Space Opera em Quadrinhos – Guia para submissão de trabalhos
novembro 18, 2015
Draco no NewPOP Day 2015
novembro 23, 2015

O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos – Guia para submissão de trabalhos

By Steve Sommers

Com o sucesso de O Rei Amarelo em Quadrinhos, decidimos criar uma linha de antologias de histórias de terror com HQs baseadas em um tema e uma cor. Por isso, a próxima só poderia ser uma mistura de Cthulhu com verde!

As histórias serão baseadas em toda mitologia criada por H. P. Lovecraft, mas com um jeito moderno de escrever horror, como fazem Clive Barker e Stephen King na literatura e David Cronenberg e Takashi Miike no cinema.

Três formas de participar:

  • Quadrinistas (roteiro + arte);
  • Duplas de criação (roteiristas + ilustradores);
  • Artistas solo (ilustradores/roteiristas) – encaixaremos os ilustradores com os roteiristas de acordo com as suas características.

Sobre os materiais para avaliação

A história deve ter como base o universo criado por H. P. Lovecraft envolvendo os diversos Mythos que aparecem em sua obra, que enlouquecem e destroem a vida das pessoas apenas com sua presença doentia. Estaremos interessados especialmente em histórias de terror, mas a qualidade da HQ e a ligação com o conceito são os principais fatores. Histórias sobre Cthulhu são bem-vindas, mas as baseadas em outras criações do mestre serão vistas com maior atenção. É importante frisar: não estamos procurando adaptações da obra original, mas reimaginações ou trabalhos inspirados por ela.

Não há preconceitos com estilos. Assim como esperamos roteiros bem narrados e diversificados, também aceitamos traços de todos os tipos. Dos mangás (Junji Ito) aos europeus (Dylan Dog) aos heroicos comics estadunidenses (Vertigo e nova Image). Ou nada disso, uma proposta única e típica dos brasileiros que conquistam o mundo das artes sequenciais. O formato dos álbuns é 17 x 24 cm e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21 cm, ou seja, as margens são de 1,5 cm em todos os lados.

Atenção! Todas as histórias começam em uma página ímpar e terminam em uma página par. Por isso programe páginas duplas ou cenas de impacto com isso em mente.

As histórias do álbum são para um público adulto, portanto nudez e violência são permitidos, desde que façam parte do contexto e não sirvam simplesmente para chamar atenção.

A coletânea terá 168 páginas, com 8 histórias de 20 páginas, em duotone. Isso mesmo, o álbum todo será em branco, preto e VERDE. A publicação terá o formato de álbuns para livrarias, ou seja, a ideia não é a distribuição em bancas, mas nas grandes redes de livrarias ou casas especializadas.

Resumo

Antologia: O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos

Organizador: Raphael Fernandes

Conteúdo: Histórias e ilustrações do gênero terror e de gêneros correlatos (pode misturar terror com fantasia,  sci-fi, new weird, steampunk, história alternativa, cyberpunk, policial etc.), mas desde que relacionados ao universo dos Mythos, de H. P. Lovecraft.

Formato da submissão: Envie a sua submissão por e-mail editoradraco@gmail.com em PDF ou imagens em JPG feitas nas cores PRETO, BRANCO e VERDE (no mínimo 150 dpi para avaliação e 300 dpi caso seja aprovado) com o assunto [CTHULHU VERDE]. Trabalhos aprovados terão orientação da EDITORA para fechamento de arquivos correto para a impressão em duotone.

No seu email deve conter:

Se for roteirista:

Sinopse e resumo da história (contando tudo o que acontece, não um texto que instigue a leitura). E roteiro completo que resulte em 20 páginas no resultado final. Ou seja, 20 páginas de HQs desenhadas.

Se for desenhista:

Link com seu portifólio (incluindo algumas páginas de amostra).

Se for uma dupla ou um artista que escreva e desenhe:

O roteiro completo, mais três páginas em preto, branco e verde finalizadas, acompanhadas de um link de portifólio atualizado de seu trabalho como desenhista.

Prazo de entrega dos roteiros prontos: 29 de Fevereiro de 2016.

Prazo de entrega das histórias aceitas prontas: 31 de Agosto de 2016.

Contrato e remuneração: Como todas as coletâneas da Editora Draco, não há cobrança nem obrigação de aquisição de exemplares aos autores. Os autores têm sempre desconto de 40% para adquirir exemplares e revendê-los, caso queiram. Além disso, autores e organizadores receberão 15 exemplares por história (ou 8 para cada participante) como forma de remuneração.

Raphael Fernandes
Raphael Fernandes
é o editor de quadrinhos da Draco.

23 Comments

  1. Luciano disse:

    Haverá um comunicado sobre o resultado dos roteiros selecionados para participarem da coletânea?

  2. Cas disse:

    Olá, poderiam me tirar uma dúvida que surgiu, relendo o modo de envio. O roteiro tem de ser o name(esboço desenhado), não só o texto?

  3. martin disse:

    Finalizou ontem dia 29 de fevereiro, quando sai o resultado?

  4. Odival disse:

    Vou morrer na praia. Estou finalizando um trabalho para submissão na modalidade de duplas, mas não conseguirei terminar ainda hoje, infelizmente.
    Só para desencargo de consciência: haverá prorrogação do prazo? =x

  5. Carlos Eugenio Patati Baptista disse:

    Bom dia, amigos! Ja tive oportunidade, bem rapida, de conversar com um de vcs, no FIQ!!…Seguinte, alem de ter um conjunto de historias reralizadas sobre um taxista carioca(perguntem ao Victor Freundt!!) de nome Nono Jacare’ , tenho um conto lovecraftiano, sobre a visita de Cthulhu ao Grajau’ , bairro da zona norte da carioca! Chama-se O DESENHO DA CRIATURA! Foi publicado no livro de contos A ASCENCAO DE CTHULHU, da Argonauta! Vcs por acaso conhecem esse livro? Saiu em 2014!! O editor foi o macabro escriba Duda Falcao, que puxa historias terriveis de dentro dos MAUSOLEUs! Posso mandar meu conto pra sua leitura e avaliacao quanto a uma versao em hq? Sim, e’ inspirado por Lovecraft, mas e’ a minha, macabra mas contemporanea, leitura!! Evoe! do Patati, aquele que vos deseja amplo sucesso e continua aqui!!

  6. Ghabriel Rodrigues disse:

    Olá, boa tarde.

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de enviar o “resumo” com páginas acima das 20 pré-determinadas. Gostaria também de saber se nesse primeiro momento o roteiro precisa estar completo, haja vista que tenho dedicado o tempo a produzir a história, para em seguida elaborar o roteiro a partir dela. O ‘aperto’ referente ao prazo foi devido a época que descobri o concurso. De todo modo, tenho me esforçado para apresentar algo bacana e surpreendente. Imaginei que, caso consiga apresentar uma história satisfatória, com ‘pegada’ suficiente para fazer parte do compilado, haveria um pouco mais de paciência para a formaçao do roteiro completo que imagino não ser capaz de entregar fechado agora na data do ‘fechamento’ das submissões.

    Agradeço antecipadamente os esclarecimentos.

    Abraço;

  7. Morada Flutuante disse:

    Olá, tudo bem?

    Sou desenhista e estou dividindo a história com um roteirista. Gostariamos de saber se vale meio tom, como tons de verde e tons de cinza.
    Grata

  8. João Carlos Silva disse:

    Uma dúvida:

    Essas 20 páginas incluem a capa ou a capa é a parte?

  9. adriano Loyola disse:

    Opa
    Cara, não é por nada. Eu até que gostaria de participar com roteiro e desenho
    Mas o que estão pagando é absurdamente baixo. 15 livros… putz, mesmo que os venda a 40 reais daria no máximo R$ 600,00. Pra fazer 20 páginas! Santo Deus, nenhum quadrinista com um mínimo de experiência vai entrar por tão pouco. Não que é que não queira… mas não dá!
    (Link de uma hq que fiz a título de curiosidade http://adrianoloyola.com.br/ ).

    Abraços

  10. Antônio Tal disse:

    Olá, pretendo enviar um ou dois roteiros para a antologia “O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos”, mas estou com as seguintes dúvidas:
    1) Existirá um contrato para ser assinado?
    2) O copyright do roteiro permanecerá em meu poder?

  11. Matheus disse:

    Vai haver alguma porcentagem de venda aos autores?

  12. Lucas Pereira disse:

    Olá, boa noite!
    No caso, pretendo criar um roteiro e desenhá-lo, o pitch deve ser enviado para vocês até 29 de Fevereiro? Com concepts, amostra e roteiro?
    E em questão ao verde, posso trabalhar com vários tons ou devo me ater a apenas um?

  13. Pablo Salazar disse:

    Estou com uma duvida, segundo o que esta escrito nas regras as obras que não contem enredo sobre o Cthulhu terá menos peso do que outras histórias escrita pelo mestre para se inspirar?

  14. Arlan Clecio disse:

    Qual o prazo para enviar as histórias?

  15. Ariel disse:

    Olá, gostaria de saber desenhos feitos no papel são aceitos, ou somente os feitos em mesas digitalizadoras interessam aos organizadores do projeto.

  16. Gabriel disse:

    Qual a remuneracao exatamente? Na secao ali em cima soh fala sobre a aquisicao de exemplares pelo autor. Alem do lucro que o autor teria revendendo a obra ele recebe porcentagem sobre as vendas?

  17. Carlos Relva disse:

    Toda a obra dos Mythos de Lovecraft está em domínio público?

  18. C. Venegas disse:

    Não acredito! hahaha! Que coincidência!
    Eu aqui me preocupando e já sem esperanças de enviar até o final do mês o meu material para participar da seleção da Dracomics Shonen e agora mesmo, vejo essa outra possibilidade. A minha história é baseada em H.P Lovecraft.
    Possuo algumas dúvidas:
    1- Vocês pretendem investir em futuras séries, extraídas dos One-shots desta antologia (O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos), após a publicação da mesma?
    2- Na história, obrigatoriamente eu devo citar nomes já consagrados do universo lovecraftiano?
    OBS: Eu li as regras e o que mais me motiva a participar é (ou seja, onde eu mais me ancaixo): “Não estamos procurando adaptações da obra original, mas reimaginações ou trabalhos inspirados por ela.”

  19. Oscar Suyama disse:

    Olá gostaria de participar do projeto, sou ilustrador.
    Link do meu instagram:
    https://www.instagram.com/oscarsuyama/

    ou @oscarsuyama

  20. Hugo disse:

    Olá, boa tarde! Quero saber se vocês aceitarão roteiros feito a quatro mãos. Obrigado.

  21. Victor Sanfrei disse:

    Parabéns pela iniciativa Draco, Call of Cthulhu é uma escolha perfeita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *