadrinhos Dreadstar, de Jim Starlin; Planetes, de Makoto Yukimura; Incal, de Moebius e Jodorowsky e Saga, de Brian K. Vaughan e Fiona Staples.

Três formas de participar:

  • Quadrinistas – Para aqueles que escrevem e desenham.
  • Duplas de criação – Roteiristas e desenhistas que trabalham juntos.
  • Artistas solo – Roteiristas ou desenhistas que querem participar com alguém que também vamos selecionar, encaixaremos os ilustradores com os roteiristas de acordo com as suas características.

Sobre os materiais para avaliação

A história deve ser do subgênero Space Opera que é conhecido pelas tramas no espaço envolvendo planetas, luas, impérios galácticos, repúblicas planetárias, federações e/ou organizações industriais, comerciais, filantrópicas, e demais características típicas. Lembrando que queremos encontrar uma diversidade de abordagens, podendo somar outros gêneros no tempero, como terror, fantasia, história alternativa etc. o.

É importante frisar: não estamos procurando fanfics, nem qualquer outro texto que utilize cenários e universos ficcionais já conhecidos do público, cujos direitos autorais não pertençam ao autor.

Não há preconceitos com estilos. Assim como esperamos roteiros bem narrados e diversificados, também aceitamos traços de todos os tipos. Dos mangás aos europeus aos heroicos comics estadunidenses. Ou nada disso, uma proposta única e típica dos brasileiros que conquistam o mundo das artes sequenciais. O formato dos álbuns é 17 x 24 cm e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21 cm, ou seja, as margens são de 1,5 cm em todos os lados.

Atenção! Todas as histórias começam em uma página ímpar e terminam em uma página par. Por isso programe páginas duplas ou cenas de impacto com isso em mente.

As histórias do álbum são para um público adulto, portanto nudez e violência são permitidos, desde que façam parte do contexto e não sirvam simplesmente para chamar atenção.

A coletânea terá 168 páginas, com 8 histórias de 20 páginas, em preto e branco. A publicação terá o formato de álbuns para livrarias, ou seja, a ideia não é a distribuição em bancas, mas nas grandes redes de livrarias ou casas especializadas.

Resumo

Antologia: Space Opera em Quadrinhos

Organizador: Raphael Fernandes

Conteúdo: Histórias e ilustrações do subgênero space opera e de gêneros correlatos (pode misturar terror com fantasia, FC, new weird, steampunk, história alternativa, cyberpunk, policial etc.), mas desde que a base sejam as aventuras no espaço.

Formato da submissão: Envie a sua submissão por e-mail editoradraco@gmail.com em PDF ou imagens em JPG feitas nas cores PRETO e BRANCO (no mínimo 150 dpi para avaliação e 300 dpi caso seja aprovado) com o assunto [SPACE OPERA HQ]. Trabalhos aprovados terão orientação da EDITORA para fechamento de arquivos correto para a impressão em duotone.

No seu email deve conter:

Se for roteirista:

Sinopse e resumo da história (contando tudo o que acontece, não um texto que instigue a leitura). E roteiro completo que resulte em 20 páginas no resultado final. Ou seja, 20 páginas de HQs desenhadas.

Se for desenhista:

Link com seu portifólio (incluindo algumas páginas de amostra).

Se for uma dupla ou um artista que escreva e desenhe:

O roteiro completo, mais três páginas em preto e branco finalizadas, acompanhadas de um link de portifólio atualizado de seu trabalho como desenhista.

Prazo de entrega dos roteiros prontos: 29 de Fevereiro de 2016.

Prazo de entrega das histórias aceitas prontas: 31 de Agosto de 2016.

Contrato e remuneração: Como todas as coletâneas da Editora Draco, não há cobrança nem obrigação de aquisição de exemplares aos autores. Os autores têm sempre desconto de 40% para adquirir exemplares e revendê-los, caso queiram. Além disso, autores e organizadores receberão 15 exemplares por história (ou 8 para cada participante) como forma de remuneração.

Raphael Fernandes
Raphael Fernandes
é o editor de quadrinhos da Draco.

7 Comments

  1. Willian Penetra disse:

    Senhores, existe uma data para a divulgação dos escolhidos? Obrigado!

  2. Rafael Cancoro disse:

    Bom dia pessoal, gostaria de saber como ou quando sairá o nome de roteiristas aprovados. Obrigado

  3. Rafael Braga disse:

    Olha, eu participei com um roteiro e espero ter me saído bem. Mas independente do resultado, gostaria de agradecer a oportunidade pois o simples fato de estar escrevendo um roteiro com um prazo, uma chance de ser aprovado, já é motivação o suficiente para fazer com que tenhamos que evoluir, tanto no processo, na técnica da escrita, muita coisa mesmo. Bem, como fã de Sci-fi, eu creio que vou apreciar o resultado final de qualquer forma. Parabéns e sigam sempre dando esse incentivo para os escritores!

  4. Cas disse:

    Bom dia.
    Uma curiosidade. Gostariam que junto ao roteiro, fosse enviado o desenho de rascunho para ter uma ideia da separação de quadros? Ou, caso o roteiro seja escolhido, o autor deve combinar com o artista destinado a ele?

    Obrigado .

  5. Rafael Ghiraldelli disse:

    Pessoal da Draco: podem ser trabalhados tons de cinza nas páginas, além do preto e do branco? Ou a ideia é fazer tudo em alto contraste mesmo? Obrigado pela atenção!

  6. Érico disse:

    hã, qto a esse trecho das regras para submissão…:

    “Se for uma dupla ou um artista que escreva e desenhe:
    O roteiro completo, mais três páginas em preto, branco e verde finalizadas, acompanhadas de um link de portifólio atualizado de seu trabalho como desenhista.”

    Agora, “preto, branco e *verde*”?!… Suponho q isso seja apenas um cut-and-paste inocente das regras pra antologia lovecrafteana, certo?

  7. Betir Lopes disse:

    Boa noite,

    Gostaria de saber se os trabalhos que participarão do projeto terão os direitos autorais respeitados ou haverá um Contrato de Cessão de Direitos.

    Betir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *