Luiza Salazar fala sobre o romance Um toque de morte
setembro 16, 2013
Excalibur: Escrevendo “A solução final”, A. Z. Cordenonsi
setembro 17, 2013

Wattpad, uma ferramenta muito interessante para os escritores, leitores e editoras

O Wattpad é um site canadense com mais ou menos sete anos de existência e que foi criado como uma plataforma de apoio a escritores, de modo que eles pudessem publicar suas obras e convidar amigos para leituras sem ter que pagar por isso.

wattpad_visita

Mayara Souza Francisco e eu na sede do Wattpad

A estratégia deu certo, durante estes sete anos de existência o Wattpad se espalhou ao redor do mundo, atingindo mais de 40 países, sendo traduzido para diversos idiomas. Ambos os lados ganharam com a plataforma: os escritores ganharam mais visibilidade, divulgando seu trabalho de forma independente e angariando leitores fiéis e os leitores puderam conhecer mais escritores e montar listas de leituras com base naquilo que mais os agradava.

Entretanto, o aplicativo atingiu um terceiro lado desta relação, que não era tão esperado. As editoras. No começo do site a ideia geral era de uma plataforma de divulgação e manutenção de conteúdo livre, apenas com leitores e escritores, mas muitos agentes literários passaram a criar perfis no site em busca de novos talentos, que foram encontrados por indicação dos próprios leitores.

Alguns escritores, quando descobertos no Wattpad, já possuíam mais de 1 milhão de leitores fiéis e eram altamente conhecidos nas redes sociais e em blogs. Daí para a publicação de um livro não foi muito difícil, já que muitos agentes viram neles oportunidades de publicação rentável.

Caso de sucesso

Um destes casos famosos é a escritora Lílian Carmine, que é o pseudônimo da brasileira Bruna Brito. Ela começou a escrever em inglês e acabou fazendo tanto sucesso que conseguiu uma publicação pela Random House.

Mas, o que a Editora Draco tem a ver com tudo isso?

No dia 20 de agosto estive com a revisora Mayara Souza Francisco na sede do Wattpad em Toronto, onde tiramos fotos e fizemos algumas perguntas.

Liberdade, flexibilidade e descontração

O prédio do Wattpad fica na Yonge Street, em Toronto. Eles ocupam quase o andar inteiro e logo na saída é possível ver o símbolo da empresa na parede alaranjada do escritório. O salão principal é amplo, mas possui pequenas salas temáticas, onde a equipe costuma se reunir. Para criar um ambiente mais divertido e que motive a criatividade estas salas são divididas em gêneros literários, como suspense, aventura, fantasia e policial.

wattpad

Há uma grande sala de reuniões também, para quando é preciso reunir muita gente em um lugar só. A mesa deles é uma gigantesca mesa de pingue-pongue e, nas palavras do Jing, que é o “especialista em engajamento social” da empresa “se o Wattpad saiu do ar, provavelmente estávamos aqui”. Ele nunca deixou claro se estariam jogando ou em reunião.

Além desta sala de reuniões eles possuem uma mesa cheia daquelas armas NERF. Segundo o Jing eles costumam usar essa mesa para aliviar o estresse…

O que mais chamou a atenção nesta visita foi a liberdade que os funcionários do Wattpad possuem para trabalhar. Não há um clima opressor e de cobrança criativa, muito pelo contrário, como várias empresas canadenses o Wattpad entendeu que para desenvolver a criatividade de seus funcionários eles precisam ser motivados e incentivados dentro do ambiente de trabalho. Muitas vezes, ao olhar para uma das mesas da grande sala, era possível identificar action-figures famosas ou até mesmo videogames portáteis. No fim das contas, os funcionários do Wattpad trabalham com a mesma liberdade e comodidade de um escritor em sua casa.

wattpad_misterio

Sala de mistério e policial.

Para encerrar, o Wattpad deu algumas dicas para escritores e leitores que desejem criar suas contas no site:

  1. Se você é autor, crie listas de leituras com suas próprias obras, intitulando-as de acordo com sua produção. Por exemplo, criei uma lista no meu perfil chamada “O Baronato de Shoah”, deste modo os leitores dele podem ir direto para esta lista de leitura e encontrar arquivos que tenham a ver com o romance.
  2. Torne-se acessível para o seus leitores.
  3. Para os leitores: o Wattpad permite formas de interação com seu autor que são mais rápidas e práticas que blogs e redes sociais. Sempre que encontrar um texto eu você gostou vote nele, compartilhe e comente com seus amigos. Os escritores conseguirão saber que foi você e isso ajuda muito a popularizar as obras que você gosta e quer ver publicada pelas editoras. Acredite no trabalho do seu escritor favorito.
  4. Por último, mas não menos importante: o Wattpad aceita visitas do público, basta mandar um e-mail com antecedência e agendar sua visita.

27 Comentários

  1. Mauricio Amormino Jr. disse:

    Gostaria de compartilhar com vocês um excelente serviço de elaboração de fichas catalográficas. Eles oferecem um atendimento personalizado e entregam em menos de 24 horas. Eles tem ajudado muitos autores independentes e até pequenas editoras por um preço super acessível. Segue o link de acesso: http://www.edocbrasil.com.br/servicos/ficha-catalografica/ . Recomendo!

  2. Mike Wevanne disse:

    O Wattpad é uma ótima plataforma para trocar experiências diversificadas tanto em leitura quanto em escrita. Recomendo!

  3. Maria Regina disse:

    Como boa leitora que sou, vivo caçando histórias maravilhosas escritas por autoras brasileiras, por isso venho através desta plataforma recomendar a leitura das obras feitas por Ellen Esser, que publica seus livros através dos e-books da Amazon. Quem puder não deixe de ler a trilogia “As cores da Estação”, romance belíssimo e emocionante. Você vai amar !!!

  4. Eloisa Helena Cavalcanti Barroso disse:

    Estou postando ao mesmo tempo que crio os capítulos de Carmen Lina Valdez ou As primas. Está sendo bem legal
    https://www.wattpad.com/story/66796437-carmen-lina-valdez-as-primas
    Espero uma vista e comentários. Sucesso a todos!

  5. Nora Evans disse:

    Estou fissurada neste aplicativo. Consigo ler várias obras ao mesmo tempo.
    Com ele estou me apaixonando pela escrita também.
    Se puderem prestigiar, agradeço:

    WAKE ME UP
    “Enquanto não encontrar o cara certo, qual é o problema me divertir com os errados?” – Essa é apenas uma das dúvidas na cabeça de Anna. Ela vive em um turbilhão de emoções e questionamentos feitos por sua consciência inquisidora, tentado lidar com trabalho, amigos, família e amores, sem saber que o que ela realmente procura pode estar perto, mesmo que nenhum dos dois saibam.

    https://www.wattpad.com/myworks/63475004-wake-me-up

  6. Geraldo Medeiros Jr. disse:

    É bem legal poder escrever. Um movimento de liberdade que a plataforma permite. Quem quiser pode me fazer uma visitinha: https://www.wattpad.com/user/GeraldoMedeirosJr

  7. Geraldo Medeiros Jr. disse:

    Também estou no Wattpad. Gosto muito. Quem quiser pode me fazer uma visitinha: https://www.wattpad.com/user/GeraldoMedeirosJr

  8. Thiago Alves disse:

    Gente estou escrevendo uma história no Wattpad…. Se quiserem ler, votar e comentar eu agradeço.
    https://www.wattpad.com/myworks/48092458-a-f%C3%BAria-dos-deuses

  9. Nádia disse:

    adoro esse site, adoro ler e tem historias bastante motivadoras. portanto deixo aqui a minha historia https://www.wattpad.com/myworks/45203650-a-vida-de-katherine espero que gostem :3 beijinhos fico a vossa espera

  10. Mariana Doretto disse:

    Realmente é um app sensacional para todos! Tantos os leitores quanto escritores e editoras! Vale muito a pena para quem gosta desse universo de livros. Estou divulgando um livro que será publicado por uma editora, em breve, mas ao mesmo tempo lutando para conquistar um público e mostrar um pouco do meu trabalho e também me aperfeiçoar cada vez mais, com a opinião dos leitores. Quem quiser conhecer meu trabalho, fique a vontade! Deus abençoe!

    https://www.wattpad.com/marianadoretto

  11. Caroline Oliveira disse:

    Conheci o site a partir de uma page no facebook e fiquei impressionada com a facilidade de publicar e encontrar novos talentos.
    Vou aproveitar para divulgar meu primeiro livro: https://www.wattpad.com/myworks/44370971-livro-1-unraveling-the-mystery
    Espero de coração que vocês gostem.

  12. Thamires pereira disse:

    Amo o wattpad comecei lendo porque sou apaixonada por livros e minha amiga me apresentou o aplicativo e eu me apaixonei agora estou escrevendo a proposito pasem e leia o anjo tamiqueem

  13. Thais Forte disse:

    Eu adoro o Wattpad.. Me perco lendo vários livros, até arrisquei em escrever um rs.
    Espero que gostem :

    http://www.wattpad.com/story/40847790-nada-%C3%A9-por-acaso

  14. Mirian Gomes Trindade Benevides disse:

    Olá,gostei bastante do site WATTPAD ele me ajudou a char outros caminhos e eu agora me despertei para escrever se vocês se interessarem visitem o meu livro
    *Eu&Você

  15. Débora disse:

    amei o tópico, já conheço o wattpad a um bom tempo, mais só fazia ler agora comecei a escrever. se alguém estiver interessado em conhecer meu trabalho, segue o link 🙂 http://www.wattpad.com/story/31166037

  16. Cainara Biondo (Leiael Salvatory- Wattpad) disse:

    Não conhecia até ontem, mas já estou testando e posso dizer que é fantástico. Além de ter um visual super interessante. Parabéns e obrigada por pensar em nós escritores. O Wattpad renovou minhas esperanças. Só tenho a agradecer pela ideia. Uma ótima semana a todos.

  17. Helaina Carvalho disse:

    Antes eu tinha um blog para publicar minhas histórias, mas percebi que com o Wattpad posso atingir muito mais pessoas. É uma rede incrível e muito fácil de usar!
    Quem quiser conhecer meus trabalhos: http://www.wattpad.com/user/helainaideas

  18. Brenda Almeida disse:

    Gostei muito da matéria , e eu amo o wattpad, primeiramente porque sou bookaholic de carteirinha e ‘segundamente’ porque me inspirou a escrever um livro, junto com minha melhor amiga.. Que se chama ‘Descubra-me’
    http://w.tt/ZcPnhc

  19. Lissa disse:

    Essa ferramenta está me dando um gás e tanto pra continuar escrevendo minha história. O único problema é que não sei como angariar mais leitores 🙁
    Segue o link!

    http://www.wattpad.com/story/18823976-cr%C3%B4nicas-da-nova-era-a-busca

  20. Jackie Try disse:

    Espero vocês por la 😉
    “Amor” no #wattpad #romance http://wattpad.com/story/12572706

  21. Wilda Garden disse:

    Coloquei alguma coisa lá e a visibilidade e propostas continuam no mesmo patamar do ”leitor” brasileiro. Fraquíssimo.

  22. Karen disse:

    Já conheço o wattpad há algum tempo, e posso dizer que existem muitos livros excelentes! Pra mim que amo ler é um paraíso! Para os escritores que querem divulgar seus livros é uma excelente ferramenta pois o wattpad tem alguns muitos milhares de leitores ao redor do mundo… E para as Editoras é um lugar perfeito pra encontrar novos escritores, nesse nosso Brasilsão!!!

    Vou aproveitar pra divulgar uma história pela qual estou completamente apaixonada: http://www.wattpad.com/story/16633571-quando-te-vi-amor

    Espero que gostem e as meninas se apaixonem pelo DEUS ITALIANO DE OLHOS VERDES!

  23. scheleger disse:

    A plataforma é otima!
    aproveitem e leiam minha obra, obrigado.
    wattpad: LScheleger

  24. Hiago Oliveira disse:

    conhecendo e gostando hsuashauhsuahs’ vou publicar meu livro aqui *U*

  25. Tiago Cabral disse:

    Não conhecia o serviço, to dando uma olhada e achando interessante. Valeu pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *