"Uma Festa Drac’Hora", conto por Cristiano Rosa
novembro 29, 2011
Imaginários em quadrinhos – Quadrinistas, roteiristas e ilustradores brasileiros, uni-vos!
dezembro 21, 2011

Antologia "Excalibur – histórias de reis, magos e távolas redondas" guidelines

Artur no filme "Excalibur" (1981), dirigido por John Boorman

Para quem gosta de escrever fantasia medieval e é fascinado pelos mitos arturianos, a Editora Draco tem um convite irresistível. Revisite seus livros e filmes favoritos, encha-se de inspiração e envie um conto baseado no universo do Rei Artur e seus cavaleiros para apreciação na antologia Excalibur, que está sendo organizada por Ana Lúcia Merege e Erick Santos Cardoso. Todos os detalhes da coletânea estão aqui.

O mito tem várias vertentes. Alguns estudiosos falam de um Artur histórico, possivelmente um líder guerreiro que lutou contra a invasão dos saxões na Bretanha romanizada. Sua figura aparece de forma quase mítica na literatura celta tradicional, em especial a do País de Gales. Por fim, existe o Artur criado na Idade Média a partir dos relatos do escritor Geoffrey de Monmouth, que deram origem aos romances de cavalaria e forneceram as bases para a maior parte da literatura arturiana surgida desde então.

Nossa proposta é publicar contos inspirados nesse universo, em qualquer de suas versões. Pode se passar no presente, no passado, no futuro, em outro planeta. Não é necessário ser obsessivo com detalhes históricos – há muito espaço para a imaginação e a criatividade, sem falar na fantasia, ficção científica ou mesmo terror – mas deve haver consistência no cenário e na ambientação. Por sua vez, a qualidade literária do conto é um fator importante na apreciação. Queremos ler histórias bem contadas, escritas em linguagem clara e que observem as regras da ortografia .

No que se refere ao tamanho, recomendamos que os textos tenham entre 4.000 e 8.000 palavras.  Isto não significa que submissões fora deste intervalo serão sumariamente rejeitadas.  No entanto, textos muito mais curtos ou muito mais longos que o previsto podem prejudicar o equilíbrio do livro, sendo por isso preferível manter-se dentro dos limites recomendados.

A antologia terá quatro autores convidados, que serão anunciados oportunamente. A eles se somarão outros quatro escolhidos por meio desta seleção.

O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2012. Ainda não fixamos um prazo máximo para o recebimento dos contos. No entanto, quem tiver uma boa ideia já pode pôr mãos à obra, pois em breve anunciaremos não apenas a data final como também o e-mail e demais regras para o envio.

Se tiver alguma dúvida ou quiser discutir suas ideias, não hesite em entrar em contato. Aguardamos com muita expectativa a submissão do seu trabalho.

Ana Lúcia Merege e Erick Santos Cardoso

Dezembro de 2011

23 Comments

  1. Julia Magalhães disse:

    A referência ao mito deve ser explícita ou pode se passar em uma atmosfera diferente, com situações diferentes, mas trazer a espada e o triangulo amoroso, além dos outros personagens que não são centrais, mas de uma forma completamente diferente, sem que seja mencionado nada sobre Arthur?

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Acho que o nome (e a presença) de Arthur pode não ser exatamente obrigatória, mas é legal que a relação do mito seja clara, não pode ser algo obscuro que não se possa encontrar a referência, ok?

  2. Ricardo Herdy disse:

    Essa coletânea já tem data limite para o envio dos contos? Ela vai realmente sair?

  3. Mayra D. disse:

    Baseado no universo do mito de Excalibur. Mas, só pra esclarecer, Artur e Excalibur tem que aparecer no conto?
    Desde já, obrigada!

    • Erick Santos Cardoso disse:

      Mais do que aparecerem diretamente, a história deve fazer referência ao mito arturiano, poderia por exemplo ser uma releitura dentro do contexto de uma briga de traficantes brasileiros em um morro. É só um exemplo.

  4. Luis disse:

    Também gostaria de saber para qual e-mail enviar, já que não está descrito na chamada.

  5. Eric Bon disse:

    Me interessei muito pelo exposto… como faço para enviar o conto???? Quais são as datas possíveis de entrega???? Obrigado!!!!
    Atenciosamente,

    MR. BON

  6. Gabriel Valeriolete disse:

    Já tenho dois contos que poderiam entrar nessa antologia, entretanto não sei o e-mail para envio. Vocês já estão recebendo obras? Vocês poderiam ter uma página no site só para listar as antologias em aberto, tenho certeza que nos ajudaria em muito, abraço.

  7. Conto já pronto. Esperando mais informações sobre envio e prazos!
    Adorei demais o tema! ^-^

  8. Olá. Faltou um email para contato.

    Faço parte do grupo SCAM, que estuda os cavaleiros medievais, reconstruindo suas armas e armaduras. Além da pesquisa, treinamos de forma prática a esgrima e arquearia medieval.

    Gostaria de entrar em contato.

  9. Muito boa a iniciativa, parabéns. Mas eu gostaria de saber se os personagens são obrigatórios ou apenas o universo, ou seja, é preciso incluir Artur, Guinevere, Lancelot, entre outros?

    Abraços.

  10. alves filho disse:

    Olá! Em primeiro lugar gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesse projeto que é sem sombra de dúvidas um grande insentivo para o surgimento e aprimoramento de novos talentos!
    Depois de puxar o saco de vocês, agora tenho uma dúvida: Eu e Joe Santos (www.joearteaula.blogspot.com/) estamos produzindo uma história em quadrinhos sobre um herói brasileiro que tem super poderes! A história se passa em Salvador e ele será uma espécie de caçador de seres místicos! Gostaríamos de saber se nos enquadramos em seu projeto, ou seja, vai ter ilustração ou será apenas texto, já que trabalhamos com quadrinhos! Obrigado pela paciência de ler até o final! Um abraço!

  11. Goldfield disse:

    Há previsão para serem divulgados e-mail de envio e data limite?

  12. Pedro Viana disse:

    Podem contar com minha participação.

    Só tenho uma dúvida:

    Uma das personagens deve ser o Rei Arthur?

  13. Antonio de Jesus Trovão disse:

    INCRÍVEL! ACHEI ESTA NOTÍCIA A MELHOR PARA O INÍCIO DE 2012. ESTOU NESSA E QUERO PARTICIPAR.

  14. rubens da gama oliveira disse:

    oi se ele quiser fazer um filme de um sobrevivente de lampiao eu tenho o nome e o local ,com dvd e livro da familha,na bahia inedito,vamos conversa, e ate fazer um jibi,etc?

  15. Robson disse:

    Muito bom. vou participar com certeza

  16. Andressa disse:

    Legal essa iniciativa!
    Agradeço à Pati Kovacs que me indicou.
    Irei participar!