Futebol: Escrevendo “Nos gramados em cinzas da Arena do Abismo”, Marco Rigobelli
junho 24, 2014
E se… Histórias alternativas na visão de Gerson Lodi-Ribeiro
junho 25, 2014

Coletâneas da Draco em quadrinhos – perguntas e respostas

duvidas

Esse post foi originalmente publicado no Blyme Yaoi. Como surgiram muitas dúvidas (que estou respondendo individualmente) sobre as regras da coletânea Boy’s Love em quadrinhos, resolvi compilar aqui algumas perguntas e suas respostas. Espero que seja útil para os que desejam participar do projeto! (E como as coletâneas de quadrinhos abertas da Draco têm vários pontos em comum, como o formato de publicação e número de páginas, serve para quem quer participar de quaisquer uma delas como Imaginários em Quadrinhos, O Rei Amarelo e outras que venham a surgir.)

Os artistas poderão participar em dupla (roteirista + desenhista), quadrinista (a mesma pessoa escreve e desenha), roteirista solo/avulso ou desenhista solo/avulso.

DUPLA / QUADRINISTA

Pergunta: Qual o material a dupla ou quadrinista deve mandar para avaliação?

Resposta: Devem ser enviados o roteiro completo com sinopse e resumo, mais três (03) páginas do roteiro desenhado e o portifólio (atualizado) do artista responsável.

P: O portifólio deve ter ilustrações referentes ao roteiro a ser desenhado?

R: Não é necessário nenhum material referente ao roteiro enviado além das três páginas solicitadas nas regras.

ILUSTRADOR SOLO/AVULSO

P: Que material o ilustrador deve mandar para avaliação?

R: Um portifólio atualizado, de preferência contendo páginas de quadrinho (ao menos 3). Estas páginas não precisam ter qualquer relação com a presente seleção.
ROTEIRISTA SOLO/AVULSO

P: Que material o roteirista deve mandar para avaliação?

R: O roteiro completo do quadrinho (de 20 páginas), sinopse e resumo. Não é necessário o envio de material extra ou storyboards.

Perguntas gerais:

ROTEIRO

P: Como se escreve um roteiro para quadrinhos? – Estou acostumado a escrever contos/romances.

R: É difícil explicar em apenas uma conversa rápida, mas o básico é que o roteiro deve descrever o que acontece em cada cena (ação), onde acontece a cena, quem são os personagens presentes na cena e as falas/textos de balões e afins. Veja algumas dicas aqui.

P: Como se escreve um roteiro para quadrinhos? – Estou acostumado a escrever roteiros para cinema.

R: Os roteiros para quadrinhos são bem parecidos com os roteiros para cinema, a formatação é basicamente a mesma. No entanto para a seleção é desejável que se descreva a ação por quadros e não por cenas (Principalmente se você estiver participando como roteirista solo.)

Também não existe no roteiro para quadrinhos a correspondência direta entre página de roteiro e página de quadrinho, isto é, uma página de roteiro não necessariamente equivale a uma página de quadrinho.

P: O roteiro precisa ter exatas 20 páginas?

R: Não, o quadrinho precisa ter 20 páginas. O roteiro deve descrever essas 20 páginas de quadrinho, mas não necessariamente deve ter um corpo de 20 páginas.

P: Como se formata um roteiro para quadrinhos

R: Veja exemplos aqui (full script).

P: Posso escrever uma história com continuação?

R: Não, as histórias precisam ser completas.

P: Posso escrever uma história baseada em uma outra história minha?

R: Sim, desde que não seja necessário ler essa sua outra história para entender a história enviada para a seleção. A história para a seleção deve ser inédita – ou ao menos inédita neste formato/versão.

P: Posso escrever com personagens ou em universos já existentes de outros autores?

R: Não, estamos buscando histórias originais. A não ser, é claro, se estes personagens e histórias estiverem em domínio público.

DESENHO

P: Não entendi as medidas da página de quadrinho.

R: Veja mais detalhes aqui e baixe a template aqui.

P: Os quadrinhos precisam de retículas?

R: Não precisa. Mas se desejar poderá usar tons de cinza.

P: Os quadrinhos podem ser coloridos?

R: Não, aceitaremos apenas trabalhos em preto e branco. Tons de cinza estão liberados.

Observação importante! Todas as histórias começam em uma página ímpar e terminam em uma página par. Por isso programe páginas duplas ou cenas de impacto com isso em mente.

OUTRAS

P: Posso mandar material fora das regras para a coletânea?

R: Por favor não faça isso. Materiais fora das regras apenas atrapalham a avaliação geral ou são descartados. Por melhor que o trabalho seja, não poderemos burlar as regras por causa disso.

O ideal é que esse tipo de material seja enviado a parte. A editora Draco tem regras próprias de submissão de originais e eu posso ser encontrada facilmente online no Facebook ou no email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *