Promoção da semana: e-book de Neon Azul por R$ 7,90
março 8, 2013
[Top 5] José Roberto Vieira
março 9, 2013

Helena Gomes estreia nos Contos do Dragão

Três contos que escrevi há tempos foram escolhidos para a minha estreia na seleção Contos do Dragão, da Editora Draco. Dois deles são inéditos. Já o texto “Desata-me” foi publicado na antologia “Anno Domini – Manuscritos Medievais”, em 2008. É um dos meus preferidos.

A inspiração para escrevê-lo veio de um seriado de TV muito legal, “Rastros da Maldade”, que tem como protagonista um complicado psiquiatra, Tony Hill, que ajuda a polícia na investigação de crimes violentos. Para entender as motivações dos assassinos, ele se coloca em seu lugar, em suas mentes, para ver o mundo por seus olhos. Fiz o mesmo em “Desata-me!”. Mergulhei na loucura do meu personagem para narrar a história. Uma experiência estranha e, em alguns momentos, muito difícil de suportar.

“Um anel para o elfo rei”, por outro lado, é uma história bem mais leve. É brincalhona até, uma aventura sem compromisso que tem como único objetivo divertir. Foi escrita em 2006, na mesma época do outro conto, “O dia do dragão”.

Neste último, pela primeira vez utilizei como elemento da trama uma das minhas paixões, a gastronomia (que seria mais explorada em um livro que lancei recentemente, “Sabor de Sangue e Chocolate”). O personagem principal, Zig, é um tímido padeiro que trabalha na cozinha de um castelo. Criativo, o rapaz inventa receitas utilizando seu ingrediente predileto, a farinha.

Até que um dia surge uma criatura que complica sua vida. Aliás, uma criatura que costuma aparecer de vez em quando nas minhas histórias: um dragão. Na verdade, não foi a primeira participação draconiana e nem será a última. Sou fascinada por dragões, o que significa que volta e meia eles podem virar personagens de algum conto ou livro meu.

Nada mais natural, portanto, que eu publique pela Draco (editora que vem realizando um excelente trabalho de valorização da literatura fantástica brasileira) e, mais especificamente, participe dos “Contos do Dragão”. Afinal, como explica a própria editora, o dragão já despertou…

Helena Gomes é jornalista, professora universitária e autora de mais de vinte livros, como a adaptação Tristão e Isolda (Berlendis, 2010, selo Altamente Recomendável pela FNLIJ, finalista do Prêmio Jabuti, selecionada para os programas Apoio ao Saber e Minha Biblioteca), Sangue de Lobo (DCL, 2010, escrito em parceria com Rosana Rios, livro também finalista do Prêmio Jabuti e selecionado para o PNBE), Assassinato na Biblioteca (Rocco, 2008, selecionado para o PNBE e programa Minha Biblioteca) e os infantis A Graça Garça (Escrita Fina, 2011) e Nanquim — Memórias de um cachorro da Pet Terapia (Paulinas, 2008), entre outros.

0 Comments

  1. Ana Lúcia Merege disse:

    Muito legal, Helena. quero ler todos!!