"Nós estamos aqui" — coletânea aberta – guia para submissão de contos
dezembro 14, 2012
Mundo Punk e Amores Proibidos em versões digitais
janeiro 8, 2013

Lançamentos da Draco no Ano do Dragão: coletâneas

O #AnodoDragao tem sido excelente para a Draco. Sem muito alarde, a editora seguiu firme no seu propósito de vender boa literatura e alçou novos voos que já estão gerando resultados. Olhando para o catálogo no estande da Bienal do Livo de São Paulo, decidi que valia a pena recapitular as novidades e os lançamentos aqui no blog, caso você tenha piscado no meio do caminho. Mesmo quem acompanhou cada passo ficará surpreso com tudo que fizemos até agora. E sabe o que é o melhor? Ainda há muito mais por vir.

Na categoria Coletâneas, tivemos lançamentos de bastante personalidade e demos continuidade a projetos de sucesso.

A coleção Imaginários chegou ao seu 5º volume sem repetir um único autor. Um dos sucessos incontestáveis da editora, ela já levou ao leitor 50 contos de 50 autores diferentes. Dessa vez, a capa ficou por conta do também editor Erick Santos e mostrou uma caçadora de zumbis sem tempo para conversas. O time de autores veio cheio de gente nova, e incluiu Jim Anotsu,  Alícia Azevedo, Eduardo Kasse, Lucas Rocha, Hugo Vera, Dennis Vinícius, Pedro Vieira, Alliah, Renan Barcellos e Bruno Eduardo, mostrando que a literatura fantástica está mais viva do que nunca.

Os tripulantes da Space Opera marca presença mais uma vez na constelação do dragão, trazendo nove aventuras pelo espaço desse gênero com raízes quase tão antigas quanto o próprio conceito de ficção-científica. Em Space Opera – Jornadas Inimagináveis em uma Galáxia não muito Distante, que teve lançamento na Bienal e terá repeteco no dia 1º de setembro, os autores Carlos Orsi, Fábio Fernandes, Roberto de Sousa Causo, Marcelo Augusto Galvão, Octávio Aragão e Tibor Moricz se juntam aos capitães Hugo Vera e Larissa Caruso em mais uma viagem pelo espaço. Desbrave o desconhecido e enfrente  inimigos em mundos exóticos. Assim é a space opera.

As novidades ficaram por conta de dois livros que têm chamado muita atenção por aí tanto pelas ótimas histórias quanto pelas belíssimas capas.

Em Sherlock Holmes – Aventuras Secretas, o maior detetive de todos os tempos retorna para desvendar novos casos, trazidos por um seleto time de autores brasileiros. Com organização e contos de Carlos Orsi e Marcelo Galvãotambém participam dessa homenagem ao gênero policial Octavio Aragão, Alexandre Mandarino, Rosana Rios, Lucio Manfredi, Romeu Martins e Cirilo LemosObra máxima de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes é um dos mais duradouros ícones culturais de todos os tempos. Quem gosta de histórias detetivescas e dinâmicas tem aqui um livro indispensável.

Fantasias Urbanas, que tive o prazer de organizar, aproveita o ótimo momento do gênero no Brasil e no mundo e traz para o leitor 9 contos que são uma verdadeira viagem pelo imaginário humano. Ana Cristina Rodrigues, Antonio Luiz M. C. Costa, Carlos Orsi, Douglas MCT, Erick Santos Cardoso,  José Roberto Vieira, Rafael Lima, Rober Pinheiro e Tiago Toy levam o leitor a  encontros com reis, visitas a necromantes de Atlântida, julgamentos em sociedades movidas a vapor, tiroteios entre metamorfos e leões gigantes, julgamentos em uma cidade prisão, um apocalipse zumbi, um mundo tomado por desmortos e rituais sombrios de revirar as entranhas, tudo isso para mostrar o que a fantasia pode fazer de melhor.

O Erick Santos falou um pouco sobre o conceito por trás das capas:

“Em Sherlock Holmes – aventuras secretas, havia acima de tudo a reverência ao legado de Sir Arthur Conan Doyle e sua obra. Imaginamos livros antigos, de capas de couro, papel amarelado, coisas que remetessem ao tipo de edição feita na era vitoriana se fossem encontrados hoje em dia. A estátua de Sherlock Holmes em Londres tem uma silhueta emblemática, e já que estávamos falando de um personagem tradicional e consagrado, decidimos usar um recorte de papel rasgado que lembrasse essa forma tão conhecida.  Em Fantasias Urbanas o conceito da coletânea era explorar em seus textos o gênero em todas as suas vertentes, não somente nas mais tradicionalmente vistas nos seriados e livros de investigação. Queríamos histórias que falassem de cidades imaginárias, até mesmo absurdas. Assim, veio a ideia de criarmos uma cidade que reunisse prédios de arquiteturas anacrônicas entre si, além do efeito incômodo que os prédios invertidos causam. Como referência direta temos o anime Neon Genesis Evangelion e o filme Inception. O nome da coletânea tinha que estar inserido na cidade, era essencial que tudo dentro do livro fizesse parte das estruturas urbanas, então a solução veio naturalmente, apesar de ser muito trabalhosa (risos).”

2012 foi também ficará marcado como ano em que a Editora Draco desvendou os segredos do mundo virtual, levando o seu catálogo aos revendedores mais importantes do mundo no formato.

Tivemos recentemente o lançamento em e-book da coletânea Brinquedos Mortais, organizada por Saint-Clair Stockler e Tibor Moricz. Nela, 12 autores e seus universos díspares e, ao mesmo tempo, convergentes, dialogam com o inusitado, o assustador, o cômico e o repulsivo. Ataíde Tartari, Braulio Tavares, Brontops Baruq, Carlos Orsi, João Marcelo Beraldo, Lúcio Manfredi, Luiz Bras, Pedro Vieira, Roberto de Sousa Causo, Saint-Clair Stockler, Sid Castro e Tibor Moricz trazem bonecos cheios de más intenções, brinquedos ameaçadores, jogos estranhos e perigosos em narrativas em que a morte é uma constante. O livro físico sairá mais adiante.

Outro grande sucesso foram os Contos do Dragão. Uma inovação no mercado brasileiro, porém prática no internacional, os contos single vieram para ficar. Gosta de um autor específico? Quer ler um preview de uma coletânea antes de comprá-la inteira? Prefere ler o material aos pedaços? Tudo ao mesmo tempo agora? Esses contos individuais se mostraram a opção perfeita para um leitor em busca de uma leitura rápida e de consumo imediato. Basta ter a conta em um dos distribuidores, como a Amazon, Saraiva, Cultura ou Gato Sabido, comprar o título de sua preferência e recebê-lo quase imediatamente no seu aparelho leitor, seja celular, Kindle, iPad ou computador. Já são mais de 30 títulos e outros estão chegando. Não deixe de conferir o nosso catálogo.

Para fechar com chave criptográfica de ouro, vale lembrar que ainda teremos os lançamentos do 1º volume do Erótica Fantástica com contos e ensaio fotográfico exclusivo ilustrado por Erick Sama com fotos de Ader Gotardo. Quem comprar na pré-venda, além do desconto de 30% (está saindo a 39,90, frete incluso) levará a edição limitada com as fotos coloridas. Imperdível. Teremos também uma reedição do Lugar de mulher é na cozinha, organizado pela Martha Argel. Sem sustos, hum? O livro não tem nada de machista. Ele é uma brincadeira com situações fantásticas e você saberá mais sobre ele em breve.

No próximo post eu volto para falar sobre romances e livros-solo.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *