Imaginários em quadrinhos – Quadrinistas, roteiristas e ilustradores brasileiros, uni-vos!
2012 é o ano do Dragão.
Para começar esse que tem tudo para ser um ano simbólico cheio de realizações e mudanças para o nosso mercado de literatura fantástica, a Editora Draco está ampliando a sua franquia de maior sucesso, a coleção Imaginários.
Sendo o principal intuito da coleção reunir os veteranos e revelar novos talentos da literatura, agora também teremos um novo espaço para quadrinistas, roteiristas e ilustradores brasileiros -- a coleção Imaginários em quadrinhos.
As regras de submissão são muito simples e já valem a partir de agora.
Cada volume terá 128 páginas, com 6 histórias de 20 páginas. Em breve divulgaremos os selecionados para os primeiros números, que serão publicações em formato de álbuns para livrarias, ou seja, a ideia não é a distribuição em bancas, mas nas grandes redes de livrarias ou casas especializadas.
Envie a sua submissão por e-mail editoradraco[arroba]gmail.com em PDF ou imagens em JPG (no mínimo 150 dpi para avaliação e 300 dpi caso seja aprovado) com o assunto [IMAGINÁRIOS HQ].
No seu e-mail deve conter:
Sinopse e resumo da história (contando tudo o que acontece, não um texto que instigue a leitura).
O roteiro completo e com exatas 20 páginas (nem mais, nem menos), mas para as artes em preto e branco (ou uma cor, se preferir) poderão ser apresentadas apenas 3 páginas finalizadas acompanhadas de um link de portifólio atualizado do artista responsável.
A história deve ser de algum dos gêneros de fantasia, ficção científica e terror, ou juntar tudo! A imaginação é o principal quesito e estamos ansiosos a conhecer os mais diversos enredos.
Não há estilo correto. Queremos misturas que vão desde os traços étnicos que resgatam a nossa cultura popular até desenhos que bebem em fontes longínquas! Dos mangás aos europeus aos heroicos comics estadunidenses. Ou nada disso, uma proposta única e típica dos brasileiros que conquistam o mundo das artes sequenciais. O formato dos álbuns é 17 x 24cm e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21cm, ou seja, as margens são de 1,5cm em todos os lados.
As histórias da coleção Imaginários são para o público adulto, portanto nudez e violência são permitidos, desde que façam parte do contexto e não sirvam simplesmente para chamar atenção.
Poderão participar quadrinistas (roteiro + arte), ou duplas de criação (roteiristas + ilustradores). No caso de duplas, os autores dividirão os direitos autorais.
Participe já da coleção Imaginários em quadrinhos e faça parte dos artistas que constroem o imaginário de quadrinhos fantásticos brasileiros.
Para primeiros volumes, fechamento é dia 31 de março de 2012. Esperamos suas histórias.

dezembro 21st, 2011 - 16:48
Ano do Dragão, padawan.
dezembro 21st, 2011 - 17:24
Existe um prazo para envio do material?
dezembro 21st, 2011 - 20:08
Até quando será feita essa avaliação de material?
Achei interessante, já que tenho uma história em quadrinhos no estilo mangá, com muita ficção científica e um pouco de fantasia.
Estarei de olho!
Kari
dezembro 22nd, 2011 - 12:16
Firmamos a data para 31/03/2012 para o primeiros volumes. Aguardamos o seu trabalho!
dezembro 23rd, 2011 - 13:10
Olá, eu gostaria de saber se posso enviar apenas o roteiro, afinal estou um pouco atrapalhada com o trabalho para fazer as artes também. Se eu poder faço um roteiro e envio o mais rápido possível. tb tenho um livro que gostaria de publicar, como faço para presentá-lo a vocês? grata.
dezembro 23rd, 2011 - 13:13
Olá, Dayla!
Para evitarmos problemas de compatibilidade de estilos entre ilustradores e roteiristas, decidimos receber trabalhos de duplas somente se apresentadas em conjunto.
Abração!
janeiro 3rd, 2012 - 09:36
Ok, valeu! Mas vou finalizar só as 3 primeiras páginas então e o restante enviar a lápis, pode ser? grata.
janeiro 3rd, 2012 - 12:29
Sim, mas deve acompanhar o roteiro completo das 20 páginas.
Abraço!
dezembro 23rd, 2011 - 22:16
Posso mandar até quantos roteiros?
dezembro 28th, 2011 - 10:05
Quantas submissões quiser, mas lembre-se que somente aceitamos duplas (roteiros+artistas) ou quadrinistas que cuidem de todo o processo. Não montamos as duplas internamente.
dezembro 26th, 2011 - 20:24
Serão aceitas histórias com conteúdo adulto, homossexualidade/homoerotismo e afins?
dezembro 28th, 2011 - 10:06
Aceitamos conteúdo que contenha relações amorosas homossexuais, mas a ideia não são quadrinhos eróticos nesse projeto. Ou seja, pode haver um amor homossexual, mas não estamos procurando conteúdo erótico para a coleção Imaginários em quadrinhos, seja hétero, homo ou qualquer outra opção sexual. Temos um projeto de quadrinhos eróticos específicos para esse contexto.
dezembro 28th, 2011 - 15:17
Show, obrigada, Erick!
dezembro 26th, 2011 - 21:30
Preciso saber para a divulgação no nosso site.
dezembro 27th, 2011 - 08:29
tenho um roteiro deum personagem chamado “guerreira yanomami”, mas o projeto tem mais de 30 paginas. eu gostaria muito de publica-lo, teria alguma chance de vc ler o meu roteiro, tenho certeza que vc vai gostar. sou quadrinhista, trabalho atualmente para avatar e p/ duas webcomic da europa(DOFANTASY and adventureboundcomixs), ENTÃO EU PODEREI DESENHAR ESSA HISTORIA COM FACILIDADE. POR FAVOR ME DE UMA RESPOSTA.
dezembro 28th, 2011 - 10:08
Para esse projeto em específico, somente histórias de 20 páginas com amostra de arte e roteiro fechado. Para submeter seu trabalho para publicação como álbum solo, atenção às especificações em
http://www.editoradraco.com/contato
Abraço!
dezembro 27th, 2011 - 09:12
Gente linda, bom dia
quais as especificações? (medidas, etc)
20 páginas SÓ de quadrinhos, correto? sem folha de rosto
tudas as páginas em preto e branco? escala de cinza conta? ou vai ter algo colorido?
Desculpem incomodar, são apenas algumas dúvidas que me ocorreram.
Boa sorte a todos!
dezembro 28th, 2011 - 10:09
Olá!
São 20 páginas exatas, sendo esse número de páginas todo o conteúdo da história, sem folha de rosto ou apresentação.
Aceitamos escalas de cinza, p&B tradicional ou qualquer técnica de desenho que utilize uma cor, pois o álbum terá o miolo impresso em preto e branco.
Abraço!
dezembro 29th, 2011 - 09:50
Obrigada pelos esclarecimentos.
Faltaram só as medidas. É a4 ou algum formato específico?
dezembro 30th, 2011 - 00:32
Verdade, isso é muito importante.
dezembro 27th, 2011 - 16:41
A história pode continuar? Pode ter menos de 20 páginas?
Abraço,
dezembro 28th, 2011 - 10:11
Nada impede a história fazer parte de algo maior, mas para a publicação nesse projeto deve ter começo, meio e fim bem definidos dentro do propósito do roteiro. Não pode ter menos ou mais páginas para submissão (pode haver casos de artistas convidados nesse sentido), senão não teremos como montar o álbum com as 6 histórias planejadas. Abraço!
dezembro 28th, 2011 - 12:49
Olá,
Obrigado pela resposta. Estou com uma história sendo trabalhada pelo desenhista. No caso, meu roteiro foi feito sem a limitação de páginas, apesar de no fim chegar às 20 pág. Pergunto: posso envio o email com meu roteiro original ou é imprescindível ele ter a divisão de 20 páginas? Na verdade, como dou liberdade de diagramação para o desenhista, é ele quem determinará a disposição de quadros nas páginas.
dezembro 28th, 2011 - 12:59
Caro Matheus,
para melhor avaliação de nossa parte e podermos ver como você fez as divisões dramáticas do seu roteiro, acho ideal conversar com seu desenhista e fechar as 20 páginas do roteiro com pelo menos 3 páginas de arte finalizadas, para conhecermos a história e o desenho da dupla. Abraço!
janeiro 2nd, 2012 - 14:08
Qual o tamanho da página que deve ser enviada e resolução?
Folha A4? 300dpi?
janeiro 2nd, 2012 - 14:35
Oi, Marisol, obrigado pela pergunta, incorporei ao texto.
O formato dos álbuns é 17 x 24cm e a mancha de arte passa a ser estipulada em 14 x 21cm, ou seja, as margens são de 1,5cm em todos os lados. Para avaliação pode ser artes em 150 dpi, mas 300 dpi em caso de aprovação.
janeiro 3rd, 2012 - 11:12
gostaria de saber se não poderia somente enviar as 20 paginas finalizadas do trabalho.
janeiro 3rd, 2012 - 12:28
Pode sim, se a história estiver pronta, sem problemas. O importante é notar que para nós é mais importante um roteiro bem estruturado do que somente um bom desenho. Abraço!
janeiro 3rd, 2012 - 11:50
A história precisa ter uma capa? E se precisa, essa capa conta como parte das 20 páginas?
janeiro 3rd, 2012 - 12:28
Olá! Não precisa ter uma capa, mas uma página de abertura de história normalmente tem um quadro grande e de impacto para ambientar o leitor. Se for uma página de abertura, conta entre as 20. Se for uma capa, não será aceita. Obrigado!
janeiro 3rd, 2012 - 13:58
Obrigada pela resposta.
janeiro 3rd, 2012 - 14:11
Agora, uma outra dúvida, sobre envio de originais; se alguém quiser enviar uma história em quadrinhos para ser avaliada pela editora, como deveria proceder?
janeiro 4th, 2012 - 12:01
Olá! É permitido que a história contenha um pouco de sangue e ferimentos? Aliás, o quão longe podemos ir nesses aspectos na categoria terror?
janeiro 4th, 2012 - 12:21
Olá, Jasmine!
As histórias da Imaginários são para o público adulto, então nudez e violência são permitidas. Os critérios de avaliação serão dentro de como esses elementos contribuem para a narrativa, para evitarmos histórias cheias de sexo e sangue que não têm nada a dizer.
Abraço!
janeiro 5th, 2012 - 10:06
Erick,
é dito que é possível se enviar apenas três páginas finalizadas junto com o roteiro completo. Nesse caso, como seria caso o projeto fosse escolhido? Haverá mais um tempo para que ele seja terminado? Ele não precisa estar completo no fim do prazo de submissão?
Os artistas receberão sua remuneração em cima dos direitos autorais, sem precisar adquirir nenhum livro?
janeiro 5th, 2012 - 10:40
Olá, Zé Wellington!
A remuneração de todas as coletâneas da Editora Draco é por direitos autorais sem adiantamento, ou seja, só recebe-se sobre as vendas efetivas dos exemplares. Cada história receberá 1,5% do preço de capa por exemplar vendido. Os autores não precisam adquirir livros, mas podem (para revender, doar, fazer o que quiser) comprar direto da editora com o benefício do desconto de 40%.
Se o roteiro for aprovado, o autor terá prazo de 40 dias para entregar as artes finalizadas dentro das nossas especificações. Abraços!
janeiro 5th, 2012 - 11:34
Erick, deixo fazer uma pergunta.
O roteiro tem que ser exatas 20 paginas escritas? ou sao 20 paginas de roteiros com os quadros e falas e o rascunho basico?(logico que com as 3 finalizadas).
E posso criar uma historia que vai ter uma explicacao em futuros capitulos? Ou tem que ser fechado?
Obrigado,
Thales
janeiro 5th, 2012 - 12:54
Oi, Thales, tudo bem?
O roteiro deve conter 20 páginas de quadrinhos, ou seja, ocupará 20 páginas das 128 do álbum. Portanto, pode ser uma descrição de quadros e falas que darão 20 páginas quando desenhadas, acompanhadas de 3 finalizadas para conhecermos o trabalho do artista.
O roteiro pode fazer parte de algo maior (como uma série, uma coleção etc.), mas precisa ter começo, meio e fim, não pode ser como o exemplo tão famoso do primeiro filme do Senhor dos Anéis, em que o final é aberto e sem conclusão. Pode e deve ser como um dos filmes de Homem-aranha ou do Batman, que tem um arco definido mesmo tendo continuações e fazer parte de uma trilogia.
Abraço!
janeiro 11th, 2012 - 11:29
O roteiro, e os outros dados (sinopse e resumo da história) devem estar escritos no corpo do e-mail ou pode estar num arquivo .doc ou .pdf?
Tem algum modelo preferencial de como o roteiro deve ser escrito, ser apresentado, para melhor entendimento da história que quer se passar para os quadrinhos?
janeiro 12th, 2012 - 20:39
olá olá =D
vocês já estão avaliando o material enviado? A resposta será dada por email mesmo?
fevereiro 6th, 2012 - 09:31
Só podem participar duplas, ou podem ser mais de 2 pessoas por projeto?
fevereiro 24th, 2012 - 18:53
Bom, eu queria saber se menor de idade pode participar. Obrigado.
fevereiro 26th, 2012 - 12:22
Caro Pedro, pode participar, mas o contrato de edição deverá ser assinado por um responsável adulto, caso seja selecionado. Obrigado!
fevereiro 29th, 2012 - 12:31
Os arquivos podem ser enviados em foramto PDF, já devidamente ajustados ás medidas solicitadas, ou os scans das A3 ajustados nas medidas em formato JPG?
fevereiro 29th, 2012 - 14:03
Os arquivos e artes deverão ser enviados devidamente ajustados às dimensões, respeitando a mancha e margem. Elementos sangrados já devem ser planejados pensando em margem de segurança para evitar cortes de coisas importantes.
março 19th, 2012 - 14:05
Gostaria de saber se as 20 páginas precisam necessariamente contém os desenhos em quadrinhos?
Faço esta pergunta porquê tenho uma história que pode contêr 20 páginas de história mas os desenhos estão em separado, fiz apenas umas cenas individuais da história, não as encaixei no texto. Posso mandar as 20 páginas com a história e 3 desenhos a lápis somente?
março 28th, 2012 - 16:48
Olá, Jéssica, os desenhos precisam estar em Quadrinhos, pois é o resultado final que nos levará a analisar.
março 20th, 2012 - 22:55
Pretendo mandar o story-board a lápis de todas as 20 páginas + 3 páginas finalizadas + o roteiro manuscrito só para garantir.
O story-board pode ser feito com os desenhos sem muito capricho, só uns rascunhos que dão ideia de como será a arte-final?
Como eu irei mandar as 3 primeiras páginas finalizadas, já dá pra saber como é minha arte..
março 28th, 2012 - 16:47
Olá, Alan, precisamos ver o seu acabamento também, para conhecermos o resultado de seu trabalho.