Sexo na literatura: o prazer trabalhado nas palavras
dezembro 20, 2013
Concurso literário nacional dará 50 mil reais como prêmio
janeiro 10, 2014

Como está a qualidade da sua presença online?

presenca_online

A percepção da sua marca na internet

Foi-se o tempo que estar nas redes sociais de forma burocrática ou apenas para “bater cartão” trazia algum resultado. Hoje precisamos desenvolver uma interação relevante e oferecer conteúdos interessantes e com identidade.

Vivemos em uma nova economia em que o mundo digital tem enorme peso para os negócios. E, claro, com o mercado literário e os profissionais do livro não seria diferente. Arrisco dizer que esse setor é um dos mais impactados por essa nova realidade.

Gostemos ou não, para um livro ter visibilidade e alcançar os resultados esperados, deve-se desenvolver relacionamentos com os leitores, formadores de opinião e com o público-alvo em geral.

Quem deseja alçar voos mais altos e estáveis não pode ficar restrito às bolhas dos nichos. E extrapolar essas barreiras nem sempre é apenas uma questão de mercado, mas sim de postura.

E, para isso, criar um planejamento estratégico que promova sintonia entre o mundo offline – livrarias, eventos, sessões de autógrafos etc. – com o online, por meio de sites, blogs, podcasts, redes sociais, dentre outros, é essencial para o sucesso da empreitada.

Esses conceitos de inteligência competitiva visam usar cada ferramenta, cada iniciativa em prol de um objetivo preestabelecido.

Aliar conhecimentos + experiência + habilidades + ações efetivas é o melhor caminho para o ROI (Return On Investment) de um projeto.

Tudo e nada

Voltando ao mundo digital, é comum ver profissionais e empresas estarem em diversas mídias sociais como Tumblr, Facebook, Twitter, Google Plus, Instagram… Entretanto, quantidade nunca foi sinônimo de qualidade e essa premissa também vale – e muito – para a presença online.

Veja: hoje temos milhões de informações, milhões de pessoas, milhares de empresas disputando um bem valiosíssimo, que é a atenção dos targets, por isso, é importante criar conteúdos matadores e estruturados segundo as características de cada mídia.

Um tweet é diferente de um post no Tumblr, que é diferente de uma facebookeada – vamos descontrair um pouco, rs! Aceito sugestões para o termo. 😉

E entender os conceitos de cada mídia é muito importante para se trabalhar com melhor precisão e aumentar as chances de sucesso. One shoot, one kill.

Assim como conhecer bem o público ajuda a criar um diálogo sincero e eficiente.

Lógico que essas descobertas nem sempre são óbvias e haverá necessidade de experiências e análises até acertar o tom. E esse é o grande diferencial de um profissional preocupado com a qualidade: buscar o aprimoramento e a evolução constantes.

Devemos criar uma percepção de valor positiva da nossa marca, dos nossos produtos e serviços. A nossa principal meta é conquistar a empatia, a cumplicidade e a fidelidade das pessoas a fim de formar disseminadores e apoiadores – tarefa difícil, que requer preparo e muito suor.

Assim, autores, revisores, capistas, editores, ilustradores e todo o leque de criativos do meio literário devem trabalhar uma presença online marcante, com alma e identidade. E como foi dito, não há a necessidade de ser “onipresente”, mas sim de ser altamente relevante por onde passar.

Vamos juntos nessa?

Até mais.

Eduardo Kasse
Eduardo Kasse
É escritor e apaixonado por cães. Site: eduardokasse.com.br

0 Comentários

  1. Rogério disse:

    Eu quero dar meu depoimento. Como tenho uma profissão paralela à de escritor (sou escritor de fim de semana e horas vagas/ servidor público federal a semana toda) , não dava muita importância para meu site e blog. Mas resolvi melhorar meu site dando um ar mais profissional a ele (ou pelo menos tentando isso) e no final de dezembro recebi um email de uma editora americana interessada em traduzir e publicar (em inglês evidentemente) meu livro ” A estrela e os sonhos”, quase caí da cadeira. Nunca imaginei que este meu livro um dia seria lido por americanos, canadenses e leitores da Grã-Bretanha. Contou muito o capricho no meu site ou a presença online. Já assinei o contrato, inclusive. Quem quiser dar uma olhada no meu site:
    http://www.silveriodefarias.tk

  2. Carlos Relva disse:

    Excelente matéria, Eduardo Kasse. E achei o termo “facebookeada” bom e pertinente!

  3. Carlos Relva disse:

    Excelente matéria, Merege. E achei o termo “facebookeada” bom e pertinente! 🙂

  4. Ana Lúcia Merege disse:

    Let´s leave our mark! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *