Se lhe dá satisfação, siga em frente!
junho 3, 2014
Super-Heróis: contos fantásticos dos mais inusitados heróis brasileiros
junho 10, 2014

“Boy’s Love” – Quadrinhos – Guia para submissão de trabalhos

boys-tanko

Depois da coletânea de contos Boy’s Love, a Editora Draco retorna às raízes do gênero e abre as submissões para o livro “Boy’s Love em Quadrinhos”!

Para quem não entendeu, nós explicamos: o Boy’s Love (BL) é um gênero japonês que trata de histórias de amor entre rapazes e engloba mangás (quadrinhos), anime (animação), light novels (livros ilustrados), filmes e outras mídias. Também conhecido pelo acrônimo “yaoi”, o Boy’s Love nasceu nas páginas em quadrinhos de uma revista feminina e apesar das modernizações na arte e narrativa, até hoje esta é a sua forma mais popular.

Embora não tenhamos muitos mangás do gênero publicados em português, nós amamos quadrinhos e queremos compartilhar este amor com os demais fãs de Boy’s Love. Pensando nisso, convidamos todos os artistas apaixonados para participar deste projeto, pois confiamos em sua capacidade de contar ótimas histórias cheias de romance.

Poderão participar:

  • Quadrinistas (roteiro + arte);
  • Duplas de criação (roteiristas + ilustradores);
  • Artistas solo (ilustradores/roteiristas) – encaixaremos os ilustradores com os roteiristas de acordo com as suas características.

Sobre os materiais para avaliação

A história deve ter os elementos característicos do Boy’s Love, isto é, tratar do romance entre dois rapazes/homens protagonistas. É obrigatório que as tramas se encaixem também nos gêneros ficção científica, fantasia (ou realidade fantástica) ou terror.

As histórias do Boy’s Love em quadrinhos serão direcionadas para um público amplo, que inclui os adolescentes, então situações adultas (sexo, nudez, violência extrema ou gratuita) não serão permitidas. Beijos e carícias não explícitas estão permitidos.

Não é necessário que os autores se apeguem aos clichês do gênero ou que as histórias se passem no Japão, afinal a nossa ideia é trazer a essência do Boy’s Love para a nossa realidade, abrindo espaço para releituras criativas do gênero.

Tampouco é obrigatório que o estilo de desenho seja o mangá. Hoje em dia o Boy`s Love internacional (ou GloBL ) tem diversas caras e todas elas provam a velha máxima de que em quadrinhos arte boa é aquela que está a serviço da história. Portanto adoraríamos ver comics, cartoons, híbridos e estilos europeus nesta seleção. (os que precisarem de referência podem entrar em contato através do email tankochan[arroba]gmail.com )

São bem vindos os fãs antigos, os artistas profissionais, os que estão começando a se interessar pelo gênero ou mesmo aqueles que nunca trabalharam com este tipo de história e querem um desafio diferente!

O formato do álbum é 17 x 24 cm, será impresso em PRETO e BRANCO e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21 cm, ou seja, as margens são de 1,5cm em todos os lados. Crie os seus trabalhos com sangria de 5mm para fora.

Atenção! Todas as histórias começam em uma página ímpar e terminam em uma página par. Por isso programe páginas duplas ou cenas de impacto com isso em mente.

Boy’s Love em Quadrinhos terá 128 páginas, com 6 histórias de 20 páginas em PRETO e BRANCO (impressão em 1 cor). A publicação é em formato de álbum para livrarias, ou seja, não serão distribuídas em todas as bancas e sim em casas especializadas e livrarias das maiores redes do Brasil.

Resumo

Antologia: Boy`s Love em Quadrinhos.

Organizadora: Tanko Chan

Conteúdo: Histórias em quadrinhos com o tema Boy’s Love (classificação indicativa 14 anos).

Formato da submissão: Envie a sua submissão por e-mail editoradraco[arroba]gmail.com com cópia para tankochan[arroba]gmail.com em PDF ou imagens em JPG, GRAYSCALE (tons de cinza, pois o álbum é PRETO e BRANCO) (no mínimo 150 dpi para avaliação e 300 dpi caso seja aprovado) com o assunto [ BOYS LOVE HQ].

No seu e-mail deve conter:

Sinopse e resumo da história (contando tudo o que acontece, não um texto que instigue a leitura).

O roteiro completo e com exatas 20 páginas (nem mais, nem menos), mas para as artes em preto e branco poderão ser apresentadas apenas três páginas finalizadas acompanhadas de um link de portfólio atualizado do artista responsável.

Prazos de entrega:

– Roteiros até setembro/2014. Arte, depois de aprovar portfólio, até janeiro/2015.

Contrato e pagamento de direitos autorais: Como todas as coletâneas da Editora Draco, não há cobrança nem obrigação de aquisição de exemplares aos autores. Os autores têm sempre desconto de 40% para adquirir exemplares e revendê-los, caso queiram. Além disso, a porcentagem de 15% do faturamento das vendas será dividida entre os autores e organizadores como forma de remuneração.

Contribua para o sucesso e reconhecimento do Boy’s Love no Brasil… Participe! Queremos conhecer as suas histórias de amor.

0 Comments

  1. Gabriele disse:

    Quando será anunciado o resultado?

  2. Celma Bueno disse:

    Ainda dá tempo de enviar roteiro?

  3. Dash disse:

    Gostei da iniciativa!
    Achei interessante e é um tema que aprecio e desenho bastante, mas não sei se teria tempo de terminar no prazo…

  4. Elisa disse:

    Olá, minha duvida pode parecer meio boba, mas com certeza é melhor perguntar… Serão vinte paginas com ou sem capa? Ou teremos total liberdade?

  5. Marcia Souza disse:

    Há limite de idade mínima para participar?
    Minha filha de 13 anos gostaria de participar do projeto, com minha autorização é possível?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Em uma possível aprovação, o contrato deverá ser assinado pelo responsável, a única restrição é essa. Adoraríamos receber o material dela. :^) Abraços

  6. Mateus disse:

    Olá! Achei as datas um tanto confusas… Setembro de 2014 quer dizer que os trabalhos devem ser submetidos até a entrada do mês (no caso, data máxima seria 31 de agosto) ou temos todo o mês de setembro (uma vez que não é especificado um dia)? Tenho a mesma dúvida com a data Janeiro de 2015.
    Obrigado pela atenção.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Quando damos um mês, queremos dizer que até o último dia do mês está em aberto e serão aceitos os trabalhos. 🙂 Abraços!

  7. Nep disse:

    Olá tudo bem!
    Eu tenho algumas dúvidas…

    Primeiro, eu gostaria de saber se ao participar do concurso como dupla, é necessário especificar quem será o desenhista e quem será o roteirista, ou se ambas podem exercer as duas funções?
    Segundo, pode haver menção a sexo ou deixar implícito que ocorreu, mas sem mostrar nada, nem iniciar, só deixar subentendido mesmo?
    Por último, é necessário que o quadrinho tenha capa?
    Muito obrigado pela atenção!

  8. Lil disse:

    Olá! Gostaria de saber se tem restrição de roteiros enviados por autor (cada autor pode mandar só um roteiro ou mais de um em gêneros diferentes ou mais de um em mais gêneros?). E outra coisa: gostaria de saber também quanto ao modelo do roteiro. É o modelo de roteiro para quadrinhos? Do tipo “Página 1; Descrição de Cena; Personagem1: fala…” ou o roteiro pode ser em narrativa em terceira pessoa como num livro?

    Obrigada pela atenção desde já! Estou ansiosa para tentar participar! :))

  9. BB disse:

    Oi! Achei muito linda a iniciativa 🙂
    Sou novata nessa área, então fiquei com umas dúvidas:
    Por ser publicado em formato de album, quer dizer que será em sentido de leitura ocidental? (Como no recente concurso de outra editora) ou devemos fazer tudo em sentido de leitura oriental?
    E por último, fiquei perdida na história do portfólio. Até procurei saber do que se trata, na linguagem das artes gráficas, mas ainda resta uma dúvida quanto a submissão. Quando se pede “roteiro e portfólio”, é apenas um roteiro escrito, sem necessidade de ilustrações, da estória que se pretende submeter e desenhos do autor, mesmo que não tenham relação com o trabalho? Ou pode-se mandar um storyboard com algumas páginas finalizadas (respeitando o limite de 3 pgs citado acima)?? Há algum problema se, no meu portfólio, haverem desenhos com personagens de outros autores (como Gaara, Cain etc)?
    Bem, era só (?) Isso. Peço desculpas por fazer perguntas tão bobas, mas realmente fiquei em dúvida.
    Kissus!!

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Olá, obrigado pelo contato! Sim, o álbum será publicado no formato ocidental, então ordem de leitura é a adotada pelo padrão brasileiro.
      Portifólio é uma amostra de seus trabalhos como desenhista, o melhor que você tiver em ilustrações e quadrinhos para conhecermos o seu trabalho. Pode ter o conteúdo que quiser, mas é legal ter algo atrativo para o editor poder te avaliar como potencial participante da coletânea.
      Roteiro, se você for também escrever (pode ser apenas desenhista e vamos te encaixar com alguém), precisa mandar tudo descrito em um documento de texto, com descrição das cenas nos quadros e o texto que há em cada balão de cada personagem.

  10. Rinka disse:

    Amei essa proposta, estou louca para tentar mandar alguma coisa. Espero que eu consiga terminar em tempo!

    Só tem uma coisinha que me deixou encucada: as histórias em quadrinhos completas terão 20 páginas, como é colocado no começo. Mas na descrição do roteiro, diz que é preciso ter o roteiro completo e com exatas 20 páginas. Acho que fui só eu que sou broquinha porque não sou iniciada nesse ramo, mas fiquei com medo do roteiro passar de 20 páginas de descrição, mesmo que descreva apenas 20 páginas de quadrinhos ^^’ (não sei se deu pra entender, mas estou em dúvida se o roteiro tem que ter 20 páginas ou se o roteiro deve descrever 20 páginas de quadrinhos <- repetindo-se de graça).

    De todo modo, ansiosa pra ver essas histórias BL nacionais :))

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Oi Rinka, tudo bem?

      A história finalizada no álbum ocupará vinte páginas impressas. Veja mais informações nas guidelines.

      Abraços!

  11. Janai disse:

    Começar a trabalhar pra mandar minha história!

  12. Guthemberg disse:

    Tem eu e minha esposa.
    Entraremos em contato em breve, com páginas, e páginas e roteiro.

    https://www.facebook.com/guthemberg.pereirasantos

  13. Eduardo Tavares disse:

    Pq as porcentagens dos autores não está clara nesse post? Qual o sentido de se ter um sutítulo sobre contrato e pagamento de direitos autorais que não esclarece nada?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Oi, Eduardo, tudo bem? A porcentagem a ser paga aos autores é a mesma que pagamos aos autores de livros solo, ou seja, é de 15% sobre o faturamento, sendo dividido igualmente a todos os participantes. Agradeço a gentileza de apontar esse detalhe, vamos corrigir a chamada agora mesmo. Acho que a grande ideia, acima de tudo, é criar publicações que deem oportunidade a artistas, sejam desenhistas a roteiristas (ou ambos) de publicar sem custos, dar um tratamento editorial bacana, distribuição e esforços de marketing e continuar fortalecendo a produção de literatura e quadrinhos fantásticos no Brasil. Abração!

  14. Patrícia Loupee disse:

    A Tanko já conhece a minha fama de prometer e não cumprir, por isso nem falo nada! Mas vou me esforçar dessa vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *