Mundo Punk e Amores Proibidos em versões digitais
janeiro 8, 2013
Na Mesa do Editor – Imaginários em Quadrinhos v. 1
fevereiro 5, 2013

Muito prazer, somos a Editora Draco

draco3-site

Bem-vindo ao novo blog da Editora Draco.

Depois do aniversário de três anos, reformulamos o nosso site e o nosso blog, esse mesmo que você está lendo agora. No site, teremos os livros, o produto final de tudo o que fazemos: quadrinhos, romances e coletâneas, organizados por coleção e gênero. Aqui, continuará sendo o espaço para artigos sobre assuntos para quem curte literatura e cultura pop, entrevistas diferentes com os autores no nosso Top 5, até mesmo textos de referência como “Títulos de Nobreza: modo de usar”, o post mais acessado do blog e que ainda ajuda muitos escritores. Mas ao contrário de antes, em que havia uma seção de notícias em nosso site, agora não há mais, tudo estará concentrado no blog. Eventos, novidades, lançamentos, prévias dos novos livros e tudo o que girar em torno da produção da Draco, entra aqui.

Mas não é só para apresentar o novo blog que escrevemos este post. Com tanto trabalho realizado até então, sabemos que negligenciamos os novos leitores ao não nos apresentarmos e falar sobre o que temos feito, os nossos objetivos, o que faz da Draco uma editora que tem conquistado espaço e o carinho de autores e fãs de boa literatura brasileira.

Somos editores tradicionais.

O que significa isso? Significa que nos propomos em reunir “sob a marca Draco” os grandes autores de ficção de gênero e descobrir novos talentos. O desafio está em encontrar bons textos e trabalhá-los com afinco até que o melhor resultado seja alcançado antes do lançamento. Claro que podem haver falhas de percurso. Mas o norte sempre foi bem definido e continuaremos nessa direção. Em nossa filosofia de trabalho, um catálogo se faz com títulos de diferentes gêneros, autores e obras completas, e coletâneas que introduzem assuntos, exploram tendências ou são coisas que parecem divertidas de serem feitas. Afinal, escrever é sofrimento, é sangrar, mas também é se descobrir e se divertir.

Somos produtores de conteúdo. Ainda que o livro seja um negócio delicado e longe de ser uma ciência exata, queremos ser lembrados pelo conjunto da obra, uma editora que continue contribuindo para a literatura brasileira, com enfoque na literatura de gênero. Nossa missão é a mesma de sempre, encontrada em nosso texto de apresentação em nosso site:

“A Editora Draco quer fazer conhecido esse imaginário brasileiro, tão nosso e único, mesmo influenciado por obras estrangeiras que chegam através de livros e outros meios.
Queremos publicar autores brasileiros, aliando design, ilustrações e tudo o que for possível para melhorar nossos produtos. Que nossos leitores sejam atraídos pela beleza, mas nunca deixem de se maravilhar com as histórias e personagens que nossos livros trazem.”

Acreditamos que a viabilidade de um negócio como este só é possível enquanto verdadeiros autores estiverem do nosso lado. Entendemos quem escreve por hobby ou queira ter algo publicado por vaidade ou por curtição, mas que esses queridos autores nos perdoem, esse tipo de trabalho não nos interessa. A profissionalização de um mercado se faz com um trabalho de “longo prazo”, contínuo e duradouro. Se hoje temos ao nosso lado autores de qualidade (veteranos ou novos, não importa), confiamos que é pelo ideal que a Editora Draco representa.

Não publicamos por demanda, não cobramos para publicar e em todas as nossas antologias e publicações os autores são remunerados. Uma porcentagem das receitas das vendas são divididas entre antologistas e participantes. Nossas edições são feitas por impressão digital, o que possibilita baixas tiragens com preços acessíveis. Claro que o preço final sugerido fica mais caro que dos livros de grandes tiragens ou financiados pelos autores. Por isso praticamos nos e-books um preço de 40 a até 60% mais baratos que as suas contrapartidas em papel. Trabalhamos continuamente para conseguirmos parcerias com grandes redes varejistas e temos anualmente em nosso site uma promoção com descontos mínimos de 50% que é um grande sucesso. Para finalizar, fazemos as nossas pré-vendas com 20% de desconto e frete incluso, como tudo o que vendemos em nosso site.

Os e-books são o nosso mais novo desafio, e os resultados têm sido compensadores. Não só em vendas, mas em disponibilidade: estamos em todas as grandes livrarias virtuais do mundo desde o ano passado. Você encontra os romances, coletâneas e mesmo contos, uma ação pioneira da Draco entre as editoras no Brasil. Já são mais de 150 títulos publicados em formato digital e a previsão de 300 até o final do ano. Gosta de um autor mas não quer comprar a coletânea só por causa dele? Leia os contos avulsos. Todas as coletâneas da Draco serão lançadas até o final de 2013 em e-books individuais, além de autores que publicaram diretamente nessa coleção, a Contos do Dragão.

Sendo assim, acho que agora ficou claro o que é a Editora Draco. É o desafio aceito de fazer literatura brasileira de qualidade, profissionalizar autores e ter o mesmo espaço nas livrarias e estantes de nossos leitores que todos os grandes escritores e artistas têm. Obrigado por fazerem parte dessa luta.

O Editor

0 Comments

  1. Irene Moreira (Saleta de Leitura) disse:

    Parabéns pelo novo visual do blog. Ficou fantástico e mais ainda com o post de apresentação da Draco. Para quem a acompanhou toda a sua trajetória surpreendente no ano de 2012 só pode esperar para 2013 muitas glórias e realizações . Acompanhar suas obras / coletâneas é muito gratificante e esperamos poder continuar este ano como parceiros , mas nunca deixando de ser um leitor e fã de suas histórias que nos levam a viagens inesquecíveis.
    Sucessos mil!