Futebol: Escrevendo “O último gol de Tião Canhoto”, Fabio Baptista
junho 18, 2014
Futebol: Escrevendo “Jogo puro”, Diego Matioli
junho 23, 2014

Futebol: Escrevendo “O Último Jogo: Crianças e Bichos Papões”, Rodrigo van Kampen

Alguns meninos têm casas na árvore. Outros um sótão vazio. Nós tínhamos o campinho. Tão nosso que lutamos por ele naquela fatídica partida contra os bichos-papões. Mas eu chego lá.

 

Era um terreno baldio na vila, em que cuidamos do mato, plantamos a grama — embora ambas as áreas logo viraram um belo terrão — e construímos as traves dos gols com caibros que sobraram da construção da casa do Remela.

chinelo

Tenho de confessar, não sou um grande fã de futebol. Mas a vontade de participar da coletânea era maior, e fui buscar inspiração em meu principal contato com o esporte: peladas com amigos e parentes nos meus oito ou nove anos de idade, em campinhos irregulares e traves improvisadas.

O Último Jogo é um conto que foi escrito em camadas. Começou com uma ideia simples, de contar uma pelada disputada entre crianças e seres mágicos, um texto leve e despretensioso. Quando terminei, não estava bom, faltava alguma coisa.

Procurei dar mais profundidade aos personagens, inspirando cada um da turma em um amigo de infância, exagerando este e aquele traço, escondendo outros. Melhorou, mas ainda não estava no ponto. Foi quando me deparei com o conto [Homecoming] (http://www.lightspeedmagazine.com/fiction/homecoming/), de Seanan McGuire, que trata justamente disso, uma partida de futebol (americano) que lentamente se transforma em uma metáfora, que não vou contar qual para não estragar o final.

É isso que faltava, a metáfora! No fim, esportes são lutas, são representações de batalhas que enfrentamos, por isso vibramos tão intensamente. Torcemos para os mocinhos, porque naquele gramado, tudo depende deles, mesmo que sejam apenas crianças inocentes disputando a partida de suas vidas contra uma equipe de bichos-papões.

Gostou? Você pode adquirir o livro (e-book ou impresso) na sua livraria predileta:

Futebol – histórias fantásticas de glória, paixão e vitórias (pré-venda com 20% de desconto e frete incluso para todo o Brasil. Envios previstos para julho de 2014)

Paypal | PagSeguro

E-book: Amazon | Kobo | Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *