Promoção da semana: Annabel & Sarah por R$ 7,90
maio 24, 2013
Promoção da semana: Guerra Justa por R$ 7,90
maio 31, 2013

Space Opera III – Resultado da Seleção de Histórias

ATENÇÃO! TODOS AOS SEUS POSTOS DE BATALHA!
ALERTA VERMELHO! ALERTA VERMELHO!

Space Opera III

E finalmente chegou o grande dia!

Ficamos sabendo que alguns autores que enviaram suas noveletas já estavam sem unha de tanta ansiedade para descobrir quem foram os selecionados para o último livro da trilogia espacial da Editora Draco. E nós entendemos essa ansiedade, afinal, há toda uma dedicação durante o processo de construção do texto, desde a criação dos personagens até o desenvolvimento da trama.

No entanto, da nossa parte – os organizadores da antologia – podemos garantir que também houve dedicação e muito, mas muito trabalho mesmo, para escolher aqueles que embarcarão conosco nesta nova aventura. Procuramos analisar cada noveleta com atenção para garantir uma seleção justa e diversa, dentro daquilo que estávamos buscando para a Space Opera III. Entre os critérios de avaliação levados em consideração estavam: prazo, tamanho do texto (dentro dos limites de caracteres estabelecidos nas regras de submissão), coerência, criatividade, qualidade literária e temática Space Opera, além do principal pré-requisito: histórias que pudessem entreter o leitor.

Recebemos vários contos muito bem escritos, mas que não se enquadravam naquilo que entendemos como space opera. Estes infelizmente tivemos que desclassificar.

Space Opera III

Mas a maioria captou a essência da temática e por isso, passamos meses debatendo e discutindo até chegarmos aos selecionados. Recebemos tantos trabalhos de qualidade que nossa missão de selecionar somente OITO HISTÓRIAS foi bem difícil!

Um dos problemas de organizar uma antologia com submissão pública, tal como foi a Space Opera III, é ter que descartar alguns trabalhos interessantes em virtude do limite físico imposto para que a publicação de um livro impresso possa ser no mínimo comercializável. Afinal, seria impraticável publicar todos os trabalhos que recebemos. Foram 116 histórias! Imaginem o tamanho que teria um livro assim!

E apesar de nem todos terem sido selecionados, todos os participantes nos inspiraram na decisão do título oficial:

Space Opera III

 Abaixo, segue a relação de histórias selecionadas e seus respectivos autores, que estarão conosco nessa nova jornada:

Convite do Imperador
– Roberta Spindler

Ecos de Maztah
– Carol Chiovatto

Na Crista da Onda
– Luis Filipe Silva

Nosso Estranho Amor
– Antonio Luiz M C Costa

O Cortiço e as Estrelas
– Pedro Vieira

Os Argonautas
– Sid Castro

Supremacia de Eufrates
– Cirilo S. Lemos

Uma Princesa de Stroff-Bingen
– Rui Leite & Júlia Durand

Parabéns aos selecionados! Mas não se acomodem… Ainda temos muito trabalho a fazer. Nossa missão pelas estrelas está apenas começando. Aguardem instruções do Comando Interestelar!

Space Opera III

As noveletas a seguir não foram selecionadas para compor a antologia, mas queremos destacá-las com essa “Menção Honrosa”. Considerem-se nossos tripulantes honorários:

– ILM (Sergio Accioly)
– A Queda do Portal 1 (Simone Saueressig)
– Um Novo Começo (Karen Alvares & Melissa de Sá)
– Cada um com seu problemas  (João Beraldo)
– Sete Montanhas  (Luiz Felipe Vasquez)

Estes e outros tantos trabalhos possivelmente poderão ser aproveitados pela Editora Draco em outras oportunidades, seja nos Contos do Dragão, na série Imaginários ou em outras coletâneas.

ESTATÍSTICAS:
– 116 histórias recebidas;
– 109 autores participantes, sendo 17 do sexo feminino;
– 05 trabalhos vindos de Portugal;
– 37 histórias foram enviadas no último dia de submissão;
– 18 delas foram enviadas na última hora de submissão;
– 04 trabalhos foram enviadas fora do prazo (e reprovadas).

 

Agradecemos o prestígio, o profissionalismo e a maturidade de todos que participaram deste processo seletivo, respeitando suas regras e brindando-nos com suas melhores inspirações. Esperamos que, independente de serem selecionados ou não, possam continuar apoiando nosso trabalho, seja na divulgação, no comparecimento aos eventos, ou mesmo nas palavras de incentivo, pessoalmente ou via redes sociais. Afinal, nosso trabalho é dedicado não somente aos leitores, mas também à vocês, autores.

Foi uma honra tê-los junto a nós nessa aventura!

Hugo Vera & Larissa Caruso
(Organizadores da Space Opera III)
Maio/2013

>> Curtam a página da SPACE OPERA no Facebook:
http://www.facebook.com/spaceopera.trilogia

.

0 Comments

  1. Adriano Gonçalves disse:

    Olá,
    Fiquei sabendo hoje que já tinha lançado o 2. O primeiro Space Opera foi bom demais, fui até no lançamento no Rio. Gostaria de saber se já foi lançado esse 3 e onde eu poderia comprar o 2 e o 3. Não acho em lugar nenhum… 🙁

    Parabéns pelo sucesso e pelas excelentes histórias!

  2. Marcel Breton disse:

    É isso aí, parabéns a todos os selecionados e a Draco pela coleção. A Space Opera já é um marco na literatura fantástica brasileira sim.

  3. Ana Lúcia Merege disse:

    “We the sons of nature will acclaim the sons of clouds”… 🙂

    Parabéns aos selecionados e a todos os participantes. Aguardamos a publicação na certeza de que nada deixará a dever aos dois excelentes volumes que a precederam.

  4. Resenhador de Livretos disse:

    Só eu que cansei de ver Antonio Luiz M C Costa em toda bendita coletânea publicada por vocês? Cirilo S. Lemos até vá lá, pois o guri escreve bem e tem uma linguagem moderna, mas esse outro já deu. Estou sentindo um favoritismo por ele ser padrinho do filho do editor da Draco e “crítico respeitado”. Vocês podiam dar espaço para novos nomes. É sempre a mesma panelinha.

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Agradeço por sua opinião, mas tenha certeza que a qualidade dos textos e narrativa é o nosso principal critério de avaliação. Talvez o fato do Antonio aparecer em mais coletâneas seja porque ele produz bastante e está sempre submetendo os textos para ser avaliado. Outros autores recentemente publicados também apareceram de novo em coletâneas subsequentes. Ou seja, todo autor que tiver qualidade e se mantiver participando de nossas seleções e se destacar, teremos prazer em publicar, afinal um dos grandes intuitos das coletâneas é descobrir novos talentos, não é mesmo?

      Abraços!

    • The Obscure Man disse:

      Somos dois, resenhador. Aparecer em algumas das antologias da Draco, como é o caso do Cirilo Lemos e outros autores, até dá para acreditar que não é favoritismo. Mas esse Antonio está em todas!

  5. Thiago disse:

    Parabéns à Draco por mais um título. Rumo às estrelas!

  6. Ricardo Guilherme disse:

    Parabéns aos selecionados!

    E muito sucesso para a série Space Opera, que já está começando a se destacar no cenário literário nacional!

    🙂

  7. Hugo Morgado disse:

    Parabéns aos selecionados!
    Gostaria de aproveitar o espaço para sugerir o lançamento de um selo só de FC pela Draco, como a Isaac Asimov Magazine com periodicidade semestral; assim vocês não precisariam descartar muitos dos trabalhos que recebem.
    Pensem nisso!
    Grande abraço!!

  8. Hugo Morgado disse:

    Parabéns aos selecionados!
    Gostaria de aproveitar o espaço para sugerir o lançamento de um selo só de FC pela Draco, como a Isaac Asimov Magazine com periodicidade semestral; assim vocês não precisariam descartar muitos dos trabalhos que recebem.
    Pensem nisso!
    Grande abraço!!
    $@

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Olá, Hugo! Quem sabe, a Draco tem como intuito a publicação apenas de literatura de gênero, então se o catálogo continuar crescendo, poderíamos sim fazer uma nova divisão. :)Abraços!

  9. Ricardo França disse:

    Parabéns à tropa de elite estelar dos selecionados e ao alto almirantado dos organizadores por este fantástico “tour de force”. Que esta seja a semente genética de outras iniciativas similares e uma cunha de avanço inexorável do rumo cósmico da FC nacional.

  10. Carlos Moffatt disse:

    Parabéns aos selecionados para embarcar na Nave! 🙂

  11. Gabriel Cantareira disse:

    Parabéns aos vencedores. 🙂