Títulos de nobreza, modo de usar
julho 7, 2011
Meu amor é um mito: e-mail de envio
agosto 18, 2011

No Fantasticon 2011 teremos dois lançamentos, um é a coletânea Imaginários v. 4, organizada por mim, e a outra é sequência de Vaporpunk, Dieselpunk – arquivos confidenciais de uma bela época. O desafio de criar Dieselpunk, a primeira antologia em língua portuguesa sobre o tema e provavelmente uma das primeiras do mundo, foi desde evoluir a fórmula de Vaporpunk e buscar no retrofuturismo uma ferramenta para a ficção especulativa que pudesse oferecer reflexões e críticas de nossa própria história, até a criação de sua capa, que comento aquiDieselpunk possui uma temática sombria e vai fundo nos problemas e questionamentos da realidade do começo do século XX. O livro está em pré-venda na Livraria Estronho.

Abaixo um pequeno resumo feito pelos próprios autores que fazem Dieselpunk, confira o que vem por aí e comente o que achou.

Carlos Orsi

Fúria do Escorpião Azul

Numa São Paulo assombrada por uma cruel ditadura stalinista, os homens do partido oprimem a população com impunidade… até que a hora em que a gargalhada fúnebre e a vingança certeira do Escorpião Azul faz com que os tiranos voltem a conhecer o medo.

Octavio Aragão

O dia em que Virgulino cortou o rabo da cobra sem fim com o chuço excomungado

Munidos com armamento especial, o bando de Virgulino Ferreira e a Coluna Prestes transformam o interior da Bahia no palco de uma batalha que pode influenciar não apenas o Brasil, mas o mundo.

Tibor Moricz

Grande G

A totalitária Smoke City vive dos motores a combustão, da fumaça e do prazer em manter a vizinha Steam City presa ao vapor e às caldeiras. Mas eis que seus cientistas descobrem a energia quântica e ameaçam revolucionar o mundo conhecido. Gigi entra em cena num ambicioso jogo de poder que ameaça as estruturas secularmente estabelecidas da cidade.

Hugo Vera

Impávido Colosso

Guerra! Vivendo uma era de desenvolvimento sem precedentes, o Império do Brasil é atacado. E a solução para o término do conflito poderá estar nas mãos de um jovem empreendedor que corre contra o tempo para colocar em prática seu mais ambicioso projeto.

Gerson Lodi-Ribeiro

País da aviação

No fim do século XIX, os irmãos Wright lutam para convencer o napoleão da Hegemonia Europeia a financiar a invenção do avião numa linha histórica alternativa onde a Marinha Francesa empregou navios a vapor para derrotar a Royal Navy na Batalha de Trafalgar.

Antonio Luiz M. C. Costa 

Ao perdedor, as baratas

Robbert Rip, agente secreto de Nova Amsterdã, tenta interferir na eleição de um candidato que pode mudar os destinos do Brasil de um mundo alternativo, no qual as vidas de conhecidos personagens da história e da literatura tomam rumos insólitos.

Cirilo S. Lemos

Auto do extermínio

É um século novo e terrível. Instabilidades políticas empurram o país para o caos. Após chacinar um grupo de integralistas, Jerônimo Trovão, influenciado pela visão de uma Santa, teme ter escolhido péssimos parceiros de negócios. Agora ele se vê preso numa teia de clones, experimentos militares, ideologias e paranormalidade.

Sid Castro

Cobra de fogo

Após a Era do Vapor, a Belle Époque foi apenas um breve interregno que antecedeu a nova época dos motores a explosão, dos foguetes e da indústria pesada. A veloz locomotiva voadora M’Boitatá, a “Cobra de Fogo”, é a última esperança do Brasil de proteger seus recursos da sanha colonialista das superpotências. Sua tripulação de maquinistas e agentes imperiais corre contra o tempo e veículos rivais poderosos e experientes.

Jorge Candeias

Só a morte te resgata

Nos desertos da Arábia trava-se uma guerra por recursos, opondo os aliados à superpotência tecnológica do tempo, a Confederação Lusitana. Jeferson, lusitano, combate pelos aliados. Mas uma carta vai mudar o curso da sua vida. Esta noveleta é sequela de “Unidade em Chamas”, publicada na Vaporpunk.

Comments are closed.